segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Rei do Futebol


PELEZINHO ESPECIAL: 50 ANOS DE PELÉ
Scans by Onomatopéia Digital


Image and video hosting by TinyPic
Para baixar, clique aqui


Quadrinho difícil de se conseguir pra escanear são as revistas do Pelezinho. Complicado mesmo. Também não lembro se já vi alguma revista em scan durante as minhas andanças pela internet. Talvez até tenha por aí e eu apenas não tenha ido aos lugares certos. O fato é que eu mesmo nunca havia conseguido escanear nada dessa revista que fez a infância de muita gente mais feliz e mais divertida. Mesmo eu, que nem sou grande fã do jogador, gostava bastante da HQ baseada no mesmo.

Daí que, eis que estou a passear com Lucy, quando avisto, jogada entre outras tralhas, o especial aqui publicado. Era praticamente um erro na Matrix. A revista estava sendo vendida por um homem que costuma vender tudo quanto é objeto usado (muito usado), mas nunca vi nenhuma HQ. Não creio que seja sua especialidade. Desanimei um pouco ao notar que a revista estava num estado lamentável.

Peguei-a e folheei. Nem era tão antiga quanto aparentava. Apenas 21 anos. Mas pareciam 40, devido aos maus tratos recebidos. Capa amassada, algumas páginas rabiscadas a caneta esferográfica azul e muitas páginas de passatempo feitos a lápis. Ao menos eu não podia reclamar dos passatempos estarem feitos, eram pra isso mesmo. Fiquei seriamente tentado a esquecer essa bobagem de comprar e escanear. Seria um trabalho desgraçado. Mas, tudo bem, devia custar coisa de R$ 1,00 mesmo. Ou pelo menos foi o que eu pensei.

O que se espera desses vendedores de tralhas é que a tralha seja o preço de... tralha! Perguntei o preço a alguém que estava ali, na hora, mas que não era o dono. Só estava de bobeira, por ali, enquanto o dono deve ter ido mijar, ou algo assim. E ele, vendo aquele resto de revista, teve o mesmo pensamento que eu: - Deve ser R$ 1,00, isso aí. Mas, eis que chega o verdadeiro negociante, o dono do negócio e, ao ouvir seu amigo dizer o preço, logo corrige: Não é "dez real".

Eu pisquei algumas vezes, meio desnorteado. Fiquei ali por uns segundos, assimilando todas as possibilidades e, por fim, levei a revista assim mesmo, deixando os 5 reais que eu tinha comigo e disse que pagaria o restante quando passasse por ali de novo. E, sim, eu paguei. Eu sei, eu sei. Mas, não sou de pechinchar muito. Pelo que é vendido ali, imagino que os 5 reais deve ter sido o quanto ele arrecadou naquela semana.

Passada esta fase, vinha agora a mais difícil. Criar coragem para escanear 212 páginas de uma HQ enxovalhada pelo tempo e por crianças. Na verdade, escanear seria relativamente fácil, o que vem depois é que seria complicado: restaurar. Os rabiscos de caneta seriam os mais complicados. Porém, até que, levando-se em conta o estado da revista, não eram tantos quanto eu poderia esperar. Ainda assim seria trabalhoso.

Mas, eu não estava satisfeito com a pouca dificuldade: queria também apagar o que fora respondido a lápis, na sessão de passatempos, que era bem grande. Quase todos os Jogos de 7 Erros estavam respondidos. Havia cruzadas, caça-palavras, liga-pontos, e ufa, páginas para pintar que, por sorte, poucas estavam pintadas. Umas três, se não me engano. E de caneta hidrocor!

Bom, depois de 3 dias eu consegui terminar. Não ficou uma obra-prima de restauração, mas dá pro gasto. Era algo que eu precisava fazer. Afinal, depois de 8 anos fazendo scans não podia ficar com essa lacuna entre os quadrinhos que eu já havia escaneado. Pelezinho é um clássico eterno.

Para saber toda a história da publicação desta revista, leia a matéria no Universo HQ.


Image and video hosting by TinyPic




Technorati : , ,

9 comentários:

Cine e Quadrinhos disse...

excelente! raridade eternizada pela net!!!!!!!!!!!!!

Paulo Almeida Prado disse...

ae, obrigado!

Anônimo disse...

Muito obrigado, Eudes!!!

Veja as capas aqui:

http://pelezinhoabril.tripod.com/

Abs,

LPEL2011

Sabino disse...

Olá Eudes,
Parabéns pela restauração desta edição especial do Pelezinho, ficou excelente.
Você é o nosso grande inspirador nos scans na Net.
Abraço
Sabino
Fantasma Brasil

Eudes Honorato disse...

Obrigado, sabino. O fantasma Brasil é fantástico, com tanto material desse personagem clássico!

Blog tehmarx disse...

Muito obrigado por mais esse scan, sei bem o trabalho que dá essas páginas com passatempos,o Super Almanaque do Mauricio com quase 100 de passatempos foi o primeiro scan que fiz e depois de um tempo refiz com seu tutorial e do Viz,pra quem quiser conferir o endereço é este:
http://tehmarx.blogspot.com/2011/05/super-almanaque-do-mauricio-01.html
Abraços!

Budu disse...

Eudes: quando havia o F.A.R.R.A. você postou lá umas aulas de como fazer bons scans. Eu baixei a apostila mas quando precisei formatar minha máquina salvei numa mídia...que não prestava.
Dá pra você fazer o especdial favor de postar novamente essas aulas?
Sou-lhe grato mais uma vez.

Eudes Honorato disse...

Budu, por falta de tempo nao tem tenho como refaze-los. mas em blogs como Quadrinhos Antigos e outros acho que tem os mesmsmo, arquivados.

Budu disse...

OK, vou lá.
Grato.

Business

category2