domingo, 20 de novembro de 2011

9 Anos de Rapadura


NOVE ANOS DE RAPADURA SENDO AÇUCARADA

Já passou de meia-noite, portanto já é dia 21 de novembro e fazem exatamente 9 anos que, em algum momento deste dia, lá naqueles idos, eu resolvi tentar o que seria meu segundo ou terceiro blog. Os outros foram deletados depois de alguns dias. Não havia a mínima expectativa quanto a este também. Mas, não custava tentar. Com o apoio de uma galera que hoje em dia se chama Trollnet, o Rapadura Açucarada teve visitas que me animaram a continuar, mesmo eu não sabendo o que postar. Até que, em algum momento de janeiro de 2003, eu passei a colocar scans. Foi então que o blog encontrou seu público e sobreviveu este tempo todo.E, este ano, vamos deixar extamanete este público falar, neste nono aniversário, o que pensam do RA. Rapaduristas, avante:
Luca Torelli: "Com certeza o período que mais me marcou na história do RA foi a Era de Ouro dos scans! Hoje parece algo banal baixar gibis escaneados, qualquer um pode baixar o "New 52" da DC no dia de seu lançamento (para no dia seguinte falar mal da revista). Mas no início do RA não era tão fácil encontrar scans - principalmente com boa qualidade de imagem. Quando eu descobri o blog, foi sensacional. Eu tinha a disposição vários clássicos que sempre disse que iria procurar em sebos ou gibitecas, mas nunca ia atrás. Vários deles eu ainda nem li (estão na lista de espera), mas muitos outros pude ler na tela do computador, como o Monstro do Pântano e Hellblaizer. Foi com este último, aliás, que comecei minha carreira de tradutor-pirata de scans, com o auxilio do Eudes na letragem.

Por tudo isso, parabéns RA!"

João Lúcio: "Já fazem 9 anos? Parece que foi ontem, pelos meados de 2006 quando conheci o RA. E foi por meio dele que descobri o maravilhoso (e obscuro) mundo dos scans (Junto com o VertigemHQ) e consequentemente o maravilhoso mundo dos quadrinhos. Eu era estudante, 16 anos e não tinha um puto no bolso pra comprar quadrinhos então comecei a baixar e viajar. Por intermédio do RA conheci Alan Moore, Frank Miller, Neil Gaiman e todos os titãs dos quadrinhos que hoje tenho orgulho de exibir na minha prateleira (21 anos na fuça, mais que na hora de trabalhar!). E como disse uma vez: Sou um fã (não mais) anônimo do blog. E esse é meu primeiro comentário no blog depois de 5 anos, já tava mais do que na hora de dar as caras.

Sem mais delongas, parabéns ao Rapadura Açucarada e para todas as pessoas que ao longo de todos esses anos acompanham o blog. Inclusive vocês, leitores anônimos."

Rodrigo Aú: "Caraca! Acho que era 2003 ou antes, eu não sabia nem o que era blog direito. mas tava lá do trabalho na época era atendente do Velox e deixei muito cliente na linha, pra ler os scans mais acessados da rede. Era uma doideira. Acho que foi isso. O meu blog ainda continua sendo o Clube da Luta, lembra? Agora lá no blog assino como M4C4C0, mas você é de casa pode me chamar de Rodrigo qualquer dia agente se esbarra em Botafogo. Um abraço e obrigado."

David Silva: "Oi, Eudes seu blog é muito bom. Sua iniciativa permitiu a quem não teve acesso as HQ impressas, conhecer e desfrutar um pouco mais. Parabéns! e longa vida."

Nitro: "O que dizer: foi inspirado no RA que eu me aventurei nos blogs, criando o Nitroglicerina. Isso no tempo em que o RA tinha muitos scans e algumas mulheres peladas. Bons tempos! Aliás, todas as fases do RA tem o meu carinho, sempre estou aqui acompanhando. Eu invejo o tempo que tu tens pra cuidar dos blogs, eu queria ter tanto tempo assim também. Me lembro que uma vez eu postei no Nitroglicerina que tu deve possuir algum super-poder, tipo algo de parar o tempo pra poder cuidar de tudo.

Parabéns Eudes, que possamos comentar nos 20, 30, 40 anos do blog. "

Fie: "Ah, eu não lembro exatamente como conheci o Rapadura. Eu lembro de quando ele era azul (?), acho, e tinha apenas um agregado de HDs Virtuais pra HQs. Isso tem anos. Lmbro também que no meu primeiro encontro com o Rapadura eu estava exatamente procurando uma HQ (dã!), mas nem lembro qual. CHO que era Batman - Ego. Exemplar que eu tinha, mas perdi *sad*... (acho que ficou com algum amigo).

