sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Vertigem


QUATRO ANOS "SOFRENDO" DE VERTIGEM

Acesse o blog, clicando aqui

Quando eu li as HQs do Monstro do Pântano, escritas por Alan Moore, publicadas lá na longíngua Superamigos e Superpowers, da Editora Abril, eu não fazia idéia (e talvez nem eles) do que aquilo traria no futuro: um dos melhores selos de quadrinhos adultos de todos os tempos.

Quando a Vertigo chegou à maturidade, eu estava longe dos quadrinhos, por motivos idiotas. Porém, quando voltei, o selo proporcionava HQs do mais alto nível e títulos a dar com pau. Pra melhorar tudo, tal selo era da editora que eu mais gostava, DC Comics. Ou seja, era a fome com a vontade de comer.

Quando voltei a ler quadrinhos, era quase impossível acompanhar tudo que estava sendo lançado: Preacher, Invisíveis, Livros da Magia, Hellblazer. E olha, que tudo isso pela maldita Brainstore, que o fazia de modo porco. Imagina se tudo estivesse sendo lançado por aqui da forma correta. Eu enloquecia.

A história da Vertigo, em papel, aqui no Brasil, sempre foi conturbada. Atualmente está nas mãos da Panini, e existe uma revista mensal e muitos encadernados, como por exemplo o Sandman Ultimate Edition Porradation. Tudo muito lindo, se o seu bolso deixar.

Quando comecei com scans, obviamente Vertigo era uma das minhas preferidas. Eu tentava, com a ajuda de amigos, consertar o estrago feito em Hellblazer, lançava alguns Livros da Magia e até mesmo alguns Invisíveis. Mesmo tendo completado Preacher, ainda assim, era impossível acompanhar o ritmo... vertiginoso do selo. Principalmente porque nunca fui bom em montar equipes.

Quando eu parei com scans de vez (ao que parecia), eu mesmo fiquei sem fonte para scans do meu selo preferido. Via a maioria dos grupos fazer um título aqui e ali, de preferência o mais popular, e depois dar atenção ao feijão com arroz de sempre. Até que surgiu O blog, aquele que fez o inesperado, se especializou em HQs do selo Vertigo: o
Blog Vertigem.

E, o melhor de tudo, estava fora das picuinhas scanísticas que inundavam a internet. Com Von Dews encabeçando a turma, o grupo fazia aquilo que sabia de melhor, e o que eles faziam era, e é, bonito: traduziam e/ou escaneavam os títulos do selo, continuando a colocar em ordem os números que ainda faltavam em muitos títulos, e começando inúmeros outros.

Nesses 4 anos, fica dificil para mim, dizer a importância do blog. Faltam palavras. Afinal, o blog tinha uma linha a seguir, que era fazer HQs da Vertigo e HQs que fossem adultas em seu conteúdo, mesmo que não fossem Vertigo.


Cativado pelo grupo, cansei de "roubar-lhes" scans e colocar aqui, e até mesmo lendo muitos deles. A continuação de títulos como Hellblazer, Livros da Magia, Fábulas, foi essencial, e não estava pensando apenas em mim, mas nas pessoas que queriam continuar lendo-as e não tinham lugar para baixar, até eles chegarem.

Um traço do blog também, é incentivar a compra e a leitura das revistas no papel. Afinal, estamos vivendo um tempo melhor, editorialmente falando, para o selo, aqui no Brasil. E, se lançassem os encadernados de Preacher do ínicio, eu compraria com todo prazer! Não o blog, claro, mas a editora.

Fico imaginando quantas pessoas devem ter conhecido o selo através dos scans despejados incessantemente no blog Vertigem, capitaneado por Von Dews.

Não sou bom com as palavras, mas quero aqui agradecer tanto esforço e por tantos títulos e parabenizar pelos quatro anos do blog. Que o Vertigem tenha muitos anos a serem comemorados e que Moore e Gaiman os abençoem, amém!


4 comentários:

Kainã Lacerda disse...

Se não fosse pelo Vertigem, eu não teria conhecido muito das minhas HQs favoritas.

O SCANBAÙ. disse...

Olá,Eudes,este foi o primeiro scan que fiz,ainda lembro que postei com a capa manchada bem no rosto do cara.
que bom que gostou.ultimamente estou escaneando zagor,visite o meu blog:
http://0scanbau.blogspot.com/
aprendi a escanear graças a um tuto seu,e visito o rapadura toda semana.

Carlos Alberto disse...

Eudes, de certa forma você acabou contanto um pouco de minha história, de parar de ler HQS por motivos idiotas e de ter perdido neste tempo as boas coisas sendo lançadas.

Sempre gostei mais das coisas da DC, e o selo Vertigo não tem como não ser um dos prediletos de quem gosta realmente de boa leitura nas HQS e não só o "feijão com Arroz" de sempre.

É ótimo ter um blog como o "Vertigo", muito bom mesmo. E sempre desejo que continuem por muito tempo, porque o trabalho que fazem é espetacular.

Já ouviu falar do "Espaço Vertigo"? http://www.espacovertigem.blogspot.com/

Um blog pequeno que tá começando aí e onde tenho pego coisas de vez enquando, e bem influenciado pelo "HQ Vertigo".

Von DEWS! disse...

Rapaz, fiquei até emocionado em ler isso! =B
Não tinha visto esse post até agora, mas muito obrigado pela lembrança e pelas palavras! E não precisa nem dizer que seu trabalho foi um dos principais incentivadores do Vertigem!
Brigadão mesmo! =D
E que Moore e Gaiman nos abençoem!

Business

category2