sábado, 8 de agosto de 2015

Gen Pés Descalços Animated

GEN PÉS DESCALÇOS – AS DUAS ANIMAÇÕES
A vida depois da bomba nuclear sobre Hiroshima

hadashi-no-gen-poster
PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI

Esta semana completaram-se 70 anos do bombardeio nuclear sobre Hiroshima e Nagazaki. Gen Pés Descalços (Hadashi no Gen) é, provavelmente, a obra mais completa sobre esta tragédia, já que seu autor, Keiji Nakazawa, se baseou em suas próprias experiências como sobrevivente da bomba atômica jogada sobre Hiroshima.

O mangá escrito e desenhado por Nakazawa foi publicado de 1973 a 1985. Mesmo antes de terminar, foram produzidos três filmes em live action baseados em sua obra. Em 1983 e 1986 foram produzidas também duas animações. São estas que estão disponibilizadas aqui.

Gen Nakaoka vive uma vida tranquila em Hiroshima com seu pai, mãe, irmão menor e irmã mais velha. Estamos em 1945 e o Japão ainda insiste em continuar lutando uma guerra perdida. Tal atitude egoísta acaba cistando a vida de milhares de pessoas mortas em um único instante: quandos EUA resolvem lançar sobre a população de Hiroshima, a recém-inventada arma final, a bomba nuclear.

Barefoot_Gen_2_DVD_cover

O primeiro longa metragem animado conta exatamente estes momentos na vida de Gen. A reviravolta que sua vida sofre quando Hiroshima é destruída. Suas perdas e sua incrível capacidade de sobreviver. O anime, que tem um clima bem divertido e alegre no início, ajudado pelo traço que lembra os desenhos de aventura, torna-se um verdadeiro filme de horror assim que a bomba é detonada.

O anime que vinha sendo fácil de assistir até então, torna-se uma experiência traumática – mas, necessária – para o expectador. É necessário porque precisamos ver este momento da História como realmente aconteceu e não com o olhar distante de pessoas que não entendem o real poder de destruição de uma bomba nas mãos de homens que se pautam pela guerra.

Barefoot_Gen

O segundo longa metragem em animação continua contando as aventuras de Gen e de seu irmão adotado, Ryuta. Para manter sua mãe com saúde, Gen e Ryuta acabam se juntando a um grupo de órfãos, considerados delinquentes pelas autoridades, que lutam para sobreviver naquele mundo devastado. As lições de otimismo diante da tragédia são comoventes.

Em 2007, Gen Pés Descalços ganhou novamente uma série em live action que, infelizmente, não é tão fácil de se encontrar, e creio que não existam legendas em português para a mesma.

Os longas aqui disponíveis também podem se encontrados no Youtube, legendados, tanto que o segundo foi baixado de lá, por isso a qualidade está apenas razoável. O primeiro tem a legenda separada, o segundo tem a legenda embutida.

Aqui no Brasil, apenas os mangás foram publicados. No ano de 2000, a Conrad editora publicou Gen Pés Descalços em quatro volumes. No entanto, ara me desapontamento – que cheguei a adquirir os 4 volumes – a saga de Gen tem, na verdade, 10 volumes. Ou seja, estes quatro eram uma versão condensada, cortada, da obra.

A editora está se redimindo, publicando em um ritmo um pouco lento, os dez volumes originais. Nas lojas já se encontra no volume 8. Para quem não se importar de ler a obra em quatro volumes, abaixo está o link de onde podem ser baixados.

GEN - Uma história de Hiroshima - vol1001
PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI

4 comentários:

robson firmino cavalcante disse...

valeu demais eudes!!!

Anônimo disse...

Um dos melhores mangás publicados em território brasileiro, atualmente!!!

Manoel Almeida disse...

Um clássico, Eudes! Também fiquei surpreso ao saber, anos depois, que meus quatro volumes não eram a obra completa.

Para quem se interessar, baixei todos os volumes da edição original (em japonês).

Fraternal abraço!

Fábio RT disse...

Não sabia desse picote !!!!
Que ódio !!!!
Abraços

Business

category2