sexta-feira, 28 de novembro de 2014

12 Anos de RA: Trilogia X Completa


ANIVERSÁRIO DE 12 ANOS DO RA: PARAÍSO X
Terceiro e Último Volume by Horda Comics


Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic
PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI


E o Rapadura Açucarada está entrando na adolescência! São 12 anos de estrada, com idas e vindas, mas sempre estando por aqui. Nos últimos dois aniversários - de 10 e 11 anos - tivemos, respectivamente, a publicação de Terra X e Universo X. Então, como não poderia deixar de ser, o aniversário de 12 anos vem acompanhado do terceiro e último volume desta saga engendrada por Alex Ross e Jim Krueger. Foram 1.838 páginas digitalizadas e remasterizadas. Um trabalho da porra! Tanto trabalho que o post de aniversário nem foi no dia certo, 21 de novembro. Mas, o importante é o espírito.

Já tivemos de tudo nestes doze anos. Começamos com scans, depois tive de parar e colocar poesia - foi uma época negra - e, em seguida, o blog se tornou um repositório de links interessantes, ou não. Também tivemos as mulheres peladas, que provocavam alegrias e protestos. Depois de um tempo comecei a escrever vários acontecimentos de minha vida, em uma espécie de biografia fragmentada. Tendo descoberto que sabia escrever, passei a criar contos dos mais variados gêneros, incluindo faroeste. Isso rendeu um personagem que se tornou tão querido do público quanto os scans de quadrinhos: Jerusalem Jones. E, a vida é cheia de surpresas. O trabalho com os scans me rendeu um livro publicado justamente do personagem, como o pessoal que visita o blog já bem sabe. Uma recompensa e tanto!

Em longos doze anos, tendo sempre relatado como foi o início do blog e como os scans vieram parar aqui, talvez eu tenha esquecido algumas curiosidades ao longo do caminho. Algumas delas são:

- O blog me ajudou no tratamento da minha Síndrome do Pânico. Terapia ocupacional.

- No inicío, bem no início, os scans eram colocados página por página. Acreditem, eu não sabia o que era WinRar.

- Eu comprei todos os cinco volume de A Saga de Thanos, na Gibimania, do Marquinhos. Mas, quando vi o volume de trabalho que seria, fiquei apavorado e dei a coleção para um amigo da internet, o Fábio Negro. Muitos e muitos anos depois, eu adquiri a coleção novamente e encarei o desafio.

- Eu não sabia onde encontrar scans estrangeiros, para traduzir. Era um mistério, para mim, onde baixá-los. Um dos que me ajudavam com isso foi o dono do Immateria, Thiagaum. Ele era um tipo de atravessador. Ele também me conseguiu o fanfilm do Lobo e sextape da Paris Hilton. Tempos sem torrent.

- O nome Rapadura Açucarada surgiu porque eu achava que o blog precisava de um nome idiota.

- Antes de conhecer os scans de quadrinhos no site A Toca do Carcaju, eu não conhecia a palavra "scan".

- O fórum F.A.R.R.A. ganhou esse nome porque era uma sigla que eu inventara para uma rixa que estava tendo entre o RA e o GibiHQ. Eu não lembro o que significavam as letras na época, mas, o R e o A finais, sempre eram Rapadura Açucarada. Bons tempos!

- Só passei a conhecer o formato PDF depois que alguém pediu para postar os scans em seu site, neste formato. Eu nunca quis postar em PDF.

- Comprei A Balada de Halo Jones DUAS VEZES na intenção de escanear, mas nunca fiz, porque olhava a HQ e achava chata demais para ter esse trabalho. Acabava dando para alguém... a HQ, quero dizer. Ah, é do Alan Moore.

- Eu passei a comprar quadrinhos sempre pensando em digitalizar. Ler se tornou quase secundário. Com o tempo parei com essa mania. Hoje em dia faço isso apenas com HQs antigas, que compro em sebos.

