terça-feira, 3 de março de 2015

Resenha: Beladona


BELADONA - ANA RECALDE & DENIS MELLO
Ob.: é apenas a resenha, não haverá scans

Image and video hosting by TinyPic


A Livraria da Travessa, aberta há pouco tempo, do outro lado da rua, tem sido a minha perdição. Afinal... é só atravessar a rua e entrar no mundo do vício bendito da literatura. Por sorte (ou azar, não sei) a seção de quadrinhos não é muito variada, assim meu bolso não sofre. Mas, foi numa dessas idas até lá que me deparei com a HQ nacional Beladona. Escrita por Ana Recalde e desenhada por Denis Mello, ela inicialmente foi um projeto do site de quadrinhos on line Petisco. Em seguida, se tornou um projeto no site Catarse, para ser impressa. E foi. E estava bem ali, na minha frente, n'A Livraria da Travessa.

Notei que tinha também o logotipo da Editora AVEC, do amigo Arthur Vecchi, criador do extinto site de entretenimento Sobrecarga - onde escrevi por um tempo - e sim, herdeiro da veia editorial da Editora Vecchi. Ao pegar a HQ pude sentir o peso - literal - da obra. Muito bem acabada, trazia com isso uma espécie de amostra do quanto recebeu de dedicação. Três anos, soube eu, lendo os extras - que são muitos - que acompanham a HQ.

Como é uma HQ de terror, deixei para ler a noite, na cama, sob as cobertas e com meus gatos ao meu redor. Quer coisa mais aterrorizante que um gato te encarando enquanto você lê gibi? Pois bem, Beladona é a história de Samantha, uma menina que sofre com pesadelos terríveis desde os sete anos de idade. Daqueles que faz você acordar gelado e com cada pelo de seu corpo eriçado. E, para Samantha, é como se fossem reais, assim como acontece com qualquer um de nós. Só que muito pior.

Com pais que não sabem como lidar com essa situação, Samantha cresce entre terapias e mais pesadelos. Elaterá de... bom, não terá nada, você que terá de ler para saber, pois a leitura traz algumas surpresas ao longo dela, e falar muito sobre o enredo estragaria a diversão.

O que mais posso acrescentar é que a ausência de onomatopéias, durante os momentos mais tensos, faz parecer que todos os sons acontecem dentro de sua cabeça, e isso torna tudo pior: os gritos de Samantha, dos monstros, os estrondos e outros barulhos horripilantes na escuridão, parecem soar bem mais alto. A roteirista Ana Recalde e o desenhista Denis Mello nos trazem o medo, aquele que Samantha sente e que deixa tudo à flor da pele.

Beladona tem 202 páginas e custa 60 reais. A venda nas livrarias Cultura e Travessa.


Image and video hosting by TinyPic


2 comentários:

Óqui disse...

Parece ser interessante.

Adriano disse...

Li e não gostei. Achei muito ruim.

Business

category2