quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Open Grave


OPEN GRAVE - UM FILME ESQUECIDO
Dirigido por Gonzalo López-Gallego


Image and video hosting by TinyPic
FILME
LEGENDA


Gosto muito de encontrar ótimos filmes por acidente. Eu havia terminado de rever Immortel (ad vitam), do quadrinhista e diretor de cinema Enki Bilal, quando resolvi procurar no Filmow, quais outros papéis o ator que protagoniza a fita, Thomas Krestchmann, havia feito. Eu reconhecia seu rosto, mas não lembrava de onde. Logo percebi que já havia feito muitos filmes e, inclusive, é o Barão Strucker que apareceu no final de Capitão América 2 - O Soldado Invernal e voltará em Os Vingadores 2 - A Era de Ultron. Sem contar muitos outros filmes, bons e ruins. Porém, um título de 2013 me chamou a atenção: Open Grave.

E é este o assunto que nos interessa, não exatamente Krestchmann. Percebi que o título estava em inglês, ou seja, aparentemente não havia sido lançado por aqui nem em DVD. Era um filme desconhecido para mim. Era protagonizado por Sharlto Copley, de Distrito 9, que não vinha tendo bons papéis em filmes mais conhecidos que este. A sinopse me lembrava vagamente um outro filme que assisti, Modus Anomali. Uma película indonésia onde um homem sai de uma cova totalmente sem memória. Porém, Open Grave era bem diferente.


Image and video hosting by TinyPic


As diferenças começam logo no início. Em Modus Anomali, um homem sai de uma cova em que foi enterrado. Em Open Grave, é como diz o filme, é uma cova aberta de onde um homem sem memória sai, ajudado por uma estranha asiática. Dentro da cova, dezenas (ou centenas) de pessoas mortas. A asiática foge e o homem, muito fraco, segue pela floresta até encontrar uma casa, onde está ela e mais quatro pessoas. Todas elas, assim como o estranho, acordaram sem memória. A única diferença é que ele acordou na cova, e eles na casa. Isso gera uma suspeita imediata.

Com eles estão suas identidades, assim sabem quem são. Mas, é apenas isso. Não sabem mais nada do que está acontecendo. A coreana que salvou o estranho tem um problema a mais, aliás dois: é muda e não entende inglês. Os desmemoriados não sabem se eles se conhecem, não sabem porque estão ali. Também não sabem porque apenas um deles veio de fora. Para todos os que acordaram na casa, o estranho vindo da cova aberta, é o mais suspeito.


Image and video hosting by TinyPic


Conforme o filme vai seguindo, começo a me preocupar com os muitos mistérios que vão aparecendo ao longo da fita. Penso comigo mesmo, "ou teremos um final muito bom, ou teremos um final terrível, ao tentarem explicar isso tudo". Parece impossível que irão alinhavar todas aquelas pontas soltas e fazerem um final decente. Mas, por sorte eu estava enganado.

Não posso nem dizer quais são os elementos que vão surgindo, pois cada um é uma surpresa para o escpectador, que vai se perguntar o mesmo que eu: como isso vai terminar? Porém, mesmo antes do fim, as coisas começam a apontar para o que realmente está acontecendo. Flashbacks e cenas no presente, mostram que tudo pode ser bem mais complicado do que pensamos... ou não pensamos.

Open Grave é aquele tipo de filme que é melhor ver sem assistir nenhum trailer dele, pois o que vi (depois de ter assistido o filme) pode entregar alguma coisas da trama. O filme vai se revelando aos poucos e o trailer não é assim. Só posso agradecer ao Thomas Kreschtmann por me levar a encontrar um filme tão peculiar em meio a tanta mesmice. Obrigado, Barão Strucker!


Image and video hosting by TinyPic


9 comentários:

Luisinho Smurf disse...

Valeu, Eudes...obrigado por atender ao pedido...vou ver esse filme!

robson firmino cavalcante disse...

valeu pela dica, os scans, e todo seu trampo até aqui, logo logo vou assistir... muito obrigado e até mais...

ÐOM disse...

Olá!
Só uma pergunta.
Entre o filme indonésio e este existem mais semelhanças ou só na cena inicial mesmo?

obrigado

DS

ÐOM disse...

Achei informações sobre este filme e ele foi lançado no Brasil, ao menos em BR.

OPEN GRAVE
Informações Técnicas :
Título no Brasil: Open Grave
Título Original: Open Grave
País de Origem: EUA
Gênero: Terror | Mistério | Suspense
Tempo de Duração: 102 minutos
Ano de Lançamento: 2013
Direção: Gonzalo López-Gallego
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2071550/
Nota IMDB: 6,2 / 10 de 4.149 usuários
Elenco :
Sharlto Copley … John
Joseph Morgan … Nathan
Thomas Kretschmann … Lukas
Erin Richards … Sharon
Josie Ho … Brown Eyes
Max Wrottesley … Michael
Balázs Szitás … Sickly Man
Éva Botos … Mother
M. Frakes … U.S. Marine Driver
Kati Dombi … Moaner Woman
Pedro De Santiano … Boy (voice)
Márta Szabó … Crone
Zsuzsanna Szabados … Grandma
Araceli Sanz … Grandma (voice)
Tofi Seffer … Boy

Valeu pela dica vou ve-lo hj a noite mesmo :)
abraços

DS

Eudes Honorato disse...

DOm, só a cena incial mesmo, a partir daí eles tomam caminhos totalmente diferentes. No filme indonésio o protagonista segue solitário, e as história é outra mesmo.

Anônimo disse...

Esse filme me lembra um pouco Filhos do apocalipse.

Rodrigo Teixeira disse...

Filme muito bom. Valeu a dica.

Ozymandias Realista disse...

Esse é um tipo de blog que a gente sempre volta para visitar, não importa quanto tempo demore. Acabei de fazer download do filme, excelente servidor, assim que eu assistir eu volto para dizer o que achei.

Tem um filme que é excelente e foge das mesmice que eu assisti tempos atrás, é "Mr Nobody", se não tiver visto, pode procurar que é excelente.

Anônimo disse...

Atendendo à dica, assisti e gostei! Vlw!!!

Business

category2