domingo, 12 de julho de 2015

Crumb/Rock & Rule

CRUMB – TERRY ZWIGOFF
PARA BAIXAR CLIQUE AQUI

Robert Crumb é um cara     bizarro e peculiar. Mais um daqueles casos em que o gênio precisa ser também um louco. No caso de Crumb, parece que ele levou essa máxima ao limite: anti-social, declaradamente misógino, assumidamente tarado e completamente insano, tudo isso é repassado para sua obra. Às vezes com sentimento de culpa, outras apenas aceitando a si mesmo como realmente é.

A maior parte de seus quadrinhos são auto-biográficos, porém, é conhecido por seus personagens ficcionais que se tornaram ícones da cultura dos EUA. Um deles, Fritz, The Cat, até mesmo ganhou uma animação, em uma manobra de direitos autorais que passou por cima de Crumb. Ele odiou tanto que matou o personagem.

Neste documentário ficamos conhecendo mais do homem que foi um das bases para o movimento dos quadrinhos underground da década de 60.  O documentário, assim como seus quadrinhos, escancara quem Crumb realmente é, para o bem e para o mal.

Criado por um pai conservador e violento e por uma mãe que não era submissa, Crumb e seus irmãos se refugiavam nos quadrinhos e até mesmo em criá-los. Veio daí a paixão por essa arte. Inicialmente Crumb não conseguiu se destacar como quadrinhista, então foi trabalhar em uma firma de cartões postais. Com a chegada dos anos 60 e com a experimentação de drogas como LSD e a mudança para outros ares, Crumb começou a ter suas próprias ideias sobre como fazer quadrinhos.

Se juntando a alguns outros que pensavam como ele criaram a revista underground chamada ZAP Comics. Para vendê-las, ele e a primeira esposa colocavam os exemplares em um carrinho e as distribuiam nas ruas. E assim se pavimentou o sucesso do movimento undergroud e a fama de Robert Crumb.

81989316_crumb_110951b
O que mais impressiona – e às vezes assusta – é conhecer a família disfuncional da qual Crumb veio. Apesar de suas duas irmãs terem se recusado a participar do documentário, ficamos conhecendo seus irmãos Maxon e Charles, este sofrendo de uma depressão profunda, além de sua mãe controladora, pelo que se vê na tela.

Os dois irmãos também têm talentos artísticos. Maxon é pintor e conta mais sobre si mesmo, como quando tinha a mania de abaixar a calça das mulheres que via na rua. Charles diz que tinha ânsias de esfaquear Crumb enquanto este dormia. As lembranças sobre o pai são sempre sobre sua violência.

No mais, Crumb se mostra uma mente perturbada que resolveu usar esta mente para retratar a si mesmo e aos seus delírios em tinta e papel. Mesmo o documentário sendo de 20 anos atrás, Crumb ainda continua ativo, sendo seu trabalho recente mais conhecido Gênesis, uma quadrinização ao seu estilo deste livro da Bíblia.

Provavelmente todo artista precise ser um louco para criar com tal genialidade, e Crumb deve ser o rei do hospício.

FANTASIA DE ROCK (ROCK & RULE)
PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI

 Fantasia de Rock – ou simplesmente Rock & Rule – é um daqueles filmes do meu passado que eu fiquei apenas a ver navios, já que na época em que foi lançado, não era o tipo de filme que os cinemas por perto se arriscassem a exibir. Mesmo quando saiu em VHS, deu-se o mesmo problema: as locadoras de onde eu morava não se importavam com esse tipo de filme.

E, quando fui morar em um lugar que as locadoras tinham de tudo, o VHS já estava saindo de circulação e o filme não existia em DVD ( e não existe até hoje) por aqui.

Mas, eis que muito anos depois, quando me filiei a uma locadora aqui perto mesmo, que eu nunca dera crédito, me deparo com a fita em VHS do legendário Fantasia de Rock. Isso me fez lembrar do filme, e resolvi procurá-lo na internet que, poderia tê-lo em uma qualidade melhor que um VHS. E, realmente tinha. Mas, legendas em português não havia, apenas em outras línguas.