- O blog ficou um tempo sem ter scans. Havia uma certa ameaça pairando sobre ele, mas no fim ficou tudo bem. O tempo que ficou sem scans pareceu uma década, mas na verdade se passaram apenas uns oito meses.

- O blog deixou de ter scans novamente porque esse trabalho foi transferido para o fórum F.A.R.R.A. por uns três anos (2007-2010). Mas o blog ainda funcionava como uma ligação com o fórum e os scans. Com o fim do fórum como um local para downloads, as HQs voltaram para cá.

- O blog Onomatopéia Digital foi criado para servir como um depósito, onde as HQs feitas aqui podem ser melhor organizadas depois, lá.

- No início do blog eu assinava OutsiderZ, que eu mesmo pronunciava errado: "Autisaider Zê". Liberdade poética. Mas, quem lia, pronunciava como se o Z funcionasse como S, "Outsiders". O que era até o correto, já que o apelido veio de Os Renegados, grupo de heróis que o Batman liderava. Os amigos me chamavam de OutZ.

- Antes de escanear a primeira página de quadrinhos, aquela célebre do Deadpool, eu nunca havia escaneado NADA. O scanner só estava aqui porquê a Lia, minha esposa, queria ter todos os periféricos que eram vendidos. Nunca o usamos até aquele fatídico dia.

- Pelo menos duas vezes eu tive doações de uma grande quantidade de HQs feitas por gente que acompanha e gostava do blog. Como muita coisa era formatinho, que já era feito por outros blogs e sites, eu simplesmente vendia, para comprar outros gibis que eu queria escanear. Também tive doações menores e agradeço a todos.

- Aprendi a aperfeiçoar minhas digitalizações ao longo desses 12 anos. Tive muitas dicas de muitas pessoas, a maioria delas de Cimerian Satan.

- Escaneei Camelot 3000 três vezes durantes esses 12 anos.

- Quando comecei a escanear, eu não sabia que tinha que limpar os scans. Nem fazia idéia do que era isso. Escaneava e mandava como estava. O primeiro comando que aprendi para "limpar" uma HQ foi CTRL + ALT + L. Semanas depois aprendi que com CTRL + L eu conseguia aperfeiçoar o que o primeiro comando fazia. Era só o começo de uma longa jornada.

- A primeira vez que escaneei Watchmen foi da edição em 12 números emprestadas pelo... dono do GibiHQ. Isso, isso, isso!

- A primeira vez que o RA foi citado na mídia impressa se deu na extinta revista especializada em games e quadrinhos Herói.

- Nunca consegui usar o DC++.

- A frase que começou tudo isso foi: "escaneia uma página dessa HQ aí pra a gente ver!"

- Eu criei o fórum F.A.R.R.A. porque detestava fóruns e detesto até hoje.

- Quando o fórum finalmente foi obrigado a fechar ele tinha 100.000 usuários que nunca tiveram que pagar ou doar um único centavo durante os três anos que ele existiu, naquele formato.

- Só sei usar o Photoshop para limpar HQs, mais nada.

- O blog começou no extinto Weblogger do portal Terra.

- Quando comecei o blog eu tinha 33 anos e estava casado há dois. Nunca tivemos filhos, por opção nossa, mas com todo apoio que Lia sempre meu deu, pode-se dizer que o blog é nosso filho de 12 anos. Claro, e os 3 gatos e dois cachorrinhos. Te amo, Lia!


39 comentários:

Elton Santos disse...

PARABENS!!!!!!!!!!!

sobral disse...

1. Uou!
2. Parabéns!
3. Obrigado!
4. Pôxa, eu adoro a Balada de Halo Jones!

Thiagaum disse...

Sextapes?
não lembro disso..

Eduardo disse...

Para o alto e avante... Sempre!

SidMat disse...

Parabéns e o meu muito obrigado pelo esforço de nos presentear quase toda semana com uma ótimas postagens! Forte abraço!

Mauri disse...

Vida Longa e Próspera!

Jack disse...

