sábado, 28 de setembro de 2013

Cabeça de Parafuso: A Animação


O INCRÍVEL CABEÇA DE PARAFUSO - A ANIMAÇÃO
Roteiro: Bryn Fuller, Direção: Chris Prynoski

Image and video hosting by TinyPic
Para baixar a animação, clique aqui


Quando o filme Hellboy foi lançado, algum tempo depois apareceram duas animações baseadas no personagem de Mike Mignola, o mesmo autor de O Incrível Cabeça de Parafuso, que teve sua HQ colocada aqui alguns posts abaixo. Pois bem, conhecendo o trabalho de Mignola, seu traço característico e estiloso, era de se esperar que as animações de Hellboy viessem justamente baseados em seu traço. Mas, isso não aconteceu. Eram animações pobres em estilo. Apenas para arrecadar mais dinheiro em cima do sucesso conseguido com o filme dirigido por Guillermo Del Toro, este sim, muito bom. Nem perdi tempo terminando de assisti-las. Parecia que ver o traço de Mignola em movimento seria algo impossível.

Em 2001 ele foi o designer de produção de Atlantis: O Reino Perdido, da Disney, dando assim seu toque pessoal ao desenho. Porém, ainda não tínhamos todo os esplendor da arte de Mike Mignola. Até que apareceu o curta de animação baseado na HQ, também curta, O Incrível Cabeça de Parafuso: um agente de Abraham Lincoln para assuntos fantásticos. Sua origem não nos é contada, já que é supersecreta. Entramos logo na ação.

Logo pela capa do DVD percevemos que a arte é de Mignola, que trabalhou na produção artística, claro. Mas, uma coisa que faz dessa animação algo soberbo, além do estilo do artista, é o fato de que o roteirista, Bryan Fuller, ampliou a pequena HQ de Mike Mignola. Nem mesmo parece que só temos 21 minutos de duração ali. Acrescentou-se mais inimigos, a relação entre o cabeça de Parafuso e seu serviçal é mais aprofundada e até um romance do passado é acrescentado. Só ficou faltando mesmo a origem do personagem, mas essa é supersecreta, já seeeei.

Apesar de antiga - 2006 - venho escrever sobre esta animação agora, porque voltei a assisti-la e por ocasião também da publicação do scan da HQ de onde ela foi tirada. É só descer alguns posts que você a encontra. Pode-se dizer que a animação é melhor que a HQ. Porém, Mike Mignola está envolvido nas duas obras. Gênio em duas mídias.


Image and video hosting by TinyPic

Image and video hosting by TinyPic

Image and video hosting by TinyPic

Image and video hosting by TinyPic


7 comentários:

Anônimo disse...

Excelente, ótimo trabalho, Eudes, tu és o cara da salvação de uma geração. Cara se não for muita coisa ou muito trabalho, dá para postar uma hq chamada Mundo sem fim do Jamie Delano? Ficaria eternamente grato. De novo parabéns e que continue seu trabalho fantástico!

Eudes Honorato disse...

Não tenho essa HQ, que se não me engano, é bem antiga.

hanscartwright disse...

oi, Eudes.
Lembra de mim? Pois zé,
depois de muito tempo resolvi
montar um blog com meu acervo
que venho colecionando desde
os tempos do FARRA.
Se tiver um tempinho dê uma
visitada. Se quiser, posso
colocar seu blog que está
muito bem elaborado, nos blogs
amigos. Eis minha url

www.cartwrightmovies.blogspot.com.br

Eudes Honorato disse...

Claro, pode por sim, assim que eu tivwer um tempo coloco o seu entre os links aí ao lado.

hanscartwright disse...

ja estou fazendo. Eu não sei se vc pensaria nisso, mas se quiser posso lhe mandar um convite para ser parte do blog e ter acesso para postar o que for do seu interesse lá.
Ficaria honrado se pudesse ter sua colaboração sem nenhum tipo de obrigação com o blog. Só o que voce quisesse postar quando achasse melhor.
Dediquei meu blog a voce, pelo exemplo de ética e ensinamento que vc plantou para todos os farristas de boa índole.

Eudes Honorato disse...

Fico lisonjeado, Hans. E obrigado pela dedicat´[oria. Participar mesmo não posso. To um bocado enrolado com esse, mais o Onomatopeia e um de filmes, sem contar fazer os scans. Mas obrigado mesmo pela lembrança :)

hanscartwright disse...

sem problema, Eudes...
contudo o convite fica de pé para o
caso de um dia voce quiser dar um
toque de luminosidade no blog que
foi criado graças à sua inspiração e pioneirismo.
Mas só de ter sua parceria nos blogs amigos é incomparável.
Lembro que qualquer tópico que fiz, seja filme ou hq que postei lá no meu blog, estão ao seu dispor se lhe interessar para seus blogs.
Mi casa su casa.

Business

category2