quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Terra X


NO MÊS DE ANIVERSÁRIO DO RA: TERRA XMais de 470 páginas para relembrar os velhos tempos

Image and video hosting by TinyPic
Para baixar, clique aqui

A primeira vez que soube de Terra X foram há mais de dez anos atrás. Lembro de conseguir uma revista da editora Mythos, com aquele estranho título e ficar bastante curioso. Porém, não consegui nenhum outro número e acabei desistindo de ler. Quando, tempos mais tarde, descobri que as edições da Mythos não continham a história completa - na verdade, nem mesmo metade - eu fiquei extremamente decepcionado.

A única coisa que entendi de início foi que, apesar de não desenhar a história, Alex Ross estava envolvido no projeto. Também entendi que era algo sobre um futuro alternativo onde todos os seres humanos tinha se transformado em mutantes, daí o termo Terra X. Mal sabia eu que a coisa era muito maior e mais complexa que isso. No entanto, como eu ia conseguir ler isso algum dia, se apenas no futuro, no ano de 2009, é que seria lançada integralmente, aqui no Brasil? E, lá nos idos de 2003, eu não acreditava muito que isso fosse acontecer um dia.

Nem mesmo em scans traduzidos para o português era possível achar. Nenhum grupo de scans, surgidos na época, teve coragem de encarar a empreitada que compreendia 14 edições, incluindo várias páginas de texto corrido. Eu mesmo não me atrevi. Seria um trabalho hercúleo e que renderia muitos erros de tradução. Mas, para tudo há um jeito.

Vasculhando a interminável internet, acabei encontrando não apenas Terra X, como as sequências Universo X e Paraíso X, em espanhol. Se eu sei espanhol? Não. Mas, para mim, seria mais fácil de ler do que se fosse em inglês. E, assim, em alguns dias eu li mais de 1600 páginas, da saga a qual eu tinha tanta curiosidade. Cheguei até a postar no blog, em espanhol mesmo.

Já me conformava que esta seria a única maneira de ler Terra X quando, milagrosamente, em 2009, a Editora Panini lança uma edição encadernada com toda a saga, em um único volume. Reli agora mais confortavemente, apesar do preço!

Terra X é uma história intrigante, escrita por Jim Krueger, baseado nas idéias de Alex Ross. O desenhista Jon Paul Leon traz uma arte sombria para um mundo do futuro sombrio. Um universo Marvel totalmente modificado, desconstruído. Praticamente nada é o que era antes. Uma estranha praga transformou todas as pessoas do mundo em mutantes, com raras exceções. Neste futuro alternativo, Reed Richards perdeu a esposa e o cunhado em um combate com Dr. Destino e Namor. O Capitão América é um cavaleiro andante, velho e cansado, que combate forças além das suas capacidades. O Homem-Aranha é agora um viúvo de meia-idade que abandonou o uniforme há muito tempo. Sua grande preocupação é a filha que está aliada a um simbionte e agindo como Garota-Aranha.

Nem os X-Men, nem os Vingadores existem mais. Alguns estão mortos, outros apenas reclusos. Falando em reclusos, Tony Stark vive assim, comandando de sua base, um grupo ao qual chama de Homens de Ferro, réplicas robóticas dos Vingadores. Adquiriu manias de limpeza e procura não ter contato com ninguém. Richards, depois da morte do Dr. Destino, tomou seu lugar na Latvéria e vive lamentando a morte de Sue. Seu amigo, Ben Grimm, casou com Alicia Masters e teve dois filhos. Também se não atua mais como super-herói.

É nessa nova ordem que estão de volta á Terra, os Inumanos, e eles têm seus próprios problemas e segredos. Além de tudo, ainda há uma Hidra que captura as pessoas e as transforma em uma inteligência coletiva, retirando a vontade própria de cada um. Fazendo algo parecido, há também o Caveira Vermelha, que domina as mentes de várias pessoas e cria um exército pessoal. Um detalhe, este não é o nazista que o Capitão costumava enfrentar, mas um adolescente com poderes psíquicos e manias de grandeza. Mas, tudo isso ainda é a ponta do iceberg.

Para nos mostrar tudo que a saga tem a nos revelar, o Homem-Robô, Aaron Stack, ou apenas X-51, é levado até a lua para auxiliar um Vigia que se encontra cego, a relatar os acontecimentos nesta Terra modificada. A medida que os acontecimentos se desenrolam para X-51, ele descobre que não poderá apenas observar impávido, o que está acontecendo diante de seus olhos cibernéticos. Aaron Stack não é humano, mas ele sabe que humanidade pode ser adquirida.

Alex Ross foi co-autor em Marvels e Reino do Amanhã, ilustrando as mesmas. Nas duas sagas, sempre há uma pessoa que nos conduz pela história. Em Marvels é o fotógrafo Phil Sheldon; em Reino do Amanhã é o pastor Norman McCay, personagem com as feições baseadas no pai do ilustrador. Aqui, em Terra X é Aaron Stack, o Homem Máquina. Um personagem pouco conhecido do público em geral, que ganha uma nova dimensão e importância.

