quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Coisas Que Não se Esquece


COISAS QUE A LEMBRANÇA NÃO DEIXA ESQUECER Relembrando Quando Eu Ficava Doente ou Espirrava


Emplastro Sabiá - Era estranho ver meu pai sem camisa, com aquela coisa colada ou no tórax ou nas costas, ou nos dois ao mesmo tempo. Não fazia idéia - e nem mesmo me perguntava - para que aquilo servia. Tinha um cheiro peculiar. Como ele possuía vários furos, era engraçado ver que, depois que tirava, meu pai ficava com aquelas áreas com a marca do emplastro, com aqueles furinhos.

The Internet says: O Emplastro Sabiá era um adesivo pra resolver problemas de reumatismo ou coisas assim e podia ser facilmente comprado nas farmácias em qualquer tamanho. Era feito a partir de um tipo de tecido altamente resistente e possuia um lado auto-adesivo, tão forte quanto a temível fita "teipe" (a fita cinza pra consertar tênis e prancha de surf). Fonte: Bateria Gope.

Merthiolate - O terror dos machucados. Se machucar tinha dois grandes problemas: o ferimento em si, e a hora em que minha mãe diria, "vamos passar o métiolati". Era como uma sentença de morte e eu já começava a chorar por antecipação. Não havia sopro que fizesse parar aquela ardência dos infernos.

The Internet Says: Merthiolate é um anti-séptico a base de Digluconato de clorexidina que era fabricado pela Lilly, e hoje a marca pertence a DM Indústria Farmacêutica Ltda-SP. Fonte: Wikipédia.

Biotônico Fontoura - Quando bebê, eu era daqueles roliços, mas conforme fui crescendo, fui emagrecendo, e fui magro por boa parte da minha vida. Daí que minha mãe achava que aquilo era falta de vitaminas ou algo assim. Assim sendo, haja Biotônico Fontoura. Devemos ter sido um dos maiores consumidores do tal xarope que prometia milagres, como aumentar o apetite. Bom, não sei se aumentava, mas como o negócio era gostoso, pelo menos ele a gente tomava tudo, nas horas certas ou não.

The Internet Says: O Biotônico Fontoura foi um medicamento fortificante e antianêmico criado em 1910 pelo farmacêutico brasileiro Cândido Fontoura. O slogan do produto era Ferro para o sangue e fósforo para os músculos e nervos e seu jingle era Bê, á, bá. Bê, e, bé. Bê, i, Bi..otônico Fontoura!. Sua fórmula original continha 9,5% de álcool etílico e mesmo depois de alterada continua sendo considerada inútil , segundo alguns especialistas da área. Fonte: Wikipédia.

Boldo - É uma planta de folhas beeeeem amargas. Mas se estivesse com problemas digamos, hã, intestinais, era só pegar aquilo, esmagar num copo, e beber... de um gole só. Nossa! De início minha mãe que insistia mas, com o tempo, talvez por achar que dava resultado, eu mesmo já ia lá no quintal, pegava as folhas e manadava ver. Por pior que fosse o gosto, era melhor que uma dor de barriga.

The Internet Says: Boldo é um fitoterápico que é indicado como auxiliar no tratamento de doenças hepáticas e da vesícula biliar, tônico das funções hepáticas e como laxativo. O boldo diminui a cólica e aumenta e favorece o fluxo biliar, sendo indicado para distúrbios da função digestiva e problemas leves no trato gastrintestinal como má digestão, gases e intolerância à gordura. Fonte: Copacabana Runners.

Romã - Outra plantinha que era boa pra ter no quintal. Era só ter dor de garganta que lá vinha minha mãe com a frutinha, da qual ela tirava a polpa cheia de carocinhos, fazia um chá que eu tinha que esperar amornar e lá ia eu fazer gargarejo de romã. A boca ficava esquisita depois disso, como se eu tivesse mastigado areia, ou algo assim, mas o pior era que funcionava.

The Internet Says: A Romã é uma fruta oxidante, mineralizante e refrescante. A romã é utilizada para acabar com rouquidão, afecções da boca, garganta e gengivas. Auxilia também na prevenção de aftas. Fonte: Saúde na Rede.

Olha Para o Sol e Espirrar - Eu via muito um de meus tios fazendo isso, e não entendia bem o porquê. Quando percebi que era sempre que ele ia espirrar, eu saía correndo e o atrapalhava, tirando sua concentração. Com o tempo, percebi que quando estava com vontade de espirrar, mas sentia dificuldade para isso, era só olhar para o sol, ou na direção de uma lâmpada que o espirro vinha mais rápido.

The Internet Says: Essa reação chama-se "reflexo cruzado". Qualquer luz forte a provoca. No cérebro, existem doze pares de nervos que levam mensagens motoras e sensoriais para o sistema nervoso. As mensagens do nervo que cuida da visão passam por vias muito próximas às enviadas pelo nervo olfatório e pelo trigêmeo, que comanda a contração dos nervos da mucosa nasal. O espirro, então, é inevitável. Fonte: Yahoo Respostas.

Nenhum comentário:

Business

category2