quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Presente de Natal: Um Sonho


SANDMAN EDIÇÃO DEFINITIVA - VOLUME 01 (614 pgs.)
Scans 2.0 by Onomatopéia Digital, dedicados à Déborah Otyg

Image and video hosting by TinyPic
PARTE 01
PARTE 02
PARTE 03
PARTE 04


Confesso que, em 1989, quando Sandman foi lançado a primeira vez no Brasil, pela editora Globo, eu não notei a presença dele nas bancas. Um ano depois eu entrei num estado de animação suspensa e não li mais HQs até 1997, quando fui descongelado. Quando voltei a ler quadrinhos, Sandman já era um sucesso inegável. Porém, eu ainda não estava lendo gibis como eu lia antes. Precisou que eu entrasse no mundo das HQs digitalizadas, para que voltasse a comprar quadrinhos como nos velhos tempos. Menos as mensais, mas isso é outra história.

O fato é que eu fiquei sabendo de Sandman e notava um certo endeusamento à HQ e ao seu autor, Neil Gaiman. E, sempre fico desconfiado e exasperado com coisas que são eudeusadas e, consequentemente, viram uma espécie de modinha, com todo mundo babando por aquilo. Sandman era assim, na época que conheci. O fato de que parecia haver mais mulheres do que homens que gostavam da HQ, me fazia pensar que era algum tipo de HQ romântica. Então eu estava com aquela velha atitude perigosa de "não li e não gostei". E assim fiquei por muito tempo.

O que foi quebrando minhas defesas contra esse modo de pensar foi conhecer outras obras de Neil Gaiman, como Orquídea Negra, Livros da Magia e e todas as HQs derivadas de Sandman. Estas eram mais fáceis de ler porque se resumiam a algumas poucas edições, muitas vezes só uma edição especial. Sandman eram 75 edições. Elas até existiam em scans, mas não conseguria parar para ler todas. Assim, eu já gostava de Sandman, mas não lia, porque queria ler em papel.

Quando a Conrad lançou os encadernados da série, eu achava-os caros demais. Acabei não comprando nenhum. Tentei insistir e ler os scans, mas desisti logo. Além de tudo, não tinham uma boa qualidade. Isso irritava, na hora da leitura. Então veio a Pixel e lançou um encadernado com quatro edições. Sua capa mole e poucas páginas fez com que fosse bem barato e, assim pude começar a leitura das HQs do Mestre dos Sonhos. Porém, a Pixel não passou do segundo volume. E a Vertigo foi para as mãos da Panini.

Na nova editora, eles resolveram chutar o pau da barraca e lanças as Edições Definitivas, que englobavam 20 edições ou mais por encadernado. E com muitos, muitos extras. Isso fez com que o preço fosse para a estratosfera. Novamente me vi sem condições de adquirir e ler Sandman. E o primeiro volume esgotou antes que eu pudesse juntar as moedas necessárias para comprá-lo.

O tempo passou, e o segundo volume foi lançado, mas agora não adiantava mais. Sem o primeiro não havia porque comprar o segundo. Até que a Panini resolveu reeditar o primeiro volume. E, finalmente, eu consegui comprá-lo. Foi quando realmente comecei a ler Sandman por mais de quatro edições. E não parei até terminar todas as 75 edições que foram lançadas nos anos seguintes, culminando com o quarto volume, neste ano.

Sandman é uma saga monumental sobre um deus que é aprisionado aqui na Terra por décadas. Morpheus é o mestre dos sonhos e seu aprisonamento traz consequências terríveis. Assim que consegue se libertar Sandman parte para sua vingança. Neil Gaiman reformulou o personagem criado na década de 30, o super-herói Sandman, da máscara de gás, mas sem destruí-lo. É como se o Sandman de Gaiman sempre tivesse existido, literalmente falando.

Este encadernado traz as primeiras vinte edições, os outros virão, mas sem previsão, pois o tempo que se leva é grande demais, impedindo outros scans. Feliz Natal para todos vocês e para suas famílias!


34 comentários:

FLAVIO SAMPAIO disse...

Caramba, o que eu posso dizer depois de uma postagem dessa, Feliz Natal e um ano novo em que você possa realizar seus projetos pessoais, abraço!

Eudes Honorato disse...

Feliz Natal, Flávio. Pra vc e sua família. Tudo de bom :)

Anônimo disse...

Nossa! Estou transbordando de felicidade aqui. Sempre quis ler Sandman, mas essas edições definitivas são um pouco caras de mais para minha situação financeira atual. Presentão de Natal. Obrigado, Eudes.

Anônimo disse...

Eudes, me sane uma dúvida. O que você faz com os encadernados depois de desmembrá-los para escanear? Vende, doa, joga fora, guarda...?

Eudes Honorato disse...

A maioria eu jogo fora, depois de um tempo. Mas agora conheci uma amiga que é restauradora de livros, e tenho doado os mais caros pra ela, que restaura.

Anônimo disse...

Li várias edições do Sandman, mas nunca a coleção inteira. Esse é um ótimo incentivo para recomeçar!

Obrigado por compartilhar o encadernado com os fãs do RA.

LucaTorelli

Anônimo disse...

