ANIVERSÁRIO DE 12 ANOS DO RA: PARAÍSO X
Terceiro e Último Volume by Horda Comics
PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI
E o Rapadura Açucarada está entrando na adolescência! São 12 anos de estrada, com idas e vindas, mas sempre estando por aqui. Nos últimos dois aniversários - de 10 e 11 anos - tivemos, respectivamente, a publicação de Terra X e Universo X. Então, como não poderia deixar de ser, o aniversário de 12 anos vem acompanhado do terceiro e último volume desta saga engendrada por Alex Ross e Jim Krueger. Foram 1.838 páginas digitalizadas e remasterizadas. Um trabalho da porra! Tanto trabalho que o post de aniversário nem foi no dia certo, 21 de novembro. Mas, o importante é o espírito.
Já tivemos de tudo nestes doze anos. Começamos com scans, depois tive de parar e colocar poesia - foi uma época negra - e, em seguida, o blog se tornou um repositório de links interessantes, ou não. Também tivemos as mulheres peladas, que provocavam alegrias e protestos. Depois de um tempo comecei a escrever vários acontecimentos de minha vida, em uma espécie de biografia fragmentada. Tendo descoberto que sabia escrever, passei a criar contos dos mais variados gêneros, incluindo faroeste. Isso rendeu um personagem que se tornou tão querido do público quanto os scans de quadrinhos: Jerusalem Jones. E, a vida é cheia de surpresas. O trabalho com os scans me rendeu um livro publicado justamente do personagem, como o pessoal que visita o blog já bem sabe. Uma recompensa e tanto!
Em longos doze anos, tendo sempre relatado como foi o início do blog e como os scans vieram parar aqui, talvez eu tenha esquecido algumas curiosidades ao longo do caminho. Algumas delas são:
- O blog me ajudou no tratamento da minha Síndrome do Pânico. Terapia ocupacional.
- No inicío, bem no início, os scans eram colocados página por página. Acreditem, eu não sabia o que era WinRar.
- Eu comprei todos os cinco volume de A Saga de Thanos, na Gibimania, do Marquinhos. Mas, quando vi o volume de trabalho que seria, fiquei apavorado e dei a coleção para um amigo da internet, o Fábio Negro. Muitos e muitos anos depois, eu adquiri a coleção novamente e encarei o desafio.
- Eu não sabia onde encontrar scans estrangeiros, para traduzir. Era um mistério, para mim, onde baixá-los. Um dos que me ajudavam com isso foi o dono do Immateria, Thiagaum. Ele era um tipo de atravessador. Ele também me conseguiu o fanfilm do Lobo e sextape da Paris Hilton. Tempos sem torrent.
- O nome Rapadura Açucarada surgiu porque eu achava que o blog precisava de um nome idiota.
- Antes de conhecer os scans de quadrinhos no site A Toca do Carcaju, eu não conhecia a palavra "scan".
- O fórum F.A.R.R.A. ganhou esse nome porque era uma sigla que eu inventara para uma rixa que estava tendo entre o RA e o GibiHQ. Eu não lembro o que significavam as letras na época, mas, o R e o A finais, sempre eram Rapadura Açucarada. Bons tempos!
- Só passei a conhecer o formato PDF depois que alguém pediu para postar os scans em seu site, neste formato. Eu nunca quis postar em PDF.
- Comprei A Balada de Halo Jones DUAS VEZES na intenção de escanear, mas nunca fiz, porque olhava a HQ e achava chata demais para ter esse trabalho. Acabava dando para alguém... a HQ, quero dizer. Ah, é do Alan Moore.
- Eu passei a comprar quadrinhos sempre pensando em digitalizar. Ler se tornou quase secundário. Com o tempo parei com essa mania. Hoje em dia faço isso apenas com HQs antigas, que compro em sebos.
- O blog ficou um tempo sem ter scans. Havia uma certa ameaça pairando sobre ele, mas no fim ficou tudo bem. O tempo que ficou sem scans pareceu uma década, mas na verdade se passaram apenas uns oito meses.
- O blog deixou de ter scans novamente porque esse trabalho foi transferido para o fórum F.A.R.R.A. por uns três anos (2007-2010). Mas o blog ainda funcionava como uma ligação com o fórum e os scans. Com o fim do fórum como um local para downloads, as HQs voltaram para cá.
- O blog Onomatopéia Digital foi criado para servir como um depósito, onde as HQs feitas aqui podem ser melhor organizadas depois, lá.
- No início do blog eu assinava OutsiderZ, que eu mesmo pronunciava errado: "Autisaider Zê". Liberdade poética. Mas, quem lia, pronunciava como se o Z funcionasse como S, "Outsiders". O que era até o correto, já que o apelido veio de Os Renegados, grupo de heróis que o Batman liderava. Os amigos me chamavam de OutZ.
- Antes de escanear a primeira página de quadrinhos, aquela célebre do Deadpool, eu nunca havia escaneado NADA. O scanner só estava aqui porquê a Lia, minha esposa, queria ter todos os periféricos que eram vendidos. Nunca o usamos até aquele fatídico dia.
- Pelo menos duas vezes eu tive doações de uma grande quantidade de HQs feitas por gente que acompanha e gostava do blog. Como muita coisa era formatinho, que já era feito por outros blogs e sites, eu simplesmente vendia, para comprar outros gibis que eu queria escanear. Também tive doações menores e agradeço a todos.
- Aprendi a aperfeiçoar minhas digitalizações ao longo desses 12 anos. Tive muitas dicas de muitas pessoas, a maioria delas de Cimerian Satan.
- Escaneei Camelot 3000 três vezes durantes esses 12 anos.
- Quando comecei a escanear, eu não sabia que tinha que limpar os scans. Nem fazia idéia do que era isso. Escaneava e mandava como estava. O primeiro comando que aprendi para "limpar" uma HQ foi CTRL + ALT + L. Semanas depois aprendi que com CTRL + L eu conseguia aperfeiçoar o que o primeiro comando fazia. Era só o começo de uma longa jornada.
- A primeira vez que escaneei Watchmen foi da edição em 12 números emprestadas pelo... dono do GibiHQ. Isso, isso, isso!
- A primeira vez que o RA foi citado na mídia impressa se deu na extinta revista especializada em games e quadrinhos Herói.
- Nunca consegui usar o DC++.
- A frase que começou tudo isso foi: "escaneia uma página dessa HQ aí pra a gente ver!"
- Eu criei o fórum F.A.R.R.A. porque detestava fóruns e detesto até hoje.
- Quando o fórum finalmente foi obrigado a fechar ele tinha 100.000 usuários que nunca tiveram que pagar ou doar um único centavo durante os três anos que ele existiu, naquele formato.
- Só sei usar o Photoshop para limpar HQs, mais nada.
- O blog começou no extinto Weblogger do portal Terra.
- Quando comecei o blog eu tinha 33 anos e estava casado há dois. Nunca tivemos filhos, por opção nossa, mas com todo apoio que Lia sempre meu deu, pode-se dizer que o blog é nosso filho de 12 anos. Claro, e os 3 gatos e dois cachorrinhos. Te amo, Lia!