Vida longa ao RA! Quero parabenizá-lo pelo trabalho que faz. Há anos, só uns 3 destes 12, eu consigo ler muita coisa de qualidade por causa de você, Sr. Eudes! Não tenho dúvidas de que, futuramente, RA também será tema de dissertações e teses acadêmicas, se já não é! Você faz parte da história do processo de circulação das HQs...
Um grande abraço!

Adriano Antônio disse...

Parabéns Eudes pelos 12 anos do RA!!! Baixei muitos quadrinhos e conheci grandes artistas graças a sua iniciativa! Vida longa e próspera ao blog, aos demais sites e a pessoa tão especial que você é para nós fãs da nona arte e seus amigos! ;)

Almir disse...

Terminou a infância (conforme art. 2 do ECA); inicia a adolescência.
Mas continua com o espírito de um jovem.
Parabéns!!!
Cent'anni!!!

Grendel Winston disse...

Brigadão Eudes!!!

Anônimo disse...

Olá!
Parabéns!!!
Alain

Anônimo disse...

Parabéns Eudes e RA Adolescente hehe.

Uma duvida essa trilogia X-tem os sketchbooks tbm?com as 59 edições?

Valeu por mais uma Saga Completa e o selo de qualidade R.A

E que a Saga R.A perdure por muitos anos mais.

Cbr.

Eudes Honorato disse...

Cbr. Tem os Sketchbooks sim.

Anônimo disse...

Eudes você é uma parte significativa da minha vida. Uma grande memória afetiva. Tinha 17 anos quando sua missão escaneadora começou e hoje tenho 29. Agradeço por seu trabalho; agradeço sua enorme ajuda no meu amadurecimento. Quando conheci o RA era um garoto sem dinheiro e com uma visão de mundo limitada; você me abriu 1001 portas de saber. Esse é o gesto mais bonito e magnânimo do ser humano: dividir o conhecimento. Você deixou essa marca em todos que por aqui passaram. Tenha certeza que esse legado se multiplicará amiúde. Parabéns, paz e muito saúde!

Anônimo disse...

Parabéns pelo sucesso do blog. E obrigado pelo scan de Paraíso X, amigo.

Eudes Honorato disse...

Nossa, só posso dizer que essa é a recompensa por algo que faço pq comecei a compartilhar algo que gosto muito, os quadrinhos. Aprendo muito fazendo o que faço e me emocionando com relatos como o seu.

hugo hugos disse...

Meus parabéns, meus sinceros agradecimentos e minha mais sincera admiração. Eu sei que não conseguiria fazer um trabalho tão bem feito. Vida longa ao RA.

Anônimo disse...

Parabéns pelo ótimo trabalha. acompanho sempre.

Anônimo disse...

parabens amigo eudes, doze anos de muita alegria.
e que venha a adolescencia hehe...

hsm

Anônimo disse...

Muitos parabens, Eudes!! Seu trabalho é muito bem feito!! Muitissimo obrigado pelo seu compartilhamento e pela sua boa vontade!!

ABRAÇÃO E VIDA LONGA E PRÓSPERA!!

Fabio Bispo disse...

Parabéns ao pioneiro dos Scans

Kio disse...

Olá, Eudes.

Mais um ano se passa e, mais uma vez, estou aqui para parabenizá-lo. Pelo passado e pelo presente.
Vida longa, meu caro.

Abraços.

Kio.

PS.: Se não me falha a memória, era "Fórum de Agrupamento dos Revolucionários da Rapadura Açucarada". Bons tempos... \o

Eudes Honorato disse...

Hahahah Não Kio, digo do F.A.R.R.A. cruado para a guerrilha entre o RA e o GibiHQ. Era algo sobre guerra, mas não vou conseguir lembrar.

Iolando Valente disse...

Parabéns pelo sucesso do blog.Sempre gostei de ler suas memórias vividas aqui na baixada .O livro foi uma bela surpresa.Espero que você publique outro em breve.

Kio disse...

Ops, entendi. É anterior a minha inclusão no maravilhoso mundo dos scans. ;-D

Thiago Ericus disse...

Muito agradecido por seu trabalho, principalmente por ter começado a traduzir planetary 4 nos idos de 2003...