Caramba Eudes, obrigadão pelo presente, o melhor para sua família

Anônimo disse...

wow!!!

Anônimo disse...

Te amo cara, sério !! mt obrigado

Warrior disse...

Caraca! Sandman no padrão RA de qualidade! eu literalmente só posso estar sonhando...
Eudes, obrigado pelo presentão de Natal, e desejo que 2014 seja muito próspero para vc e sua família. Grande Abraço!

Grendel Winston disse...

Poxa Eudes, que presentão de Natal.

Obrigado!!!

Anônimo disse...

Quem é Débora? E se tá de brincadeira que joga fora depois de escanear o material impresso? Feliz natal, e bons sonhos.

joalfa666 disse...

Tenho que confessar que quando Sandman saiu pela editora Globo, nos antanhos do século passado, fiquei com o pé atrás, eu estava lendo outras coisas e aquela coisa de magia e etc não me pegava. Alguns meses depois, na casa de um amigo, sem nada pra ler, descobri uma pilha que ele colecionava e pensei: porque ler... porque não ler... e li. E aí ferrou tudo! Fiquei furioso por não ter dado uma oportunidade ao gibi e só não morri de frustração porque havia um sebo com todas as edição até então lançadas. Infelizmente, só consegui terminar de ler em scan, porque não sei se na minha cidade parou a distribuição ou se a editora parou de lançar.
Eudes, valeu pelo presente.

Anônimo disse...

Quando vejo algo dessa magnitude, só imagino no trabalho que o amigo digital Eudes teve. Quantas horas trabalhando nesse projeto sem nenhum retorno financeiro. A palavra "obrigado" não expressa de maneira nenhuma a real gratidão minha e de todos os que vão desfrutar desse trabalho.

Sergio Silva disse...

Obrigado Eudes, este é um lançamento espectacular. Parabéns.

Wallace disse...

Valeu Eudes, deus dos scans! hahaha

Anônimo disse...

Muitíssimo Obrigado, Eudes.

Sensacional o trabalho, o empenho.

---------

Aproveito para relatar problemas com alguns arquivos.

. 183 - nenhum byte
. 367 - nenhum byte
. 544 - má qualidade

---------

Um bom 2014, de muitos quadrinhos (sejam físicos ou por scan) para todos nós.

Eudes Honorato disse...

Se alguém mais relatar esses defeitos colocarei as páginas num arquivo pra baixar. No mais pode ser problema durante o download.

As páginas estão normais no arquivo que guardei, inclusive a 544 tendo a mesma qualidade de todas as outras.

M04554 disse...

Obrigado Mestre Eudes!

Walter Andrade disse...

Concordo que um simples obrigado não expressa nossa gratidão por um trabalho tão fantástico!

Valeu, Eudes! Que 2014 seja ainda melhor!

Em tempo: não tive os problemas relatados pelo Wallace. Tudo perfeito aqui!

Wallace disse...

Walter, foi um anônimo quem relatou. Não tive problemas com os arquivos também.

BUDU GARCIA disse...

Eudes:
Que em 2014 você consiga terminar os projetos de 2013 e iniciar outros que se estendam para o futuro.
Mas sem saúde e dinheiro não dá!
Muito disso pra você também.

Eudes Honorato disse...

Pessoal, um feliz ano novo pra todos vcs, tb. Que 2014 seja um ótimo ano para todos nós e com muitos outros scans :)

Sabrewulf disse...

Feliz 2014 para vc e sua família Eudes, e que o mercado brasileiro de quadrinhos e o mundo das hqs digitais continuem prosperando : )

Raquel Moritz disse...

Que sensacional!!!! E que empenho!!!! Só posso agradecer, muito obrigada mesmo :)))) Vou começar o ano lendo Sandman <3

Máq disse...

Muito Obrigado por mais essa, Eudes.
Comprei esse encadernado esse ano, e é realmente bem caprichado, apesar de não curtir muito os extras rs.
Vale muito a pena.

Feliz Ano Novo Pessoal.

Deixo aqui um Mirror em uma parte só dessa edição: http://goo.gl/uErv2w

endo1939 disse...

vcs vão postar o resto das versões definitivas ?

Eudes Honorato disse...

Sim, mas sem previsão de quando.

Anônimo disse...

Nossa, não sei nem o que dizer. Muito obrigado MESMO!

Querco disse...

Obrigado Eudes!
Eu li bem a frase, que o restante demorará. Mas como leitor despossuído de Sandman, gostaria de pedir pra olhar esse futuro com carinho. Pois gostaria de ler o restante com essa qualidade incrível.

Novamente, muito grato.

Abraços.

Thiago disse...

Muito obrigado por essa grande obra :)
Vc irá postar as próximas edições definitivas ?

abraço

Gray Crow disse...

Obrigado demais galera, muito top seu trabalho

O SCANBAÙ. disse...

Valew,caras,sempre quis ler sadman...mas estou naquela do "não li e não gostei" também.vou ler agora,p ver a qual é q é...

O SCANBAÙ. disse...

Valew,caras,sempre quis ler sadman...mas estou naquela do "não li e não gostei" também.vou ler agora,p ver a qual é q é...

Business

category2