quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dez Anos de Rapadura Açucarada


HOJE O RAPADURA AÇUCARADA COMPLETA 10 ANOS DE EXISTÊNCIA
E para comemorar, Watchmen: Edição Definitiva


Image and video hosting by TinyPic
Para baixar, clique aqui


E chegamos ao grande dia, quando em 21 de novembro de 2002, nascia o Rapadura Açucarada, sem pretensão alguma de durar nem mesmo um ano. E, aqui chegou com ou sem pretensões. Nos vários artigos anteriores a este, contei a trajetória do blog, faltando apenas o último capítulo a ser escrito em breve. Neles se pode ver que o blog tem história para contar e, mesmo desacelerando, fez jus aos dez anos que permanece na rede.

Para comemorar, eu achava que deveria ser com algo muito especial, e creio que a edição definitiva de Watchmen cumpre esse requisito. Junto com Camelot 3000, a HQ de Alan Moore foi um dos motivos pelo qual eu quis colocar scans por aqui. Lembro que o site que me inspirou, o Toca do Carcaju, anunciava que em breve colocaria Watchmen para download, porém foi obrigado a fechar antes disso. E eu, assim como os muitos que o acompanhavam, ficamos chupando o dedo.

Assim que comecei com os scans por aqui, logo coloquei Camelot 3000, uma HQ que está entre as minhas dez preferidas. Ela foi fácil de encontrar. Fui à extinta Gibimania do Marquinhos, na Tijuca e lá estavam os volumes encadernados da Editora Abril, que levei todos. Já com Watchmen a coisa não foi tão fácil assim, e demorou bastante até que eu conseguisse a HQ para digitalizar. E aconteceu de um modo inusitado. Alguém me emprestou.

Digo inusitado porque emprestar quadrinhos é uma coisa, emprestar para que sejam escaneados é outra, haja visto que podem ser avariados no processo. Na época, já surgiam vários outros lugares que colocavam scans, inclusive fóruns. Então, Kakô, o dono do recém-criado fórum GibiHQ entrou em contato comigo e perguntou se poderia colocar os scans que eu vinha fazendo em seu fórum. Eu disse que não havia problema.

Como ele morava a alguns bairros de distância de onde moro, acabamos por nos encontrar para conversar mais sobre quadrinhos e scans. Lá, ele me mostrou sua coleção de umas 3.000 mil ou mais HQs. Entre elas estava as 12 edições de Wathcmen, de quando a Editora Abril publicara a saga pela terceira vez. Como Kakô não escaneava por falta de tempo, me dispuz a levar emprestada algumas das HQs e escaneá-las tanto para o RA quanto para o GibiHQ.

Watchmen é a única que lembro com mais certeza, das que eu trouxe. Afinal, eu lera a HQ pelo menos 13 anos antes daquele ano em que eu estava segurando-as nas mãos novamente. Era muito tempo e eu estava ansioso não só para escaneá-la, como para relê-la.

Como as edições eram no formato brochura, com um papel grosso, consegui escanear sem problema algum, mantendo-as intactas. Finalmente eu tinha seguido o caminho em que o Toca do Carcaju tinha parado.


Image and video hosting by TinyPic
A esquerda o scan novo e a direita o antigo
Clique para ampliar


Assim sendo, a história do RA sempre vai me remeter a Watchmen. A primeira vez que ouvi falar da minissérie, foi em 1988, ano de seu lançamento aqui no Brasil. Eu caminhava pelas ruas de Madureira, bairro próximo ao local onde eu trabalhava e ao qual ia, após o expediente, para comprar quadrinhos, e em um desses que eu acabara de comprar, a propaganda sobre uma HQ chamada Watchmen, me chamou a atenção.

Estávamos em uma época de revolução nos quadrinhos, sendo que eu lera Batman - O Cavaleiro das Trevas, no ano anterior. Esperar que algo superasse aquilo, era pedir demais. Porém, a própria DC estava se encarregando disso, na forma dessa nova minissérie que a Editora Abril publicaria em seis edições. Eu estava ansioso para que chegasse logo às bancas.

Além de Cavaleiro das Trevas, eu já me fartara com Crise nas Infinitas Terras, Batman - A Piada Mortal, Elektra Assassina, e outras HQs que faziam a festa da década de 80. Mas, nada me preparara para Watchmen. Se a visão de Frank Miller do Homem Morcego tirava definitivamente dos quadrinhos o estigma de "coisa de criança", Watchmen era a oficialização disso.