Bom, o que mais eu podia fazer, a não ser alugar o VHS e copiar a legenda, letra por letra, para uma legenda em inglês. Assim, não precisaria traduzir, pois não era o meu forte. E, assim, depois de muitos e muitos anos, assisti a algo que só tinha visto em fotos.  Levou apenas 27 anos, já que o filme é de 1983 e eu o assisti e fiz a legenda em 2010.

A animação se passa em um futuro após a Terceira Guerra Mundial, onde houve uma mutação e os habitantes da Terra agora são animais antropoformizados que curtem muito um rock.

Mok, um roqueiro milionário, quer encontrar a voz perfeita necessária para abrir um portal para o nosso mundo. Qual o objetivo prático disso não é explicado. Angel, uma vocalista de uma banda nada conhecida é a escolhida e isso causa uma ruptura com os outros componentes, que não sabem que, na verdade, ela foi raptada.

Porém, quando se dão conta disso, vão atrás de Angel para tentar salvá-la e impedir os planos malignos de Mok. As canções de Angel são interpretadas por Debbie Harry e as de Mok, por Iggy Pop. Além deles há Earth, Wind and Fire e outros astros do rock daquela época.

5 comentários:

Francisco Oliveira disse...

Puta postagem!!! Que felicidade a minha!!! Visitar teu blog me faz lembrar meus tempos de adolescência quando eu ia todos os dias na banca e me lascar gastando meu rico dinheirinho com gibis!!! Valeu, Eudes!!!

Dyel disse...

Valeu por estas duas GRANDES postagens,Eudes! Há Tempos eu queria ver estes dois grandes filmes!!! Se Você tiver Também "o planeta Selvagem","Wizards","American Pop",Heavy Metal:Universo Em Fantasia","As Sete Vidas Do Gato Fritz"e Tarzoon-A Vergonha Da Selva",e o documentários "Stan Lee:Monstros,Mutantes e Maravilhas" e How To Draw Comics: The Marvel Way"Eu Agradeço!
Agora,Quanto Ao Comic Book Confidential...4.37 GB!!!! CAAAAAARAMMMBAAAA!!! eu sei que,tavez,não seja possível... Mas será que não dava para postar este documentário em um tamanho um pouco menor? Em .Avi,Talvez? Os nossos combalidos HDs(externos ou não) agradecem...

P.S.:Se estiver Interessado(é claro que estará) eu encontrei aqui no YouTube um episódio do antológico programa DOCUMENTO ESPECIAL-TELEVISÃO VERDADADE que era exibido ás sextas-feiras na saudosa TV MANCHETE que fala sobre os Quadrinhos. Deixo Aqui o Link:
https://www.youtube.com/watch?v=9cZ00hb6AGM

E deixo Também o Link Do EXCELENTE Curta-Metragem "história Em Quadrinhos", Dirigido Por Rogério Sganzerla(diretor de clássicos como "O Bandido Da Luz Vermelha) e Álvaro de Moya(Uma Das Maiores Estudiosos Das HQs No Brasil), em 1969:
https://www.youtube.com/watch?v=Mm8cV01ZN3E

Bom,é Isso Aí.Um Abraço!!

Pensador Louco disse...

Maravilhoso! Assisti Fantasia de rock quando no início da adolescência (já passei dos 40) e nunca mais tive a chance de ver. Até lembrava dele de vez em quando, mas nem adubava muito uma chance de revê-lo, até agora.

Assim como Heavy Metal, esta animação fez muito parte de minha geração. Muito obrigado por compartilhá-lo. 8)

Dyel disse...

Alô,Eudes,Sou Eu De Novo...
Encontrei a Legenda Em Inglês de Uma Animação Que Você havia Postado Há MUUUUUIIIIITO Tempo aqui na Rapadura e no saudoso Fórum F.A.R.R.A....
A animação em questão chama-se COONSKIN(1975) e ela havia sido postada na época SEM LEGENDA. Bom,ENFIM...A bendita Apareceu!! Eis Aqui o Link:

http://www.yifysubtitles.com/movie/coonskin-1975-1080p

Norimaro disse...

Porra, Eudes! Muito obrigado por disponibilizar essa delícia no Mega. Agradeço muitiiiiiiiiiiiiissimo de coração.

E obrigado mais ainda por fazer essa legenda dessa lenda da animação.

Muito obrigado mesmo!

Abração!

Business

category2