Fiquei alguns anos sem frequentar o Rapadura por que tinha me desligado das HQs, depois descobri o F.A.R.R.A e me acabei delirando de quanta coisa o povo tinha reunido. Mesmo assim não me tornei um frequentador muito ativo (menos ainda participador do fórum, nem lembro de ter feito alguma participação em tópico. ) Mais um tempo distante e quando volto descubro que o fórum foi disseminado, mas gerou vários outros blogs que frequento sem que saibam *stalker*.

Eu só queria ter participado mais de quando teve o fórum e queria ter ânimo pra entrar no novo, mas a falta costume com fóruns e de tempo é um empecilho. =) O blog atualmente ta ótimo em nível cultural. Sempre que tenho tempo eu passo pra ler as postagens. Não comento por preguiça e por que meu nível cultural em relação a livros anda muito em baixa, mas tomo nota de cada título que passa por aqui e me cativa pensando: "Quero ler esse um dia!".

Bom, não sei se tenho mais o que dizer, só posso desejar parabéns ao blog agora e esperar que ele viva mais e traga mais postagens maravilhosas pra net. Pelo menos sempre teremos um cantinho com cultura decente, né? ^^"

Questão: "Rapaz, uma das maiores emoções que tive aqui foi quando o Eudes colocou o fanfilm que coloquei no F.AR.R..A. do Questão e o fanfic escrito por mim há muitos séculos atrás, nos tempos dos downloads. Mas o mais marcate foi descobrir aqui as maravilhas e insanidades dos scans. Parabéns e muito obrigado."

Vicente Andrade: Faz tempo que curto o Rapadura, seja me deleitando com os scan (onde eu praticamente comecei a ler as revistas na web) ou curtindo os posts e textos do Eudes. Show de bola! Parabéns, Eudes. Parabéns Rapadura. Sou seu fã!"

Anônimo: "Vou te falar que eu fiquei uns 4 anos sem aparecer no RA. Agora, só tenho um comentário negativo a fazer. Você lê e lê, então lê mais um tanto, passa o dia lendo e praticando a escrita de várias formas... e ainda não aprendeu a escrever. Ainda não sabe separar sentenças, não sabe o que é uma crase, ainda erra horrivelmente palavras simples. Escuta, prezado Eudes, não dá pra finalmente se tocar?? Se você quer que alguém leia, faça um texto melhor.

Aquila Chrysaetos: "Não gosto de aparecer na net. Ponto. Mas não podia deixar de fazer meu comentário. Acompanho o blog há MUITO tempo (mais menos de 9 anos) e PARABÉNS! Como fã doente de quadrinhos, este blog é um porto seguro na minha busca de sanidade. T++"

Rhafa: "Parabéns! Acho que já faz uns 6 anos ou mais que visito o blog (na verdade aho que faz mais tempo), e descobri ele por causa dos scans que disponibilizavam. Bem antes de Jerusalem Jones. Tomara que continue por muito tempo. Valeu."

Calango 74: "Parabéns pela longevidade do Rapadura Açucarada. Só posso dizer uma coisa: a Toca do Calango nasceu inspirada no RA. Embora não tenha mantido um produção profícua de scans como você, lhe devo muito. Até hoje é o blog que mais gera visitas para a Toca. "

Merlinus: "Parabéns, Eudes. Eu acompanhava o blog no tempo que ele tinha mulher pelada e HQs. Descobri grandes HQs por aqui. Foi graças a você que descobri que existiam revistinhas para adultos. Me viciei em Sandman, Hellblazer entre outras. Depois veio a colocar filmes e foi onde consegui achar BONS filmes. Alguns inclusive que tinha desistido de achar no mundo real. Acabei me afastando um pouco daqui, se bem que visito muito o Supersônico a carvao. Mas tenho certeza que se não fosse você minha vida não seria a mesma.

Sabino: "Olá amigo Eudes, Meu nome é Sabino (o meu registro do F.A.R.R.A é Fantasma Negro, pseudonimo que você me arranjou, porque eu não conseguia fazer o registro e você me deu um help). Acompanho o Rapadura desde o começo, e foi através dele que conheci e consegui os meus primeiros scans. Sempre gostei do blog, mas a melhor fase para mim foi a do FARRA. Ali tivemos uma quantidade imensa de scans.

Mas acredito que é a sua simplicidade e seu modo de ser que mais me convence a acompanhar o blog diariamente. Você foi uma boa inspiração para toda esta geração de blogueiros que estão ai postando scans e traduzindo revistas, eu mesmo fui uma das vitima, e hoje tenho um blog (o Fantasma Brasil), pois além de baixar scans quis também dar a minha contribuição.