Li as seis edições como se fossem necessárias a minha sobrevivência e, claro, não entendi 1% do que estava implicado ali, pois ainda precisaria ler mais vezes em várias fases da minha vida, para absorver tudo. E, ainda lerei outras vezes mais.

O fato é que não considero haver melhor modo de comemorar os dez anos do blog, senão disponibilizando a edição definita de tal HQ. E espero que gostem. Pelo menos aqueles que são fãs deste quadrinho.

No mais, espero continuar por aqui ainda por muito tempo. Se serão mais dez anos, aí só o tempo é que dirá. Mantenham-se vigilantes.


27 comentários:

O TIO SUKITA disse...

É com muito prazer que deixo os parabéns aqui para o RA e o EH! Afinal começei apenas lendo os scans e hoje converso com o Eudes de vez em quando e isso é muito legal!

Chesco36 disse...

Meus sinceros parabéns!!!10 anos!!E que venham muitos mais!Grande abraço!!

Eudes Honorato disse...

Obrigado, Alan e Chesco! :)

Chusma disse...

Parabéns ao Rapadura pelo aniversário. Parece até que foi ontem que conheci o blog(isso foi em 2006, quando o Rapadura já tinha seus dentes de leite, kk) E o presente vem em grande estilo. Tenho essa edição definitiva e recomendo, tanto q baixarei para ter tb a versão digital. Valeu, grande Eudes!!

Eudes Honorato disse...

Obrigado, Chusma! :)

Nicolai Arrieta disse...

Deixo aqui meus parabéns pelos 10 anos do RA e que possam vir mais 10 e quem sabe muitos mais anos para o grande Eudes e o RA

Eudes Honorato disse...

Obrigado, Nicolai! :D

Franguinho_Do_Capeta disse...

Grande Eudes, parabéns por ter sido tão importante na vida de tantos nerds! Que o RA dure mais 10,20,30 anos! Aqui está a entrevista, caso ainda não tenha visto:

http://www.mrzdoinferno.com/dez-anos-de-rapadura-acucarada-entrevista-com-eudes-honorato/

Eudes Honorato disse...

Opa, não tinha visto pq não pensei que fosse ser publicada tão rápido. Obrigado pelo comentário! :)

Renato disse...

Grande Eudes, parabéns e vamos pra mais 10, 20, 30 anos de um trabalho bacana! abraço, saúde e sucesso!

In_Darkness disse...

Parebéns Eudes.. comecei ler MESMO quanddrinhoa por causa do seu blog... antes só folheava.

Eudes Honorato disse...

Obrigado, Renato e In Darkness! Tomara que sim, que fiquemos por ai bastante tempo.

joalfa666 disse...

Eudes, conheço teu blog a pouco tempo mas vc sempre nos proporcionou material de primeiríssima qualidade. Continue assim, essa é uma viagem para um mundo maravilhoso e de onde não queremos voltar.
Parabéns RA

Eudes Honorato disse...

Obrigado, Joalfa! :D

DAVID SILVA disse...

Parabéns, amigo pelos 10 anos do blog. Felicidades, sucessos e longa vida ao Rapadura Açucarada. www.desenhuras.blogspot.com.br

Eudes Honorato disse...

Obrigado, David!

Jarmetro disse...

Eudes, quase chorei lendo seu texto. Acompanho o blog bem há uns 9 anos e imagino o esforço, a incompreensão e o desprendimento em socializar as HQs. E ainda ser generoso e liberar outros abnegados a utilizarem a lateral do blog. Parabéns é pouco e, neste dia, saiba que há muitos silentes,conformados e covardes(como eu) que acompanham e admiram seu exemplo de heroísmo na vida real. Grande abraço, Jarmetro.

Cele disse...

"PARABÉNS RAPADURA AÇUCARADA"
10 Anos...
Parabéns Eudes, sou apenas mais um dos anonimos
do FARRA, que criou coragem ( com sua influência, embora não saiba) para criar um blog....
www.scankarado.blogspot.com

Att. Cele

Eudes Honorato disse...

Jarmetro, não se sinta culpado. Eu sou um dos piores comentaristas de blogs que existe. Tb deixo de deixar comentarios em blogs que o merecem então não posso reclamar quando isso acontece aqui.

