sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Petirinhas: Um Novo Projeto


PETIRINHAS: ONDE LUCY, BEBEL, KIRA E MILU SÃO AS ESTRELAS
Para acessar as tirinhas, entre na
página do Facebook


Image and video hosting by TinyPic
Não foi a zero, mas faz de conta que foi


Umas três noites atrás, eu estava naquela fase da tentativa de dormir em que a cabeça viaja por vários asssuntos. Primeiro me veio o diálogo curto à mente: "A vida é cheia de incertezas" e alguém replicaria com um, "Será?". Pensei em apenas escrever isso no Facebook, como geralmente faço. Mas, um pensamento me perturbava já há um tempo: qualquer um consegue fazer uma tirinha. Seja com bonecos-palito, seja usando o paint, ou de alguma outra forma qualquer que não implique necessariamente grandes conhecimentos de desenhos. O que importa mesmo é o texto. Vou ser sincero, já vi tirinhas com um capricho enorme nos desenhos e que, no entanto, as piadas ou frases de efeito, não tinham a menor graça. E, bom, fazer graça é bem mais simples do que desenhar.

Foi quando uma ideia passou como um relâmpago pela minha cabeça: e se eu usasse as centenas de fotos (talvez milhares) que já tirei das meninas (e agora com um menino), Lucy, Bebel, Kira e Milu? Sim, meus bichinhos de estimação. A ideia veio e eu estava já com sono, quase dormindo. Pensei, ah, mas não vou levantar mesmo. Isso vai ter de esperar até amanhã e sim, vou usar aquele pequeno diálogo que imaginei a pouco. Só espero que eu não esqueça tudo ao acordar.

Por pouco não esqueci. Abri o Photoshop, escolhi algumas fotos e decidi que ia fazer a minha primeira tirinha. Deixo aqui um adendo, já fiz tirinhas antes. Porém, como não desenho nada, eu apenas escrevia o argumento e alguém desenhava. Acho que fiz isso com umas duas ou três pessoas diferentes, mas os projetos nunca foram pra frente, justamente por eu depender de uma segunda pessoa, que tinha seus próprios projetos. Eu precisava fazer uma tirinha em que eu dependesse só de mim. Então, com meus parcos conhecimentos de Photoshop, fiz a primeira, com o diálogo que imaginei, pouco antes de dormir:


Image and video hosting by TinyPic
A primeira que realmente foi a primeira


Publiquei-a na minha página pessoal do Facebook, como faço com praticamente tudo que invento: frases, contos, histórias da minha vida. Como as pessoas gostaram, fui fazendo outras mais, ainda neste estilo tosquinho, pois eu realmente não sou bom com o programa. Quando fiz o terceiro, meu irmão, Luciano, que é profissional na área photoshopesca, pegou esta nova que eu tinha feito e me enviou pelo chat do facebook arte-finalizada, mais parecida mesmo com uma tirinha, com o único diferencial de ser feita com fotos, uma fotonovela em tirinhas.

Fiquei muito empolgado com o que ele havia feito, mas, ao mesmo tempo, desanimado. Ele não ia poder ficar arte-finalizando e eu nem pedi isso. Eu teria de continuar fazendo toscamente mesmo. Como ele estava para aparecer por aqui , ele disse que ia me dar as dicas de como fazer para ficar daquele jeito. Já pensei em como ele ia me esganar quando eu não conseguisse entender nada.

Ele veio e fizemos uma tirinha-teste de apenas um quadrinho que se tornou a que abre esta matéria. Com mais algumas dicas deixamos uma base para as próximas. Abaixo coloco a que ele arte-finalizou, antes de me ensinar os truques necessários para fazer sozinho:


Image and video hosting by TinyPic
A primeira com cara de tirinha


Esse é um projeto de satisfação pessoal, para me divertir. Já fiz umas sete tirinhas, e não sei qual será minha periodicidade daqui pra frente. Seja lá qual for, ao menos poderei dizer que já tive a minha própria tirinha: as Petirinhas! Abaixo, a minha primeira feita sem ajuda. Espero que gostem, para mais é só acessar a página no Facebook, se curtirem o tema, claro.


Image and video hosting by TinyPic
A primeira com cara de tirinha, por mim mesmo


Nenhum comentário:

Business

category2