Parabéns pelo seu belo trabalho no Rapadura, e para mim não tem uma fase melhor. Acredito que o Rapadura teve como tudo nesta vida uma evolução e uma transformação natural. Grande abraço, e "VIDA LONGA AO RAPADURA AÇUCARADA!!!"

Senhor Fodão: "Acompanho esse blog desde os 16 anos de idade, o que significa que leio as doideiras do Eudes faz 7 anos. Uau, como o tempo voa. Posso dizer que se não fosse a existência do Rapadura Açucarada, eu não renovaria meu contato com os quadrinhos, que tinha perdido aos meus 12 anos e voltei com força total (sim, graças aos scans) aos 16.

Sem esse blog eu não saberia quem é Alan Moore, Grant Morrison, Warren Ellis e Garth Ennis, meus escritores favoritos. Na verdade, eu nem teria como comparar a qualidade deles. Ah, sem falar que os contos de ficção científica e do Jerusalem Jones são histórias que eu curto bastante também. O Eudes realmente tem um talento pra coisa. As vezes me pego lembrando de como foi legal acompanhar diariamente a evolução das traduções de Preacher nos tempos de colégio... bons tempos.

Abraços Eudes, e obrigado cara, esse blog é demais. Que venham mais 50 anos dessa maluquice! "

Ricardo: "Acho que o Rapadura foi o primeiro blog que acompanhei na internet. Uma das melhores coisas que aprendi com ele foi que, tendo qualidade, as pessoas procuram participar e ajudar. O F.AR.R.A. foi e ainda é o espaço onde amigos podem falar de coisas que gostam divergir e ainda assim manterem o respeito. É o melhor exemplo de como a internet deve ser. "

Satanika: "Agora que você deixou a gente falar, a gente fala ué! Faz muito tempo que não comento aqui, mas o RA é um blog que mora no meu coração. Os scans abriram portas para um modo de disseminar cultura que muita menina desinformada acha uma bobagem! As HQs do Sandman, Preacher, Fábulas e tantas outras marcaram os felizes anos nerds de minha vida! O RA é um marco para muita gente, e mesmo que você, caro Eudes, adoreeeeei a polêmica de resolver "fechar o blog". Jamais faça isso, o sonho não pode acabar! Estaremos por aqui nos próximos anos! Beijos a todos os amigos e ao grande mentor Eudes! ;D"

Então, é isso. Mais um aniversário, e espero estar aqui por muito tempo ainda. O RA é parte de mim e não posso negar isso. Espero que eu não tenha extraviado nenhum comentário, mas, se aconteceu. me desculpe a vítima. Uma boa noite e uma ótima segunda-feira a todos (na medida do possível, claro).

13 comentários:

Rogério Olivieri (Raul) disse...

Parabéns, Eudes e sempre, sempre obrigado por nos tornar acessível tanto material de primeira, de seus textos às scans, passando por filmes e etc, etc...

Muitos anos de vida para a rapadura mais doce (e geek) da net!!!

Abraço!

Budu disse...

Parabéns! E talvez seja desnecessário, mas vai fazer bem pro teu ego: tu és phoda!

SataNika disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
zerolopes disse...

Eudes, nove mais nove mais nove mais nove nove mais nove mais nove mais nove nove mais nove mais nove mais nove nove mais nove mais nove mais nove nove mais nove mais nove mais nove nove mais nove mais nove mais nove nove mais nove mais nove mais nove nove mais nove mais nove mais nove nove mais nove mais nove mais nove... e assim sucessivamente.

Rodrigo Harlan disse...

Parabéns pelo site. Grande abraço.

Valter Salles disse...

Parabens Eudes, acompanho seu blog desde o começo de 2003, desculpe ter ficado tanto tempo anônimo, vc me apresentou as hq´s da vertigo e o clássico sandman que me despertou o interesse em hq´s como literatura, desde idos tempos acompanho semanalmente seu blog e só tenho a agradecer sua generosidade em difundir cultura e dividir suas experiências pessoais que tornaram minhas horas de reflexão mais agradáveis, e não se esqueça que assim como eu têm muitos outros anônimos que lhe consideram um amigo.

Luksfornication disse...

Sacanagem, escrevi um monte e não deu certo o envio do comentário.. mas resumindo:
EU conheci o rapdura acho que em meados de 2007,2008, meio tarde eu sei.. mas foi um achado incrível....
e logo em seguida o farra, onde fiz vários amigos e dei muita risada com banimentos, conversas varridas, piadas bestas, sofremos com a queda do farra, e montamos de novo e caiu de novo, mas foi muito bom...
confesso que te achava ranzinza as vezes mas compreendi que não devia ser fácil lidar com pedidos como se fosse uma central de atendimento pra filmes e com folgados.. rs...

Mas obrigado Eudes por essa vontade de compartilhar coisa bacana!

