quinta-feira, 29 de abril de 2004

Temas Recorrentes

TEMAS RECORRENTES




Temas Recorrentes em Sonhos Diferentes:

Acho que nunca tive nenhum sonho recorrente. Aquela coisa de ter o mesmo sonho várias vezes. Mas tenho temas recorrentes, ou seria melhor dizer, certas coisas que volta e meia estão em meus sonhos, seja por eu ter vivido muito tempo em contato com aquilo ou simplesmente por ser uma coisa comum aos sonhos, como voar, por exemplo.

Elevadores - Como trabalhei muito tempo subindo e descendo de elevador na tal fábrica de biscoitos que já citei aqui, eu vivo sonhando com elevadores. Muitas vezes tenho sonhos em que a única coisa que consigo lembrar é de que eu estava em um elevador. Diferente da vida real, andar de elevador nos meus sonhos é altamente incômodo, me dando uma sensação estranha de estar perdido.

Ônibus - o motivo é o mesmo do de cima. Já andei muito de ônibus. Quatro vezes ao dia, na maioria das vezes. Assim, sempre sonho que estou indo a um lugar específico. O mais estranho é que nunca sonho com a viagem de ônibus em si, mas com a ida até o ponto de ônibus e de que de lá eu vou para algum lugar. Nos sonhos o lugar é SEMPRE o mesmo, mas quando acordo eu nunca sei que lugar é esse.

Voar e/ou flutuar - eu sonhava muito voando, quando era mais novo, mas hoje em dia, quando sonho com o poder de desafiar a gravidade não é mais como antigamente, onde eu voava tão alto e livremente quanto podia. Agora é mais um flutuar forçado, mas que dá uma sensação boa, pois parece bem real. Geralmente este "poder" se manifesta no sonho se eu estou fugindo de algo ou alguém. Eu simplesmete agarro minhas pernas (como os para-quedistas logo assim que saltam) e me forço a subir, me forço a flutuar. Como não é a mesma coisa que voar, eu até consigo, mas sempre esbarrando nas coisas. E não dura muito tempo. Estou ficando velho até nos sonhos.

Testemunhas de Jeová - não preciso explicar que é porquê passei sete anos por lá, né? Sim, sempre sonho que voltei, mas não por causa da religião, mas por causa das amizades que deixei. E sempre volto no sentido de estar lá, mas não de fazer parte da religião. Como eles são proibidos de falar com quem sai, o cérebro não consegue lidar bem com isso e quando eu "volto" muitos não me aceitam, sem estar participando. Eu nunca lembro dos rostos de quem não me aceita de "volta", só dos amigos que não se importam que eu não seja uma Testemunha de Jeová, e ainda assim me tratam como um igual. Esses sonhos são altamente angustiantes.

Parques de diversão - este é um tema que não consigo entender muito bem porque acontece. Eu não era um frequentador assíduo de parques, na infância e nem mesmo ligava para eles, mas de vez em quando sonho que estou em algum tipo de parque. Eles nem sempre correspondem aos parques da realidade, mas sei que são parques.

Fuga - muitas vezes sonho que estou fugindo. Geralmente acordo e lembro que o sonho era sobre fuga, mas não lembro de que, nem porque. Nessas fugas passo por lugares que, tenho certeza, passei por eles em outros sonhos... mais de uma vez. Os lugares já são conhecidíssimos... mas só por tanto sonhar passando por eles.

Morte - me lembro apenas de duas vezes ter sonhado que morria, e o que mais me recordo é um em que alguém me dava um tiro bem na cara e eu simplesmente... morria. Tudo se apagou, e depois de um ou dois segundos eu acordei meio sufocado.

Cinemas - é, sim. Sonho muito parado em frente a cinemas vendo os cartazes de filmes. Já cheguei a sonhar com um cartaz de um filme que passei um bom tempo achando que eu tinha visto na vida real, mesmo sem lembrar o nome do filme. Poucas vezes eu sonho que estou dentro do cinema, vendo o filme, sempre é olhando os cartazes.

A padaria - é uma padaria que trabalhei dos 12 aos 15 anos. Sempre sonho que estou de volta. Como se eu tivesse sido re-contratado, pois no sonho eu sei que eu saí de lá faz tempo. Então toda vez eu penso: "Só mais esta vez e eu caio fora daqui pra sempre". Não chega a ser um sonho recorrente, pois está sempre no contexto de outro sonho.


Nenhum comentário:

Business

category2