terça-feira, 27 de novembro de 2012

Os Soldados de Terracota


A TUMBA DO IMPERADOR - STEVE BERRY
Cotton Malone e Cassiopeia Vitt de Volta a Ação

Image and video hosting by TinyPic


Steve Berry é um produto da era Dan Brown de livros de aventuras históricas. Seu primeiro romance foi publicado em 2003, ano da publicação do sucesso mundial, Código Da Vinci. O escritor até mesmo tem um livro publicado envolvendo história católica, chamado O Terceiro Segredo, sobre as visões de Nossa Senhora de Fátima, mas sem o mesmo impacto do livro mais famoso de seu, digamos, mestre.

Além de tudo, parece que Berry até mesmo tem a benção de Dan Brown sobre sua carreira de escritor, notoriamente inspirada e calcada no sucesso deste. Não que Steve Berry seja um plagiador. Digamos que ele é um excelente aluno. E, diferente de Dan Brown, que escreve um livro a cada passagem do cometa Halley, Berry se propôs a escrever um livro por ano ou mais, já que ele acumula 13 livros escritos desde 2003, dez deles já publicados por aqui. E a produção intensa não faz com que os textos caiam de qualidade.

Em A Tumba do Imperador, o agente Cotton Malone que Berry criou em O Legado dos Templários e já foi o personagem central de vários livros, está de volta. Malone é um ex-agente secreto dos EUA que vive agora como vendedor de livros raros em Copenhague, Dinamarca. Porém, sempre é retirado de sua condição pacífica por algum incidente envolvendo conspirações mundiais. Desta vez é sua amiga bilionária e arqueóloga, Cassipeia Vitt, quem o leva de volta ao perigo.

Malone recebe um recado de que deve acessar um site específico. Nele assiste, ao vivo, sua amiga sendo torturada e uma voz ordenando que ele entregue o que Cassiopeia deixou aos seus cuidados, senão ela morre. Cassiopeia ainda consegue gritar que Malone não entregue nada, antes que o vídeo se encerre. Totalmente chocado com o que viu, Malone tem um problema ainda maior: Cassiopeia Vitt não deixou nada com ele. Assim sendo, ele não faz a mínima ideia sobre o que ela está falando. É o começo de uma aventura envolvendo a luta pelo poder na China.

Cassiopeia se envolveu e foi capturada após tentar ajudar a encontrar o filho de um amigo seu, Lev Sokolov, um russo que mora na China. Para resgatar o garoto, Cassiopeia precisava de um lampião chinês, uma relíquia arqueológica, para barganhar com os sequestradores do menino. Quando vê que podem tomar o objeto dela e não entregarem o menino, ela o esconde. Dizer que estava com Malone foi apenas para ganhar tempo e, quem sabe, sim, envolver seu amigo nesta aventura. E é o que Malone faz, indo atrás de salvar sua amiga, pela qual nutre sentimentos não tão bem definidos.

Tudo isso porém, é apenas um pequeno pedaço de algo muito maior. Os minitros da China Ni Yong e Karl Tang estão envolvidos em uma disputa para decidirem quem será o próximo primeiro-ministro. Para isso, o lampião que Cassiopéia Vitt escondeu precisa ser ecnontrado pois é parte essencial de algo que mudará o destino da China perante o mundo e, consequentemente poderá mudar o mundo.

Por milhares de anos mantendo-se isolada, a China foi sempre auto-suficiente, até que precisou se relacionar com o mundo e precisou, também, de recursos que não possuía em grande escala. Isso a tornou dependente. O lampião, e o que está dentro dele, pode mudar tudo. Como será usado, depende da perssonalidade desses dois homens que disputam o poder.

Karl Tang acredita na força, como forma de governar, como muitos antes dele, e fará de tudo para chegar onde quer. Ni Yong é moderado, mas sua moderação poderá ser sua ruína. A batalha entre esses dois homens pega Cassiopeia Vitt e Cotton Malone, como um tornado que agarra uma casa. Se serão destruídos no processo, dependerá de qual dos dois vencerá.

Além de tudo, existe Pau Wen, um idoso chinês que mora fora da China, e que, no entanto, parece estar manipulando a todos, desde os dois ministros até Cassiopeia e Malone, para que seus próprios interesses sejam alcançados. Pau Wen saqueou vários artefatos antigos e levou consigo para Antuérpia, seu novo lar. Distante da China há tanto tempo, é estranho que esse homem se interesse tanto por querm será o primeiro ministro. O lampião que dá início a tudo, foi roubado dele, por Cassiopéia. Mas, como ele já havia roubado da China, nem chega a ser um roubo, propriamente dito.

Em todo imbroglio ainda temos Viktor Thomas, um agente duplo, ou triplo, que trabalha para Karl Tang, mas pode, na verdade estar trabalhando para os russos, ou os americanos, ou talvez apenas para si mesmo. Ele parece nutrir algo por Cassiopeia Vitt. Já, Cotton Malone nutre apenas ódio por Viktor, devido a problemas no passado e, também, pelos novos percalços pelos quais Viktor os faz passar.

E, onde entra a Tumba do Imperador nisso tudo? Bom, é lá que todos precisam chegar, para que o destino da China seja decidido. E, quem sabe, entendido.


Nenhum comentário:

Business

category2