Abraço!

p.s. ri muito do comentário anônimo sobre sua escrita huaeheauae

Lucas Sawaris

Heitor Falcão disse...

Heitor Falcão - Eu raramente escrevo na internet, hábito esse que estou mudando recentemente pois criei um blog (tem um mês), portanto não participava ativamente, seja com comentários aqui no RA ou no fórum do FARRA. Mas dessa feita não poderia deixar de escrever pois você, Eudes, influenciou demais minha vida e de toda minha família. Primeiro com scans aqui no RA, depois veio o FARRA, uma comunidade como nunca tinha visto, tenho lido com certa frequência os bate-papos no ARRAF, sempre fico impressionado. O seu trabalho é uma fonte de inspiração, uma ideia que serve de exemplo para todos que utilizam a web. Obrigado por tudo e parabéns.

Obs.: Sou o capitao.kirk, do antigo FARRA e também no atual ARRAF.

Mais uma observação:
Talvez não dê para publicar mais em seu blog meu comentário, o níver foi dia 21 e já são 5 de dezembro, mas se não puder não tem problema, o importante para mim é externar para vc a minha opinião e leva r a vc o conhecimento de como vc influencia a vida das pessoas fazendo nosso dia a dia muito melhor. Abraços sinceros capitao.kirk.

Alvaro Trigo Fernandes disse...

Em primeiro lugar, parabens!!

enm segundo, venho de novo te encher com a história de conseguir gente pra escanear algumas obras O_o. será que você não poderia abrir um post com a licitação? :P

LEMBRANDO: tenho alguns quadrinhos que gostaria de ver escaneados, mas eu definitivamente não tenho tempo de faze-lo. estou disposto a doa-los sem custo nenhum para o manolo que quiser o serviço (mas queria alguem competente e confiavel). tem como me ajudar a encontrar manolos para o serviço?

os quadrinhos em questão são: coleção completa de "Gen, pés descalços"; coleção completa do mangá "Samurai X"; coleção completa do gerika "Lobo Solitário";e uma quantidade absurda de revistas MAD.

desde já, grato! ^^

Fabricio disse...

Parabéns que este blog continue, cheio de ideias, comentários e posts. Também compartilho da visão do Heitor Falcão, que esse blog é um exemplo a se seguir. Pq o conhecimento só é útil se compartilhado. Grande abraço

Antônio Crotti disse...

Grande Eudes!
Eu me lembro de ter chegado ao Rapadura Açucarada há uns 6 anos, através de uma busca no google por scans de HQ's. Eis que aqui encontrei uma variedade enorme de scans, criteriosamente selecionados por você e pelo seu rigoroso controle de qualidade. Aos poucos encontrei neste blog bem mais que um rico acervo de scans. Seus textos são fantásticos e com um estilo único, que, aliás, inspirou-me bastante. Algum tempo depois, quando pensei em desistir do meu blog, você me deu uma baita força pra que eu não desanimasse. Graças a você, estou na "peleja" até hoje...
Eudes, parabéns pelo seu blog! Que você tenha saúde, vida longa, inspiração, tempo e paciência para continuar com o Rapadura por muitos e muitos anos. Muito obrigado pelo seu bom trabalho!
Abraço,
Antônio

Anônimo disse...

Eu só conheci o F.A.R.R.A. Me indicaram o fórum e entrei. Aquilo pra mim foi (e continua sendo na lembrança) a melhor e maior descoberta nesses 14 anos q tenho internet. Troca de informações, idéias, ideologias, conhecimento... e mil coisas além apenas de filmes. O fim dele foi uma pena, uma talhação de algo muito importante na realidade. Era impossível não contribuir como uma forma de agradecimento. Contribuí com algumas coisas q para mim eram marcantes, assim como muitas pessoas tmb fizeram isso e no fim todo mundo tinha um pouco de todo mundo lá dentro. Hoje sinto uma falta tremenda, principalmente nas minhas horas de ócio, ou quando assisto algo muito legal e fico doido pra compartilhar com alguém ou comentar sobre, e não existe lugar pra isso mais, não como era lá. Vira e mexe procuro no Google, e sempre acho algum filhote, ou qnd procuro por algo e vejo os links com aquela formatação. Saudades mesmo. (Andriotti Jr.)

Daniel Salomoni disse...

Aí, Eudes, faz tempo que entro aqui no rapadura. com certeza acompanhei muitas mudanças, muitas ameaças juridicas, as brigas de ego com outros "scanners", a glória do F.A.R.R.A., jerusalem jones, e por aí vai.
E pelos teus textos a gente vai te conhecendo, e vendo que tu é tão nerd quanto eu !
Grande abraço e Parabéns

Daniel ( Bloodykain)
direto do aeroporto de brasilia, rumo a porto alegre.

Business

category2