terça-feira, 5 de maio de 2015

Justiça Ltda


JUSTIÇA LTDA - MINISSÉRIE EM 02 EDIÇÕES
Digitalização e Restauração 2.0 by HORDA Comics

Image and video hosting by TinyPic
PRA BAIXAR, CLIQUE AQUI


Justiça Ltda não é uma HQ convencional e isso é algo que precisa ser dito logo de cara. Thiago Borges, do Universo HQ, a define como uma HQ politizada, e é a mais pura verdade. O protagonita é Richard Benson, conhecido também como O Vingador. Abaixo, como ele surgiu:

Surgido em 1939, criado por Paul Ernst para a revista pulp The Avenger. O personagem, um bon-vivant explorador da natureza, sofre um choque traumático após o assassinato de esposa e filha durante um voo: os músculos de seu rosto ficam paralisados, dando-lhe a chance de manipulá-los como bem entender - inclusive copiar as feições de outras pessoas. A partir dessa tragédia, ele passa a dedicar a vida ao combate ao crime por meio de uma agência de detetives, a Justiça Ltda. do título.

Assim, esta minissérie em duas partes, publicada pela Editora Abril, nos idos de 1990, é uma releitura desse tão pouco conhecido personagem e, também, de sua origem, que é ampliada e ganha um espectro político muito mais abrangente, bastante influenciado pela Guerra Fria.

Andrew Helfer e Kyle Baker optam por não oferecer soluções fáceis, principalmente por baterem forte na política externa dos Estados Unidos, o macarthismo e a Guerra Fria. Por trás da trama de espionagem, está um libelo pela liberdade e democracia.

Justiça Ltda é uma daquelas HQs que nos dá uma dimensão extada de como os quadrinhos podem ser usados para bem mais do que entretenimento. Andrew Helfer não tem pudores em criticar a política norte-americana:

A visão de mundo de Helfer e Baker é clara: a política feita pelos EUA se baseia na agressão. Nem é preciso se limitar às ditaduras plantadas pela América Latina e outros locais do mundo durante a Guerra Fria para perceber isso. Basta lembrar do Vietnã, Iraque, Afeganistão etc.

Hoje em dia. os direitos sobre o personagem pertecem à Dynamite, que já anunciou, desde fevereiro, que lançaria uma nova série, com roteiros de Mark Waid e desenhos de Ronilson Freire. Abaixo, o segundo número da minissérie e logo depois um número especial já pela Dynamite em uma aventura mais convencional
.


Image and video hosting by TinyPic
PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI


O VINGADOR ESPECIAL - DYNAMITE
Quadrinhos Inglórios, Os Invisíveis e Só Quadrinhos


Image and video hosting by TinyPic
PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI


3 comentários:

Kirk disse...

É estranho como HQs mantêm um lugar na nossa memória. Eu li justamente esta edição. Não lembrava mais, mas quando bati o olho na capa, lembrei. Valeu pela postagem.
P.S. - Eudes, tu já leu The Boys (Os rapazes)? É booooommmmm....
Abraço.

Eduardo disse...

Muito obrigado por essa mini, Eudes. Estava procurando há algum tempo, e nem edição física (nos sebos) eu estava achando.

mauro pena disse...

Vale, cara! Estava procurando esses dois volumes desse personagem. Eu tinha as duas revistas lançadas pela Abril na época. Adorei a perpectiva política usada pelos autores numa narrativa boa e dramática de um momento forte da época da guerra fria. Bom roteiro e bons gráficos. Na época retirava o estilo tradicional de desenho e arte final e com a narrativa criava um ambiente sombrio ideal para a história. Para fans da fina arte dos quadrinhos!
Abração e valeu a postagem

Business

category2