quarta-feira, 14 de maio de 2014

Fantasmópolis


GRAPHIC NOVEL: FANTASMÓPOLIS - DOUG TENNAPEL
Scans by Rapadura Açucarada/Onomatopéia Digital


Image and video hosting by TinyPic
PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI


A HQ Fantasmópolis foi lançada aqui em 2011. Cheguei até ela por mero acidente, quando ela estava perdida entre outras HQs, na livraria em que eu estava. O que me chamou a atenção nela foram duas coisas: o fato de ser publicada pela Editora Ática - aquela da coleção vaga-Lume - e o traço de desenho animado do autor. Na contra capa, junto a sinopse, dizia que ele era o criador do personagem de videogame Earthworm Jim, que nunca joguei, mas conhecia-o de vista.

A capa e o título não eram nada retumbantes, e se eu não tivesse folheado rapidamente, talvez meu interesse tivesse sido zero. Mas, resolvi arriscar e levar a HQ sobre o menino Garth, que tem uma doença incurável e está com seus dias contatos. Sua mãe está terrivelmente preocupada, ao passeo que ele mesmo parece estar conformado com seu trágico destino. Mas, as coisas sempre podem piorar, não é mesmo?



Image and video hosting by TinyPic



Frank Gallows é um caçador de fantasmas que trabalha para uma agência especialista em mandar assombrações fugitivas de volta para o Mundo do Além. Gallows está em uma de suas missões, tentando capturar um cavalo fantasmagórico e esquelético, quando um acidente faz com que ele envie tanto o cavalo, quanto Garth para o outro mundo. O único detalhe é que Garth não era fantasma, pelo menos não ainda.

Gallows se vê em apuros, pois seu chefe não o quer na equipe de resgate e ele vai pedir ajuda a uma ex-namorada, Claire. O detalhe aqui é que Claire é uma fantasma que se exilou em nosso mundo. E, claro, detesta Gallows por ter dado o fora nela. Mas, apenas Claire tem um veículo secundário que pode fazer com que os dois possam trazer Garth de volta ao mundo dos vivos.




Image and video hosting by TinyPic



Enquanto isso, um Garth apavorado está em um lugar que ele não conhece, acompanhado de um cavalo-esqueleto. Para completar, um garoto mais ou menos de sua idade aparece e diz ser seu avô. É aqui que começa a saga de Garth para voltar para casa. No entanto, descobrirá que tem poderes no Mundo do Além, que faz com que o governante ditatorial daquele lugar queira acabar com sua existência. Para sobreviver e voltar para casa, Garth tem que aprender a usar seus novos poderes sobrenaturais.

Doug Tennapel faz de Fantasmópolis uma animação em longa metragem em quadrinhos. Com um traço ágil, seus personagens parecem estar em constante movimento. Tudo isso faz com que terminemos Fantasmópolis com aquele gostinho de quero mais, se não do mesmo, ao menos de outros trabalhos de Tennapel.


Image and video hosting by TinyPic


9 comentários:

Scantorrent disse...

muito obrigado!

Questão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Questão disse...

feliz aniversario cara

Eudes Honorato disse...

rsrsrssrs Obrigado Questão. Eu pensei em fazer um post de aniversário, mas acabei evitando a fadiga.

Haley disse...

Parabéns pelo belo e instrutivo texto sobre essa Graphic Novel que eu não conhecia, obrigado.

cicero disse...

Li em 50 minutos.Às vezes é bom ler algo com uma tocada leve, em oposição ao habitual das graphic novels. Obrigado por compartilhar.

Anônimo disse...

Essa hq eu comprei! Muito boa, me proporcionou uma ótima leitura! Vale a pena!!!

Rafael O. Souza disse...

Esse quadrinho é MUITO legal!
Eu esbarrei com ele por acaso numa livraria a cerca de um ano e meio ou dois. Foi muito parecido com o que aconteceu com o Eudes.

Uma Leitura jovem e inteligente.

Maurilandi disse...

Lindo!!!!!

Business

category2