Mas percebo, pelo contador de visitas, que sempre há gente por aqui, prestigiando. Agradeço teu comentario e o prestigio ao blog.

Cele, O Scankarado tem feito bons trabalhos em scans aos quais eu tenho roubado na cara dura rsrsrsrs e colocado no Onomatopeia Digital. Que bom que o FARRA seja inspiração para pessoas iguais a vc.

flavio disse...

Uma vez comentei no Onomatopéia que você,Eudes,era o Pai dos Scans e você achou engraçado,rs...Mas é isso mesmo que penso.Na verdade,não sei se foi você o primeiro à Postar uma HQ digitalizada,mas,nesses Quatro Anos que baixo Scans,sei que você é o mais influente.E um Exemplo de bom gosto,dedicação e qualidade.Baixo seus trabalhos sem medo,sabendo exatamente o que irei encontrar.Tento me espelhar no seu Trabalho para poder fazer o melhor possível com meus Scans.Só tenho à Agradecer e desejar muita Saúde,Felicidade e Vida longa à você e seus Maravilhosos Blogs.Muito Obrigado e um Abraço.E Parabéns!

Eudes Honorato disse...

Flávio, eu tento não me engrandecer por causa disso, mas claro que faz bem sentir que a gente faz alguma diferença. Tudo bem, não salvei o mundo da fome nem trouxe a paz, mas, mesmo sem eu planejar, acabei influenciando pessoas que mereciam ser influenciadas.

Não, não fui o primeiro, mas, devido ao meu gosto por quadrinhos, e o tempo que eu tinha na época, eu pude fazer mais do que os antecessores.

E acho que cada um, aqui na internet, faz aquilo que gosta e que sente que é onde tem mais perícia. Eu gosto de quadrinhos e gosto de compartilhar.

No final das contas foi bom saber que não compartilhei apenas os scans, mas o ânimo de faze-los.

Fico orgulhoso de ter influenciado gente tão boa, e é irônico como hoje eu é que baixo scans de vc, Chesco e outros, sabendo que serão de boa qualidade, e procuro compartilha-los no Onomatopeia.

Obrigado pelas palavras, e é um agradecimento verdadeiro.

:)

Adriano Antônio disse...

Parabéns Eudes pelos 10 anos de RA e scans! Conheci mt coisa boa aqui! tinha artista de quadrinhos que eu nunca teria conhecido se não fosse pelo teu blog! Só uma pergunta, não vai ter nenhum "Farrazine" comemorativo desses 10 anos, eu adorava ler a publicação mas ultimamente ela tá meio que parada, não é? vcs pretendem lançar algum faeeazine novo no futuro? ou encerraram as publicações do periódico? No mais, muito obrigado por compartilhar sua cultura e seu conhecimento sobre quadrinhos!

Eudes Honorato disse...

Obrigado, Adriano. Não, eu não participo do Farrazine. Ele só começou no FARRA e depois fez sua carreira-solo :) Então, não sei nada sobre a pauta da revista :)

Anônimo disse...

Eudes, fera... Terra X seguido de Watchmen Definitiva... Assim você me mata!! Estou adorando essa nova fase do RA. Espero que, com o tempo, venham mais scans desse quilate. Seguindo a tradição dos itens fora-de-catálogo, o Deluxe do Soldado Invernal seria uma boa pedida. Abraços.

A Gibiteca disse...

Eudes, você realmente é "o cara"...

O visionário e o pioneiro são aqueles que inspiram pessoas a seguirem seus passos...

Como aconteceu comigo, que hoje tenho um site e blog de compartilhamento... Faço parte do grupo EsquiloScans, participo de fóruns...

E tudo começou com um scan (não lembro qual) com o um logo engraçando com o nome F.A.R.R.A.

Um grande abraço para você e obrigado pela inspiração...

E que venham mais 10...

Daniel

Eudes Honorato disse...

Eu adoro o logotipo do FARRA!!! hahahheuahuehauea Obrigado Daniel. O Gibiteca tem feito um ótimo trabalho. Esse afinco que todos estão tendo em escanear tanto material antigo é bom demais!

Ozymandias Realista disse...

Seu modo de ver Watchmen é bem semelhante ao meu, embora eu só tenha lido de 2012 para cá.

Business

category2