domingo, 2 de dezembro de 2012

Nos Bastidores do Blog


W.BLOGGAR E ZOUNDRY: HERÓIS ANÔNIMOS
Sem eles o blog não teria durado muito


Image and video hosting by TinyPic
O WBloggar atualmente não funciona mais


Desde que resolvi que teria alguma forma de veículo na internet, escolhi para isso os blogs. Percebi logo que era o modo de pessoas como eu, que não têm nenhum conhecimento sobre como montar um site, terem sua página na internet. Assim, os vários sites onde se podem fazer blogs dão ferramentas basisamente simples, para que se monte um. A pessoa passa a postar pela página do Blogger ou do que ela escolher.

Tive que fazer assim por um bom tempo. Porém, as constantes mudanças promovidas pelo Blogger, tornavam irritante ter de reaprender a postar. Assim, não lembro quando, nem como e nem por quem, eu descobri o W. Bloggar, um editor de blogs, que era descrito assim pelo Wikipédia:

"W.bloggar é um software gratuito para publicar artigos em weblogs diretamente da sua Área de trabalho sem a necessidade de estar logado no sistema online do blog. Para se comunicar com o weblog o w.bloggar necessita que o sistema que gerencia este blog tenha implementada uma API, que é o acrônimo em inglês para Interface Programável de Aplicação."

Em pouco tempo eu já estava dominando a ferramenta e ela tornou ainda mais fácil postar, principalmente quando comecei a escrever textos longos. Eu o fazia ali mesmo, no editor, e enviava. Fazia (e faço até hoje) uma revisão e reenviava. Apesar de eu precisar ter ao menos um conhecimento básico ce HTML, consegui me sair bem e publicar no blog se tornou algo corriqueiro, sem problemas. Até o dia em que ele parou de funcionar.

O software era nacional, e acho que não conseguiu se manter financeiramente. Me vi totalmente perdido e comecei a procurar, como um desesperado, um novo editor de blogs, até que cheguei ao Zoundry.


Image and video hosting by TinyPic


Tive que reaprender tudo, neste novo editor de blog. Mas, depois de algum tempo, já estava novamente operando normalmente. Ele era até mesmo melhor que o antigo W.Bloggar.

Posso dizer com toda certeza que sem os editores de blog eu já teria desistido. Postar pela páginas é muitas vezes um exercício de paciência. Softwares como o Zoundry facilitam e fazem com aqueles períodos em que não se quer saber de blog, passem com mais facilidade.

Um certo tempo perdi o Zoundry e quando fui procurar só havia uma nova versão do programa. Quando instalei vi que estava bem mais complicado, sem contar que eu não conseguia trazer todos os posts antigos, como fazia na versão antiga. Com muito custo achei a versão a que estava acostumado e a reinstalei. É a que ainda estou usando.

A única coisa que ainda faço pela página do Blogger é mexer no layout, principalmente quando tenho que acrescentar novos banners de sites e blogs de scans e outros. Meu conhecimento de html é suficiente apenas para isso, assim como meu conhecimento de Photoshop é suficiente apenas para tratar scans. E assim como no Photoshop, sinto que não uso todo o potencial do programa. Este sou eu.


Um comentário:

Marcelo disse...

Caramba, que legal saber que meu software te ajudou Eudes!

Sou leitor do(s) seu(s) blog(s) há um tempão e devo muito a você, pois me mudei para os EUA em 2011 e tive que doar minha coleção de HQs, portanto foram os seus Scans que me fizeram "trazer" um pouco da minha coleção.

Grande abraço

Business

category2