Ficou melhor do que a Pandora tivesse continuado com aqueles formatos e qualidades estranhas.

Ainda tenho um cd com aqueles scans antigos, o 300 do carcaju, authority, planetary e o miracleman que tinha que ser lido no site e alguém ou "packeou".

Meus bons préstimos.

Anônimo disse...

Que história cara!
E mais um vez parabéns!

Fábio RT disse...

Cara !!! muito obrigado por tudo !!!

Anônimo disse...

Acompanho vc desde os tempos antigos. Parabéns por, apesar das babaquices que vc teve de enfrentar, perseverou e agora está com 12 anos. Cresça sempre, vire um adulto, velho e nunca morra :) Abraço

Eustacio Bagge disse...

Vc realmente divulgou conhecimento e paixão pelas hqs para muita criança e adolescente que hoje e um adulto diferente do que seria se vc nao tivesse criado o blog e o fórum. Quanto ao fórum,....Gosta de mamao papaya????

martelde disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
martelde disse...

parabens...acompanho o blog ha 10 anos. nao tenho ideia de quanto scans baixei, de quantas materias li...mas graça a vc, eu aos 30 anos (na epoca que comecei a vir aqui) voltei a ter o gosto de ler quadrinhos, e nao so baixa-los como tb compra-los..valeu cara, tudo de bom

Roberto Martins disse...

Não consigo baixar o arquivo. A mensagem que aparece é que não há link disponível. Por favor, tem como arrumar isso?
No mais, parabéns.

Roberto Martins disse...

Não consigo baixar o arquivo. A mensagem que aparece é que não há link disponível. Por favor, tem como arrumar isso?
No mais, parabéns.

RJHUNGER disse...

Eudes,
Obrigado! Obrigado! Obrigado!
Hoje não sou dos visitantes mais frequentes, mas sou da época do finado Weblogger! Ainda tenho alguns CDs com conteúdo baixado de lá! >D
Já era seu fã pela quantidade de HQs que estava compartilhando com o mundo e fiquei mais fã ainda quando acompanhei sua luta para reupar tudo que o Weblogger tirava do ar. Trabalho Hercúleo! Sinto falta do formato original do FARRA (para filmes e HQs) até hj.
Parabéns por tudo. Grande abraço.

Wanilson Figueiredo disse...

Parabéns, Eudes!!!
Muitas felicidades e que o teu maravilhoso blog ainda tenha muitos e muitos anos de vida!

Só o que posso fazer é expressar minha gratidão por tanto trabalho que vc teve em prol da disponibilização de quadrinhos de qualidade para os brasileiros de uma forma geral.

Muitíssimo obrigado!!! Seu trabalho e boa vontade são inestimáveis!

Valeu muito!
Um abraço.

Ozymandias Realista disse...

Acho que acompanho aqui desde 2008, quando vim conhecer a série Preacher e pude ler ela em scan tudo de uma vez. Se eu fosse ter esperado pela Panini, tão cedo não iria ler. Devo muito ao trabalho que o sr começou, não cheguei a acompanhar a fase das "mulheres peladas", mas peguei a fase das poesias e principalmente dos contos, sempre acho interessante os contos, ainda mais os vinculados aos quadrinhos. Toda vez eu me divertia com as suas menções ao tempo que foi evangélico e deixou muito material bom passar.

Ozymandias Realista disse...

Há alguns meses eu criei um blog de quadrinhos com um amigo meu, e não só o seu, como os das antigas como o seu, servem de referência de qualidade para mim.

Força e honra.

Bio disse...

12 anos... vixe! E eu que ja baixava scans daqui desde a abertura e era top, e a treta com o GibiHQ e antigassa, se nao me engano o dono de la tinha um forum em q ele usava o avatar de um SuperMan Pocket nao era? Achava comedia demais. Vida Longa ao RA e nunca se esqueça que grandes BLOGS trazem grandes responsabilidades.

:P

[ ]'s Usuario desde 2003, sempre.

Business

category2