quarta-feira, 6 de março de 2013

Sam Bourne


O ESCOLHIDO - SAM BOURNE
Um presidente perfeito, até que tudo desmorona

Image and video hosting by TinyPic


Stephen Baker foi empossado presidente há poucos meses. Maggie Costello, que sempre trabalhou fora da política, agindo mais como mediadora em zonas de conflito, acaba sendo cativada por aquela figura e participa de sua campanha e vem a fazer parte de seu gabinete. Baker é o presidente sonhado por todo aquele que um dia depositou seu voto de confiança em um político: honesto, empreendedor e que realmente trabalha pensando no povo e nos problemas que os afetam. Logo de cara ele assina uma lei que visa proteger mais ainda as mulheres que sofreram algum tipo de violência, seja doméstica ou não. O presidente também tem os bancos na mira, por meio de uma lei que precisa ser aprovada e que pode fazer com que eles deixem de lucrar tão além do necessário. Maggie Costello está feliz em fazer parte daquilo tudo...até ser depedida por ter chamado um ministro de idiota, em um e-mail interceptado por um secretário da Casa Branca. Parece que para Maggie, o sonho de criar um mundo melhor, acaba ali. Ou não.

Quando está para recolher suas coisas e se retirar de seu cargo, uma bomba (figurativamente falando) cai sobre a Casa Branca e a nova administração. Uma fonte desconhecida deixa claro saber de segredos sobre Stephen Baker que pode acabar com a imagem de santo que ele tanto se esmerou em criar. Para começar, a tal fonte diz que o presidente já passou por tratamento psiquiátrico. O telejornal em que a notícia é veiculada diz que ainda mais será revelado, o que deixa tanto o presidente quanto seus acessores em polvorosa.

Maggie Costelo é a heroína que nos foi apresentada no livro de Sam Bourne, O Último Testamento. Nesta aventura anterior, ela vai para Israel servir de mediadora no processo de paz entre Israel e Palestina e acaba envolvida em algo muito maior. Descobre-se que uma peça arqueológica roubada do Iraque durante a queda de Saddam Hussein pode ser um fragmento do que seria a última vontade do profeta Abraão para seus dois filhos, que gerariam os habitantes de Israel e da Paletina. Encontrar tal peça agora é de vital importância para várias pessoas, muitas delas querendo-a apenas para destruí-la em seguida. Maggie Costello acaba tentando encontrá-la também, pois este pode ser de suma importância para o processo de paz naquela região. Assim nasce nossa heroína, que neste volume precisa salvar a reputação de um presidente e, quem sabe, o país.

Logo o homem por trás das notícias é descoberto, e ele mesmo se apresenta na TV, revelando mais um bombástico segredo. O terceiro decertará o fim de Baker como presidente e político. Porém, o homem nunca chegará a contá-lo. É assassinado antes e, ao mesmo tempo que causa alívio, piora ainda mais a situação do comandante em chefe dos EUA. Agora ele é suspeito de queima de arquivo e passível de empeachment. Para tentar descobrir mais sobre o homem que o arruinaria e sobre como ele morreu, ele envia Maggie Costelo extra-oficialmente à Nova Orleans, onde seu nêmesis foi assassinado. Maggie não sabe, mas está prestes a abocanhar algo maior que sua boca.

Atravessando o país, Costello tenta entender quem era aquele homem, Vic Forbes, e porque estava fazendo aquelas denúncias: ele iria pedir dinheiro? Estava agindo a mando de outras pessoas? A cada nova descoberta, parece que as coisas se complicam mais e se tornam mais misteriosas. E qual era o terceiro segredo que ele tencionava revelar? O presidente estava realmente fora de perigo quanto a isso?

Logo Maggie percebe que pessoas ligadas a ela e ao presidente estão morrendo e não demora muito ela mesma é vítima de um atentado. Alguém não quer que ela chegue à verdade, mas quem? Apesar do medo, Maggie decide que precisa ir até o fim, e encontrar a verdade, seja ela qual for.

Sam Bourne nos deixa grudados ao livro, numa trama de aventura e suspense político, levando-nos ao centro de uma grande conspiração que nos deixa surpresos ao nos fazer refletir sobre certas "verdades" ocultas que só os teoristas de consiuração enxergam. Será você um deles, um escolhido?


Nenhum comentário:

Business

category2