quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Hard Boiled: À Queima-Roupa


HARD BOILED: À QUEIMA-ROUPA - FRANK MILLER
Scans 2.0 by Onomatopéia/Rapadura


Image and video hosting by TinyPic
Para baixar, clique AQUI


Frank Miller já nos deu muitas alegrias em termos da Nona Arte. Fica difícil imaginar que seja a mesma pessoa de hoje em dia. Eu o conheci como a maioria daqueles da minha idade o conheceu: nas páginas das HQs da RGE e Editora Abril. Ou seja, não sabíamos quem era Frank Miller. Até o dia em que o Demolidor entrou em seu caminho. O Homem Sem Medo catapultou o senhor Miller para o estrelato.

A partir daí, a DC Comics também queria um pedaço do cara e o contratou para escrever uma das HQs mais importantes do Homem Morcego: Batman: O Cavaleiro das Trevas. E não parou aí. Juntamente com David Mazzuchelli revitalizou o mesmo personagem em Batman Ano Um. E o homem não parava. Voltando à casa de origem, retornou a Demolidor também mexendo em sua origem e depois nos deu a clássica Queda de Murdock, novamente com Mazzuchelli.

O homem tinha o mundo dos quadrinhos a seus pés. Logo estava trabalhando em projetos autorais como Martha Washington, Bad Boy, Sin City e este Hard Boiled: À Queima-Roupa, junto a Geof Darrow com quem dividiu os créditos dessa ficção científica ultra violenta. Darrow viria a ficar conhecido por seu trabalho no design do filme Matrix e se tornaria também um nome recorrente na indústria dos quadrinhos. Seu detalhismo impressiona.

Entre erros e acertos Frank Miller ia deixando de lado a fama de um dos grandes dos quadrinhos para trás. Com 300 de Esparta ainda manteve o brilho de outrora, mas com Batman: Cavaleiro das Trevas 2, a queda tivera início. Voltou a se animar com o cinema - depois do roteiro para Robocop 2 - quando Sin City foi adaptada para as telas. Mas, meteu os pés pelas mãos quando cismou de dirigir uma adaptação de Spirit, o personagem de Will Eisner, que não estava mais vivo para ver o fiasco.

Enquanto o homem não ressurge, vamos relembrando obras como Hard Boiled, e seu protagonista Nixon (ou Carl Seltz) que vai descobrindo que sua violenta vida não é bem aquilo que ele pensa. A HQ bem poderia ser uma espécie de começo da dominação pela SkyNet, onde as primeiras tentativas de rebelião são feitas. O próprio Miller escreveu uma minissérie chamada Exterminador do Futuro X Robocop. Claro, Hard Boiled não tem nenhuma ligação, mas, lendo e analisando os acontecimentos, parece que estamos vendo as sementes de um futuro dominado pelas máquinas sendo plantadas.

Quanto a Frank Miller é esperar que ele volte a nos brindar com obras que façam jus ao seu nome. Afinal quem reinventa personagens, também pode se reinventar.


8 comentários:

FLAVIO SAMPAIO disse...

Show, obrigado Eudes e tudo de bom.

Anônimo disse...

muito obrigado!

por favor atualize o link do meu blog para :
http://scantorrents2.blogspot.com.br/

Abç

-ST

Gustavo disse...

Botô pra arrombar!! Ficou absurda a qualidade.

Tarcisio Braga disse...

Obrigado. Essa eu não tinha lido ainda e me assustei com o preço da edição impressa. pela época em que foi produzida, deve realmente ser uma das grandes obras de Miller.

Anônimo disse...

Eu curti o Cavaleiro das Trevas 2. É mais fraco que o primeiro, mas não chega a ser ruim.

paulo luis teshirogi (malookat) disse...

Concordo. O Cavaleiro das Trevas 2 não é ruim. Foi uma obra vítima da expectativa gerada sobre ela após o sucesso e consagração de sua precursora. Mas é uma Hq bem divertida, principalmente pela presença do Homem-Elástico.

Bruce Wayne. disse...

Eu vejo muitas piadas com o que nossa sociedade naquela época estava virando em O Cavaleiro das trevas II. Principalmente em relação a "todo mundo ser nerd" ou a mulher se erotizar para depois acusar de ser vista apenas como simbolo sexual. Apesar dele fazer essa HQ bem abaixo das expectativas, eu ouso dizer que o "ruim" dele, é ainda abem melhor do que muito roteirista superestimado que a gente tem na atualidade. Citando Geoff Johns por exemplo.

Sylvio de Alencar. disse...

Muito boa a revista!!!
10!
Valeu, Eudes!

Business

category2