segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Will Eisner/Stan Lee

WILL EISNER – PROFISSÃO: CARTUNISTA
Doc. em três partes produzido no Brasil

dvd-will-eisner-profisso-cartunista-lacrado-frete-gratis-13939-MLB3430666702_112012-O
PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI

O que dizer de Will Eisner que ainda não tenha sido dito? Quase nada. Então, o jeito é dizer o que a maioria dos fãs de quadrinhos já sabe: o homem é um gênio que elevou a arte sequencial ao status de arte.

Confesso que descobri Eisner bem tarde na minha vida. Ele estava lá, mas eu realmente não lhe dava atenção. Não porque achasse que fosse ruim, ou algo do tipo. Apenas porque, além de estar sempre enfurnado nos quadrinhos mais populares, eu não tinha grande chances de acesso ao seu trabalho.

Quando eu voltei a ler quadrinhos com frequência e estava morando em um lugar onde era mais fácil encontrar material do artista, eu simplesmente estava ocupado demais. Precisou que os benditos scans me fizessem descobrir tudo que eu estava perdendo.

Untitled-1 copy2

Quando eu procurava HQs digitalizadas para colocar no Ra, junto com as que eu já fazia, encontrei algumas das graphic novels de Eisner no saudoso HQ é Aqui, do Guilherme. O seu site tinha esse diferencial, estava colocando quadrinhos mais maduros. Assim que os encontrei, resolvi não só postar, mas lê-los. Foi como se caísse uma venda dos meus olhos, dramaticamente falando.

Graças a isso, pude querer saber mais, ler mais. Acho que essa é a grande força dos scans, mover-nos a procurar mais daquilo que descobrimos na internet. Logo eu já havia lido No Coração da Tempestade, Avenida Dropsie, O Nome do Jogo, seus dois livros técnicos e muitos outros.

labsec_wias_04

E, assim, me tornei mais um dos muitos leitores deste gênio dos quadrinhos, criador do Spirit. Seus quadrinhos são lançados constantemente por aqui, e até memso sua biografia foi lançada recentemnete.

Mas, falando do documentário disponibilizado aqui, é uma forma de saber mais sobre o artista, tanto para quem não o conhece ainda, quanto para aqueles que já o leem há muitos anos.

Produzido pela TV Senac, o documentário é dividido em três partes de 48 minutos cada e é de uma qualidade admirável. Há depoimentos de artistas americanos, franceses e de muitos brasileiros, sem contar, claro, com Eisner nos falando de si mesmo e de sua trajetória. Imperdível é pouco.

COM GRANDES PODERES: A HISTÓRIA DE STAN LEE
Doc. dublado em TVRip da exibição no History Channel

91vS9LYcbJL._SL1500_
Para baixar o TVRip dublado, clique AQUI
Para baixar DVDRip no original, sem legendas, AQUI

Outro homem que revolucionou a indústria dos quadrinhos foi, sem dúvida, Stanley Martin Lieber, ou apenas Stan Lee. Tendo trabalhado por mais de 20 anos na Timely Comics, que se tornaria a Marvel Comics, Stan já estava quase deixando o ramo, quando, com um empurrão da esposa, e de seu chefe Martin Goodman, criou o Quarteto Fantástico. Foi o início de algo sem igual até aquele momento.

Os quadrinhos de super-heróis que se resumiam quase que totalmente aos títulos da DC Comics, com Superman, Batman e Mulher-Maravilha sendo os únicos ícones que representavam esse gênero, perderam o trono ou, pelo menos, tiveram que dividílo com escaladores de paredes, homens de armadura e mutantes incompreendido. O quadrinho de super-herói ganhava uma nova dimensão, mas aqui mesmo, na Terra.

With.Great.Power.The.Stan.Lee.Story.HDTV.XviD-AFG.avi_snapshot_00.45.56_[2015.08.03_20.12.53]

O documentário With Great Power: The Stan Lee Story chegou a ser exibido aqui pelo History Channel, com um dublagem muito boa. Como não há legendas para o original em inglês, resolvi que valia a pena postá-lo assim mesmo. Mas, para quem é bom em inglês, o origianl também está disponível. A qualidade do TVRIp não é HD, mas está muito boa.

Para quem quer saber mais sobre o homem que, junto com Kirby, Ditko e outros, trouxe um novo fôlego ao quadrinhos de heróis, pode faz~e-lo através da biografia escrita por Roberto Guedes, Stan Lee: O Reinventor dos Super-Heróis e também da nova revista derivada da Mundo dos Super-Heróis, Grandes Artistas #01: Stan Lee, que foi lançada nas bancas em julho desde ano.

especialstanlee001-capa

P. S.: Só consegui estes dois documentários, que estavam bem difíceis de serem encontrados, porque entrei no blog de filmes Bagaça Filmes Entertainment, verdade seja dita. Assim, visite, quem sabe encontre outras coisas que queriam por lá.

4 comentários:

robson firmino cavalcante disse...

T.Y.E.

raimundo disse...

Neste momento encerro solenemente meus agradecimentos.sem palavras.

Guido disse...

Eudes, estou adorando esses documentários sobre quadrinhos e seus grandes autores que vc está postando. Continue assim. Muitíssimo obrigado.

Fabio Marques disse...

A Rapadura,

Realmente, o mito de que o Stan Lee criou o Quarteto Fantático se perpetua nesses documentários que ele mesmo produz e nos fãs cegos que não enxergam a verdade. Jack Kirby criou o Quarteto requentando o seu grupo Challengers of Unknown de 1956, quando o incompetente Stan Lee levou uma bronca do Martin Goodman, pois o dono da Marvel havia sido humilhado no golfe quando o dono da DC Jack Liebowitz havia dito que eles haviam publicado um título novo com um grupo de super-heróis Justice League of America criado pelo editor Julie Schwartz.

Até mais,

Fabio Marques.
Super-Homem.COM

Business

category2