terça-feira, 20 de outubro de 2015

Retalhos

RETALHOS  - CRAIG THOMPSON
Digitalização e ajustes by H.O.R.D.A. Comics
Retalhos_20150916_0001
PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI

Quando vi Retalhos pela primeira vez, lá pelos idos de 2009, fiquei fitando aquela capa, e pensando, “ah, não! Romancezinho, não”, e deixei pra lá. Craig Thompson estava riscado da minha lista, relegado ao clássico “não li e não gostei”.

Algum tempo depois eu viria a adquirir sua graphic novel seguinte, Habib, e gostei muito do que li. Mesmo assim, Retalhos continuou não sendo uma opção. Mas, Habib já me mostrara o talento de Thompson.

O tempo passou mais um pouco e uma nova remessa de quadrinhos chegara à banca de livros usados que fica aqui ao lado. Entre eles estava Retalhos, seminovo e pela metade do preço. Resolvi que estava na hora de dar uma chance. E, claro, eu estava errado em meus preconceitos. Normal.

Retalhos é uma história em quadrinhos (ou graphic novel, tanto faz) autobiográfica, que levou Craig Thompson instantaneamente ao mesmo patamar de grandes autores, sendo elogiado até por Art Spielgelman, o autor de Maus.

O que ele faz é nos mostrar que toda história merece ser contada. Se ela será “ouvida” depende do narrador e de como ela será narrada. O que poderia ser apenas mais uma entre milhões de histórias cotidianas se torna algo grandioso quando Thompson nos conta.

Craig Thompson narra sua infância e adolescência, vivendo com pais muito religiosos e um irmão mais novo. Sua vida, entre bullings e igreja vai seguindo até que, já adolescente, conhece Raina, em um retiro religioso, e os dois sentem grande afeto um pelo outro.

Temos aqui muito mais que um “romancezinho”. Ao menos quando percebemos que Thompson não narra apenas sua paixão, mas toda a transformação a que isso levou. Todo amadurecimento e descoberta de si mesmo a que foi conduzido.

Quantos de nós não fomos mudados por eventos em nossas vidas, muitos deles ligados ao coração, como é o mais frequente. Quantos de nós temos nossas próprias histórias que dariam gibis e mais gibis. Toda história merece ser contada, só precisamos descobrir como. Thompson descobriu.

Retalhos_20150917_0301

8 comentários:

Nanda Lima disse...

Uau. Esse Eudes não cansa de me surpreender! S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L. Muito obrigada!

Cicero disse...

Mais uma bela obra que eu jamais conheceria se não fosse teu valioso trabalho aqui. Valeu, Eudes. Vale notar como o autor usa bem a linguagem do quadrinho para tornar interesante uma narrativa que não traz nenhum elemento de fantástico ou irreal.

Fco Cláudio disse...

Valeu por esse excelente material, Eudes! Sei que você não atende a pedidos, mas adoraria ver disponibilizada a GN "Habib". Já ouvi falar muito bem dela.

robson firmino cavalcante disse...

muitíssimo obrigado de coração caro eudes...

Scant Torrent disse...

Já tinha lido, mas achei o final broxante.

Abç

Matheus G. disse...

Adoro Retalhos!!
Tenho a edição física e acho sensacional, além de me identificar bastante com a história.
Valeu, cara!! Trabalho de finíssima qualidade sempre! :)

Felipe C. disse...

Obrigado por me apresentar outra obra fantástica, Eudes.

Anônimo disse...

Cara muito obrigado por ter nos apresentado essa obra Maravilhosa, simples, envolvente, tocante. Tem como postar outros trabalhos do Craig? Agora fiquei super interessado nos trabalhos dele :v

Business

category2