sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Mês de Aniversário: Resumo Final


NOVA YORK: A VIDA NA GRANDE CIDADE
Will Eisner encerrando as festividades de 10 anos


Image and video hosting by TinyPic
Para baixar todas as 437 pgs, clique aqui


E novembro está terminando. O mês em que o blog completou seus dez anos de existência. Não pensei que fosse ter pique para fazer o que fiz. Tantos posts e três HQs que valiam por dezenas. Se não fosse o Facebook me atrapalhando acho que teria feito até mais. Espero que a famigerada rede social, que já detonou o Orkut e tá mandando para o cemitério o MSN, não destrua também o RA. Mas, aí só depende de mim, claro.

Minha intenção era fazer um post por dia, durante todo o novembro. Eu estava indo bem no começo, mas era realmente impossível conseguir, já que outros assuntos requeriam minha atenção também, como por exemplo, a vida. Mas, até que foi bem a recapitulação de como o blog foi criado, como surgiram os scans aqui e tudo mais que veio depois, feita em capítulos publicados durante o mês, era algo que eu nunca havia tentado antes.

No primeiro post eu disse que haveria um aviso importante, no dia 21, e acabou que não tive como dar esse aviso, por faltou um detalhe que não consegui a tempo, e nem o tenho ainda. Só posso adiantar que é sobre o nosso pistoleiro querido, criado por mim, Jerusalem Jones. Podem notar que ele não entrou nas recapitulações como deveria, pois eu queria poder fazer o artigo sobre ele junto com o aviso. Assim que eu tiver o que falta, a verdade será revelada.

Só posso dizer que ter criado esse personagem, e ele ter sido tão bem recebido - e esperado - me deixou muito feliz. Aliás, a falta de mais contos dele por aqui, se deve também ao que será dito no futuro. Mistérios.


Image and video hosting by TinyPic
Para ler a entrevista, clique aqui


O simpático site de notícias sobre entretenimento Macacos Robôs Zumbis do Inferno, fizeram uma entrevista comigo por causa dos 10 anos e publicaram há uns dias atrás. Como sempre, eu não sou bom em responder perguntas sobre qualquer assunto, então a coisa toda fica meio bizarra. Mas, ao menos combina com o espírito do site.

Obrigado também a todos os que comentaram nos posts feitos este mês - e em todos os meses passados - sendo que muitos me deixaram realmente emocionado. Sempre é legal perceber o quanto o RA, na sua fase áurea, levou muita coisa a muita gente. E, também TROUXE muita gente. Sempre lembro que recebia muitos e-mails de pessoas que diziam ter parados de ler quadrinhos e, devido aos scans e a facilidade de adquiri-los, voltou a lê-los, em papel.

Um e-mail em especial que lembro bem, pois não guardei, por ser uma anta, é o de um cabo do exército. Como terei de citar de memória, não sei o quanto da mensagem estará correta. Mas, ele dizia que estava no meio da Amazônia, onde não havia muito o que fazer nas horas de folga, então ele estava agradecendo pelos muitos scans que baixava e lia, nesses momentos de tédio. Aquilo realmente me surpreendeu.

Mesmo hoje em dia, por meio dos comentários, e até mesmo por meio do
Facebook, recebo agradecimentos e me contam histórias dignas de se contar em um livro. Pessoas que superaram até mesmo fases dificeis porque tinham algo para distrair a mente. Eu mesmo não consigo abarcar a magnitude de algo que para mim, é apenas um passatempo. Me sinto pequeno diante de palavras assim. Principalmente porque penso que, no fundo, faço isso por um certo egoísmo. Mas um egoísmo bem aproveitado, creio eu.

Porém, nunca foi sozinho. Apesar de nunca ter colaborado diretamente, a Lia, minha esposa, sempre apoiou e se entusiasmou por algo que passou a gostar porque eu gosto. Acho que tenho muita sorte. Só tenho a agradecer.

E, durante todo esse tempo, várias pessoas ajudaram de uma forma ou de outra para que o blog fosse o que ele é hoje e para que eu aprendesse a escanear melhor. Muitos ajudaram até mesmo anonimamente. Citarei alguns e pedirei perdão a quem eu esquecer, mas que não serão menos importantes por causa disso.

Fábio Negro, do extinto UOL Cinema, era entusiasta do blog desde o início. Não tenho toda a certeza do mundo, mas creio que foi ele a pedir que eu escaneasse a página da HQ do Deadpool e, imaginem, se foi ele mesmo, como desconfio que seja, ele pode ter criado um monstro. Nessa época ainda do UOL Cinema, muitos ajudaram na fase dos scans, principalmente os traduzidos: Akhantus, Luci e muitos outros que minha memória não permite lembrar.

Quando comecei a receber muitos scans via e-mail, um dos que mais colaborou, enviando material da Vertigo, foi Edson Gomes que chegou até mesmo a mandar todos os números da Almanaque Vertigo, publicada pela Editora Abril e queria enviar todos os Spawns que tinha, mas eu não quis. Outro entusiasta da Vertigo foi o Woody, que começou a tradução de Y-The Last Man e Fábulas, que outros grupos continuaram depois.