Capítulo a capítulo somos levados pela Terra X, nos envolvendo, nos surpreendendo e, às vezes, querendo que esse ou aquele não tivesse tal destino. Que o digam os fãs de Wolverine, que devem ter se surpreendido com o que ele se tornou. No entanto, Krueger e Ross não pararam em Terra X. No fim da saga percebe-se que há mais a ser contado, e isso acontece em Universo X e Paraíso X. O segundo já foi publicado aqui pela mesma editora. Um calhamaço de mais de 700 páginas e um preço que só mesmo quem é louco por quadrinhos, vai dar: 160,00. Procure por promoções, é o que aconselho.

Ainda é possível encontrar Terra X a venda em lojas virtuais e, quem ficar interessado, seria bom adquirir antes que saia de circulação. No mais, espero que curtam os scans que visam ser um presente para os leitores do blog, por esses dez anos, ou desde que o encontraram. Curtam, mesmo não sendo Facebook.

ATENÇÃO: Para baixar pelo Zippyshare clique apenas em DOWNLOAD NOW e mais nada.

14 comentários:

Chesco36 disse...

O que dizer dessa maravilha Eudes? To aqui boquiaberto amigo..Simplesmente fenomenal,espetacular,sensacional...toda essa grande obra reunida num só exemplar..só me resta agradecer e dizer que é a primeira vez que vejo um scan com mais de 400 páginas ser postado em algum blog.Inovou mais uma vez amigo.Muito obrigado.gostaria de saber se posso compartilhar nos blogs essa obra fantástica.Grande abraço!!!

nuncaassino disse...

Parabéns Outsider Z, o tempo passa e nem se vê...

Anônimo disse...

Espetacular. Só posso agradecer muito, sei o esforço monumental que foi escanear essas 400 páginas. Pena que ninguém resolveu até hoje escanear toda a série O MELHOR DE CARL BARKS, que seria uma tarefa digna de Hercúles.Um grande abraço e um grande OBRIGADO!Fernando J. Gomes

raimundo disse...

Eudes tenho 51 aninhos de idade e dois filhinhos de 25 e 27 anos.os dois piralhos deram fim ao meu dvd com Druuna do Serpieri.como aqui quem ganha o presente não é o aniversariante posta por favor Druuna,vai!sei que não atendes pedido e nem cobranças, mas se postares os cuecas de plantão que não conheçem esta obra-prima te serão eternamente agradecidos,assim como sou.Druuna ah!Druuna!!!

LucaTorelli disse...

Valeu por mais um ótimo trabalho, Eudes!
E só uma pergunta: você precisou destruir sua edição, como já teve que fazer outras vezes, para poder fazer estes scans?

Eudes Honorato disse...

rsrsrsrsrsr sim, precisei, principalmente pq tem muitas páginas duplas, e seria impossivel ficar bom, so abrindo a edição.

Anônimo disse...

Eudes, desconsidere minha mensagem anterior, consegui abrir o arquivo. Vlw!

Egon disse...

Caraca, que legal! Fazem uns 3 meses que tô procurando pra comprar e não acho!!!

Eduardo disse...

Muito obrigado, Eudes. Valeu mesmo...

Bravo disse...

Desta vez você se superou, Eudes. Scan de altíssima qualidade, trabalho de mestre - imagino que deva ter dado a maior dó em desbembrar a edição para escaneá-la, não é não? Aproveitando a deixa... adoraria ver mais scans de encadernados nacionais com a mesma qualidade. Minha dica: os deluxes do Capitão América de Ed Brubaker. Seria de mais. Continue o bom trabalho.

Eudes Honorato disse...

O problema de scans como esses (e os deluxes) é justamente o cansaço que dá faze-los.

Tb não sei se é bom escanear em larga escala, acho que chamaria atenção para os scans de novo.

Terra X é de 2009, e me parece que esta ate sendo complicado encontra-lo para comprar. Não que isso os acalme, mas ao menos chama menos atenção do que algo que saiu há pouco tempo.

Sem falar no fato grana, nao é todo mundo que vai fazer o que faço com algo caro assim, e não é todo encadernado caro que eu tenho.

:)

Anônimo disse...

Sem querer polemizar ou criticar, mas só mesmo para entender: Porque o scan foi dividido em em três partes (sendo dois de 85,83 MB e um de 40,83MB)? Quer dizer, não era melhor fazer um só grandão de 210 MB ou três com o mesmo tamanho? Qual o critério afinal?

Budu disse...

Eudes:

Grato!

Anônimo disse...

Pela milésima vez cantando alto:
Hey Hey Hey, Outz é nosso rei \o/

XD desculpe a breguice, mas é esse o sentimento XD

Business

category2