sexta-feira, 25 de outubro de 2013

José Luis Garcia Lopez


UM AUTÓGRAFO EM ESQUADRÃO ATARI
De José Garcia Lopez To Eudes, via Daniel HDR

 photo Marada_20131025_00012_zps6b639fa6.jpg

 photo Marada_20131025_0001C_zps3fe721bf.jpg


"Eudes, tenho um presente pra te enviar. Acho que você vai gostar."
"Opa, fico agradecido."
"Quer saber o que é?"
"Bom, eu não ia perguntar, pra ser surpresa. Mas, quero sim."
"Esquadrão Atari #02 autografado por José Garcia Lopez... com seu nome."
"... ... ... ... ..."
"Eudes... Eudes... Eudes. 190! AMBULÂNCIA" EMERGÊNCIA!"

Esse é o relato quase real -a parte final quase aconteceu - da conversa entre eu e Daniel HDR, desenhista da DC Comics, professor de quadrinhos, dono de estúdio, dançarino de tango e agente da C.I.A. E, tudo isso começou por causa de tampas de margarina. Mas, é claro, quem tem menos de 30 anos provavelmente não saberá do que estou falando. Na verdade, até alguns que tem mais de 30 também não, já que é algo tão remoto que é complicado de se lembrar.

Em nossas primeiras conversas de pessoas do século passado, eu e HDR logo passamos a reminiscências sobre os velhos tempos e, não lembro agora se eu ou ele, falamos da época em que havia uma coleção de tampas de margarina em que vinham os super-heróis da DC Comics nelas. Como bom desenhista, ele sabia de tudo sobre as mesmas, inclusive quem as desenhou: José Luis garcia Lopez.


 photo 15_01_zpsad0d372c.jpg
Margarina Delícia e sua coleção


Daniel HDR relatou como sempre o encontrava nas Comic Cons dos EUA, e de como ele é uma pessoa acessível, falando inclusive português. Disse que, ao levar uma HQ em formatinho, para este autografar, o mesmo ficou encantado com o tamanho singular das HQs publicadas antigamente no Brasil. No entanto, apesar de todas essas conversas, não esperava a surpresa que tive sta semana.

Garcia Lopez, além de ter seus desenhos em tampas de margarina e álbuns de figurinhas, desenhou alguns clássicos como o inesquecível Esquadrão Atari e a minissérie Cinder & Ashe. Esquadrão Atari é lembrado até hoje com carinho pelos fãs. Publicada na época em que a Editora Abril assumiu os quadrinhos da DC, teve uma recepção postiva imediata. Logo depois, teríamos a excelente minissérie Cinder & Ashe, sobre um casal de detetives particulares, que é bem mais complexa emocionalmente. Os desenho de Garcia Lopez fazem jus ao roteiro.


 photo Calendario-D-1988-Jose-Luis-Garcia-Lopez_zps265509cc.jpg


José Luis Garcia Lopez é espanhol e fez trabalhos para a DC por tanto tempo e tão prolificamente que seu traço era quase o padrão da empresa por um tempo. Como ele foi o desenhista de DC Comics Style Guide, na década de 80, esse material foi que serviu também para os produtos licenciados e de merchandising, como as nossas já famosas tampas de margarina. Ele se inspirou tanto em Harold Foster e Harold Foster, quanto em talentos como Alberto Breccia.

Seus desenhos estavam em cada cromo do álbum de figurinhas Super-Heróis em Ação, publicado também pela Editora Abril, na década de 80. Foi um dos muitos álbuns que colecionei por essa época, sem fazer ideia de que um dia teria uma HQ autografada pelo mesmo desenhista. Jose Luis Garcia Lopez é um clássico vivo e, provavelmente, o artista de quadrinhos que todo fã já sabia o nome assim que via suas ilustrações.

Só posso agradecer de coração ao amigo Daniel HDR por esse presente inesperado e, praticamente, sagrado. Ao menos para aqueles que tiveram uma infância feliz... e continuam tendo! Obrigado.


 photo garcialopez_danielhdr_zpsf5692c00.jpg
José Luis Garcia Lopes e Daniel HDR


ME, MYSELF AND SIGNED ATARI FORCE

 photo 1378624_247143845439853_1952686829_n_zps12e13ada.jpg


10 comentários:

Anônimo disse...

Troca pela minha edição de Youngblood autografada por Rob Liefeld?

Eudes Honorato disse...

hahahahahahaahahahahaahahah Vou pensar.

Anônimo disse...

HE HE HE HE. Isto que é troca 'justa'. José Luis Garcia Lopes foi um dos maiores desenhista que conheci em minha infância. Era uma dos caras que bastava abrir a revista e ver seu desenho que eu a comprava, nem queria saber quem era a personagem ou que história era. Só queria ver o desenho. Lembro das tampas de margarinas mencionadas. Ê saudade.
João Carlos (João e Néia)

Anônimo disse...

Muito legal, Eudes, é uma ótima aquisição!

Parabéns ao Daniel HDR por ter feito um gesto tão abnegado ao lhe presentear esta valiosa edição!

Só fui saber quem era Garcia López anos mais tarde, mas durante minha infância o traço desse artista sempre esteve associado aos personagens da DC, quase como se não pudessem ser desenhados de outra forma.

Não acompanhei o Atari Force na época, mas é um dos gibis que estão na minha (eterna) lista de leituras futuras. Só de ver as capas eu já virei fã da série!

Até mais,
LucaTorelli

Máq disse...

Que inveja, cara.

Garcia Lopez desenha muito.
Dá de mil a zero em certos artistas tão aclamados por aí(Jim Lee, koff, koff).

Parabéns.

FLAVIO SAMPAIO disse...

Nossa, Eudes vc quer matar do coração esse velhinho que já não é muito saudosista, eu lembro dessas tampas de margarina más nem lembro quantos anos eu tinha, só vc mesmo com uma postagem dessa pra me remeter a uma época ímpar da minha vida, vlw, abraço e saúde pra vc e os que te cercam!

Jorge disse...

Que presentão, Eudes! JL Garcia-Lopez renovou o estilo da DC nos 70s e 80s e qdo arte-finalizado por Dick Giordano tornava-se insuperável. Parabéns ao Daniel HDR e à vc, abs!

João Avelino disse...

Parabéns Eudes!

Muito merecido!
Acompanho teu blogs há alguns anos, sempre tenho bons momentos nostálgicos quando leio teus artigos. Ah, os bons tempos de infância... :)

Abraço!

João

Paulo Z disse...

Que bacana!

Não é da minha época, sou um pouco mais novo, mas certamente deve ter sido uma sensação ímpar!

Henrique Brum disse...

Que d+! Otimo post!

Business

category2