sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Mistério Revelado nos 10 Anos


UMA NOVA ILUSTRAÇÃO PARA OS DEZ ANOS DO RA
E alguns adendos ao último artigo da saga do blog


Image and video hosting by TinyPic
Ilustração do ilustre Ricardo Braga. Clique p/ ampliar.
Quem quiser enviar a sua:
eudes_norato@yahoo.com.br


Além da hilária ilustração acima, enviada pelo Ricardo Braga, recebi, via comentários, um link bem interessante enviado pelo Doggma, dono do blog Black Zombie, do site Way Back Machine, que traz imagens de como seu blog era tempos atrás. Sim, tudo que você fez em seu blog está em seus arquivos, mas o layout dele mudou ao longo do tempo, o que Way Back faz é mostrar não os arquivos, mas os antigos layouts.

Por coincidência, eu tentei usar o site para tentar ver como era o layout do RA, no Blogspot e não consegui. Isso antes de receber o link do Doggma. Só que eu tentei ver o passado do blog neste endereço. O Doggma foi mais longe e fez a busca pelo endereço do blog quando ele era no Blogger Brasil, coisa que não tentei porque achei que não fosse possível. Porém, o site não consegue trazer tudo, apenas alguns dias epecíficos.

Neste link aqui, temos 04 de fevereiro de 2003, onde podemos fazer uma verdadeira viagem no tempo e ver scans que, hoje em dia, estão totalmente defasados, sendo que a maioria - quase todos, na verdade - eu nem os tenho mais em arquivos, pois a qualidade ficou ultrapassada demais. Mas é divertido fazer essa turnê pelo passado.

O primeiro scan que aparece (o último da página) é Liga da Justiça: O Prego. Lembro que comprei e escaneei. Porém, ainda nao foi o primeiro, pois nos comentários que, por incrível que pareça estão ativos, se fala em terem baixado Crise nas Infinitas Terras. Como o Way Back não consegue ir mais para trás que isso, o primeiro scan oficial ainda é um mistério.

Aparentemente Camelot 3000 ocupa essa posição, já que na mesma página vemos a HQ (re)postada com o seguinte texto escrito por mim:

" Agora posto aqui a HQ que transformou o Rapadura Açucarada em um Blog de HQ, essencialmente, quando ele era, na verdade, um blog de nada específico."

O que chama a atenção ao rever o passado do blog é a quantidade de material postada. Um volume enorme feito tanto por mim, quanto por outras pessoas das quais eu nem me lembrava mais. Outra coisa que o Way Back não consegue é mostrar todos os banners do topo do RA, pois as imagens estão deletadas. Foram tantos banners e logotipos, que eu fiz o favor de não guardá-los, que seria nostálgico poder vê-los novamente.

Para continuar o passei é só clicar aqui e nos dias circulados de azul, que são os que o Way Back tem em arquivo. Se o site pudesse trazer tudo, todos os dias estariam circulados de azul.

Numa segunda tentativa de visitar o passado do blog quando estava neste endereço aqui, vi em que eu estava errando. Eu precisava tirar o ".br", pois este não existia até um tempo atrás, no Blogspot. Assim, cheguei aqui, e pude rever o blog desde 2004, quando já estávamos sem scans. Porém, clicando mais adiante nos círculos azuis, vemos que os scans voltam.

Passeando por lá reencontrei esta paródia feita em um página de Thor: Vikings, para o aniversário de 2 anos do RA, em 2004:


Image and video hosting by TinyPic
Clique para ampliar


Enfim, só tenho a agradecer o Doggma, por ter feito com que eu insistisse no Way Back, e quem quiser relembrar como seu blog era, é só visitar lá. Lembrando de retirar o ".br", se for blogspot. Obrigado novamente ao Ricardo pela ilustração e a todos vocês por estarem acomonhando esta saga!


2 comentários:

Allan Chaves disse...

Olá Eudes, sem dúvida é muito interessante rever os tempos antigos do blog, e relembrar alguns bons momentos.

Lembro do maldido p2mail, do walla dos hds virtuais...

Enfim, era um sofrimento naquela época ler quadrinhos, as editoras faziam um trabalho muito meia-boca, e o acesso aos clássicos era muito difícil.

Lembro-me que perdi de comprar na banca Watchmem, e não encontrava em sebos. Naquela época, caso isso vc não comprasse no lançamento vc estava praticamente condenado a nunca mais ler aquela hq.

Quando conheci o RA foi uma das primeiras hqs que baixei, com internet discada era um sofrimento baixar um por um, e naquela época o p2mail sempre bugava, os hds virtuais ficavam off por alguns períodos, etc...

Enfim, muito tempo depois surgiu o FARRA, onde pude contribuir, e cheguei até a ser "promovido" por você como um dos moderadores do tópico Cinema. Enfim, bons tempos.

Ao mesmo tempo, acompanhado o blog e vendo os seus posts, que falavam um pouco da sua vida pessoal, pude me identificar com alguns tópicos. Tb fui religioso durante um tempo, e abandonei as hqs, e só voltei depois qdo descobri os scans, principalmente no RA.

É esquisito dizer isso, mas mesmo sem nunca ter te conhecido, vc faz parte da minha vida Mestre Eudes. (Soou meio gay, mas fazer o quê.) Espero ainda poder contribuir mais com o mundo do compartilhamento.

Eudes Honorato disse...

Opa, Allan, valew pelo depoimento! Sempre acho legal que existam pessoas que tiraram tanto proveito de um simples blog como esse ecom o que surgiu dele :)

Business

category2