segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Classics Illustrated #01: Moby Dick


CLASSICS ILLUSTRATED #01: MOBY DICK
A Coleção Máxima da Editora Abril

Image and video hosting by TinyPic
Para baixar, clique aqui


Uma das coleções mais admiráveis que a Editora Abril lançou em seus áureos tempo foi a Classics Illustrated. Doze edições (que estarão todas aqui, re-escaneadas) com adaptações de grandes obras literárias, ilustradas por renomados artistas da industria de quadrinhos norte-americana. Para mostrar a que veio, a coleção já começa com um clássico reconhecido por qualque um, pelas mãos de um artista que vinha crescendo desde que ele se juntou a Frank Miller em Elektra Assassina: Bill Sienkiewicz.

Tão diferente quanto seu sobrenome, era a sua arte, que evoluíra bastante desde que ele desenhava personagens secundários como o Cavaleiro da Lua. O que parecia uma arte um tanto quanto tosca, se tornou um primor quando ele passou a pintar as HQs que ilustrava, como a já citada e outra bem conhecida que foi a Graphic Novel do Demolidor, novamente com Frank Miller.

Em Moby Dick, os delírios do Capitão Ahab ganham mais força na arte de Sienkiewicz. Toda a história se torna um único delírio, tanto do capitão, quanto do desenhista e se torna nosso, também. O conto do homem obcecado por vingança contra o monstro marinho que decepou sua perna ganha imagens impressionantes. E este foi apenas o primeiro número.

Infelizmente a Abril não publicou todos os números da coleção americana, e faltaram grandes obras como O Homem Invisisível e o Médico e o Monstro. Mas, estas 12 edições já são uma relíquia sem par.


3 comentários:

gilbertking disse...

Belo texto, hein amigão ? Época boa era aquela, em que as bancas eram abarrotadas de grandes lançamentos, graphic novels, mini-séries de luxo e edições especiais como foi esta coleção da Abril. Como já escrevi outras vezes, vc e todos os guerreiros dos scans são os verdadeiros super-heróis.

Eudes Honorato disse...

Verade, era uma época e tanto. <uita coisa compensava os gibis convencionais serem em formatinho.

Hoje essa"magia" custa caro, pois estao concentradas em comic shops e livrarias.

Anônimo disse...

Ainda lembro quando eu, que só lia revistinhas Disney, ganhei do meu pai esta edição do Moby Dick.

Apesar de achar o texto confuso na época, fiquei fascinado com os desenhos do Bill Sienkiewicz, de quem me tornei fã imediatamente.

Valeu,
LucaTorelli

Business

category2