quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Revista Animal #01 de 22


REVISTA ANIMAL #01 de 22
Novos scans 2.0 remasterizados digitalmente

Image and video hosting by TinyPic
Para baixar, clique aqui


A primeira regra dos scans é não falar dos scans. Mas, a segunda regra mais importante é: um scan precisa ser legível. Não adianta digitalizar uma revista e, no fim das contas, você só conseguir divisar as ilustrações, mas ter que apertar os olhos para conseguir ler alguma coisa. Esse não é um problema tão grave hoje em dia, mas, por muito tempo tivemos scans que eram feitos sem se pensar muito em qualidade, apenas em popularidade. Porém, o problema é que muitos scans feitos no passado e que eram legíveis nas telas de computador da época, hoje em dia não o são tanto com o avanço da tecnologia de monitores e tablets. A Revista Animal é uma delas.

Animal é um daqueles projetos incríveis em que completamos a digitalização de todos os números publicados aqui no Brasil, tendo sido eu, Cimerian Satan e outros que os fizemos. Numa época sem tablets e em que monitores de tela plana ainda eram caros demais, ler num computador com monitor de tubo fazia parecer que os scans estavam num tamanho excelente. Um erro de julgamento, sem pensar no futuro, principalmente meu.

Os diálogos nas histórias em quadrinhos publicadas na Animal que escaneamos, estão perfeitamente legíveis. O problema começa nos muitos artigos que povoam a revista, principalmente no suplemento MAU. Como ocupam boa parte da revista - e foram feitos com muito esmero - se torna terrível o fato de não se conseguir lê-los adequadamente. Se aumentamos dando zoom, a qualidade se perde e não melhora a leitura.

Como aconteceu com Classics Illustrated, surgiu a chance de conseguir a coleção completa da revista, novamente. Faltam algumas, só torço para que o sebo aqui perto onde as estou comprando, não venda os que me faltam. Por sorte existem números replicados. Infelizmente será impossível fazer isso com tudo que foi escaneado nesses 10 anos. Muita coisa existe pelos Mercados Livre da vida, mas aí envolve não só dinheiro, mas entrar numa expiral de falta de tempo que pode ser desanimador e me fazer parar. Então melhor fazer o que, por acaso aparecer, como está sendo o cado da Animal.

Abaixo coloco um exemplo do scan antigo, e do novo, da número #01, justamente em uma parte que contém matéria e não quadrinhos, para se perceber a diferença. Para quem quiser baixar os 22 números na qualidade em que estão, clique
AQUI.


Image and video hosting by TinyPic
Clique para ampliar


11 comentários:

Anônimo disse...

Eita. Outz! Há quanto tempo... tudo bem contigo? Abs, Dré.

Eudes Honorato disse...

Nuooooossaaaaaaa....hehhauehuahe tanto tempo que nem lembrava mais que eu era outZ! :D

Anônimo disse...

Antológico!

Anônimo disse...

Excelente post!

A revista Animal, apesar de extinta há mais de vinte anos, continua sendo uma inspiração para todos que se interessam pela publicação de HQs no Brasil.

Este trabalho do RA/OD demonstrara claramente a importância dos scans para a conservação de nossa história editorial.

Valeu,
LucaTorelli

Anônimo disse...

Eu esperava ansiosamente cada exemplar, mas naquela época a distribuição era irregular e eu acabei perdendo alguns, agora posso ler todos!!!

Anônimo disse...

Por favor, Eudes, scaneie de novo TODAS as edições da Animal. Essa versão 2.0 ficou maravilhosa!!! Abraços,

Gustavo disse...

Rpaz! Agora sim ficou bom d ler! Vlw aí Eudes!

Bruce Wayne. disse...

Um amigo meu me deu a pouco mais de 1 ano atras umas 6 revistas dessa coleção, eu posso escanear uma e lhe enviar por e-mail? Aprecio muito esse trabalho aqui, coleciono quadrinhos impressos (míseros quase 350) e uma pasta com quase 4000 em virtuais, quase tudo em CBR, salvando algumas pastas em PDF, um formato que não sou muito fã.

Marcelo disse...

Não se esforce tanto, essa revista é um lixo, tenho todas e são ridículas e nojentas. Era uma revista para uma época babaca para pessoas babacas. Infelizmente esse lixo se tornou o padrão das histórias em quadrinhos hoje em dia.

Justin disse...

Tenho quase todas, se tiver alguma mais dificil, e so me falar que pode ser que eu tenha.

Anônimo disse...

me tirou das revistas Marvel e DC

Business

category2