Kakô, dono do GibiHQ, me emprestou vários gibis que eu nunca conseguiria de outro modo, e assim pude escaneá-los, entre eles Watchmen, como já relatei anteriormente. Thiagaum fez muitas traduções para o RA, no início dessa fase, e depois montou vários blogs seus. Garotas também tiveram sua parcela de participação por aqui: Satanika era uma ferranha apoiadora; Dani* chegou mesmo a fazer scans, incluindo WE3 e alguns nacionais e Juliana foi quem me ajudou a criar o F.A.R.R.A.

Alguns amigos fizeram scans improváveis, como o Sid, que fez o enorme A Sombra das Duas Torres. Um casal anônimo escaneou Desvendando Quadrinhos, que pegaram em uma biblioteca, numa época em que o livro não era mais publicado por aqui. Os namorados Mary Jane e Mumemafu ajudaram com scans e traduções. Nikki Nixon, como citei no artigo anterior, me emprestou seu dicionário Marvel e, pasmem, deixou eu arrancar as páginas do encadernado que ele mandou fazer. Sim, loucos, adoráveis loucos.

O Tio Helbert, que anda bem sumido, me enviou coisas que, na época, eram impossíveis de se encontrar, como a HQ que não foi publicada de Constantine. E, acho que foi através dele que descobri Miracleman em scan. Temos o ShadowBoss, incansável diagramador de HQs, que também é o autor do poster comemorativo dos dez anos e que virou nosso novo banner. Um dos modos que achei para pagá-lo, na época, pelo que ele fazia, foi escrever a letra de uma música para a banda que ele tinha.

Quando começamos a fazer as traduções de Hellblazer, Luca Torelli foi um dos melhores tradutores que eu vi, fazendo um trabalho profissional em nosso mundo amador. E a história dele com o RA ainda terá mais um capítulo, no futuro.

Talvez, uma das pessoas que mais tenham me ajudado no aperfeiçoamento dos meus scans, tenha sido o Cimerian Satan. Colaborador frequente do GibiHQ, ele também ajudava bastante ao RA. O cara até mesmo ficou uma semana tomando conta do RA, enquanto eu estive fora... mesmo. Fora do RA. Apesar de sumido, deixo aqui meu agradecimento ao cara. Poderão ver o logotipo de um lobo com Cimerian Satan escrito embaixo, em muitas HQs de qualidade. Ele era um perfeccionista.

Desses, um que conheci na vida real, e nos tornamos grandes amigos, foi o JP_volley. Essencial para completar a tradução de Preacher, gostava também de Hitman e fizemos alguns números juntos. Revisava muita coisa que vinha para mim, como Livros da Magia, por exemplo. Às vezes revisávamos uma HQ via MSN, enquanto fazíamos piada com tudo.

Outro que só lembro o apelido era o Bob Cuspe Jr., que foi essencial para que se completasse a coleção Ficção e Aventura da Editora Abril. Eu, ele e Cimerian Satan fizemos os scans de todos os 21 números. O Bob enviou ainda muitos outros scans variados. Também quero lembrar o Guilherme, dono do HQ é Aqui, que fez com que eu aprendesse a ler Will Eisner e outras HQs mais adultas e saísse do meu mundinho fechado, onde só havia os super-heróis. Sim, nessa jornada eu não apenas influenciei, também fui influenciado.

Agradeço também a todos os que fizeram os três anos do F.A.R.R.A., aquele braço do Rapadura que muitos sentem falta, o sucesso incrível que foi. Foram tantas e tantas pessoas: tivemos a Juliana, que me ajudou a comerçar, depois os que me ajudaram a construir, Parallax, Neide, Ivan, Deb, e muitos outros. Queria que minha memória fosse melhor para citá-los a todos.

Enfim, o que quero deixar claro, é que não foram dez anos sozinho, tive muita e boa companhia e aprendi muito, também. Para fechar o mês de aniversário, deixo para download essa HQ de Will Eisner, como um tributo a todos os que aqui ajudaram. O RA existe por causa desses que citei e dos que faltaram ser citados, mas estão aqui, também. Agora vamos em frente, rumo aos 20 anos.


7 comentários:

zwingliano disse...

Leio o RA diariamente desde 2003 ou 2004 e, embora tenha comentado apenas umas poucas vezes, deixo hoje meus agradecimentos por tudo que nos proporcionou por todos esses anos - a mim e a outros muitos anonimos.
Um abraco Eudes/OutZ

Eudes Honorato disse...

Obrigado, Zwingliano :)

Anônimo disse...

Herói! Essa sequência (de Terra X para cá) está arrasadora. Só encadernado de qualidade.

Keep up your good work. ;)

Marcelo disse...

Will Eisner é a maior fraude dos quadrinhos em todos os tempos. Não sabe desenhar e não sabe escrever. Tudo nele é rasteiro,piegas e bobo.

O cara já nasceu velho, defasado...inútil.

Junior disse...

O primeiro link do NOVA YORK: A VIDA NA GRANDE CIDADE, esta corrompido.

Eu até baixo o arquivo sem problemas, mas quando vou abrir da erro.

Tem como você corrigir o problema?

Desde já, grato!

Eudes Honorato disse...

Baixe neste link aqui

http://aspasnoir.blogspot.com.br/2012/12/nova-york-will-eisner.html

Thiago LR disse...

Eudes, entrei para informar que a primeira parte do link do Zippyshare está indisponível mas li seu comentário e já baixei pelo link do Mega.
Muito obrigado pelo ótimo trabalho no site.
Sempre entro para baixar as novidades.
Parabéns pelo trabalho.

Business

category2