sexta-feira, 27 de novembro de 2015

De Volta Para o Futuro

DE VOLTA PARA O FUTURO – OS BASTIDORES DA TRILOGIA
Livro contando tudo sobres os três filmes, de Caseen Gaines

de-volta-para-o-futuro-os-bastidores-da-trilogia-gaines-caseen-9788566636765-photo52497961-12-2c-32

O tema que mais gosto em termos de ficção-científica é viagem no tempo. Desde o clássico filme A Máquina do Tempo, baseado no livro de H. G. Wells, que eu sou fascinado pelas incríveis histórias que o tema gera.

O primeiro conto que eu escrevi em uma velha e pesada máquina de escrever, muito antes de começar a me aventurar pelo mundo da escrita aqui no blog, foi sobre viagem no tempo. Eu até mesmo sonho que volto no tempo e encontro a mim mesmo, de vez em quando.

Então, não é de surpreender que, assim como milhões de pessoas ao redor do mundo, eu seja um fã inveterado da trilogia criada por Robert Zemeckis e Bob Gale.

Assim, quando eu circulava por uma livraria e vi o livro De Volta Para o Futuro – Os Bastidores da Trilogia, de Caseen Gaines, eu não pensei duas vezes em adquirir. Seria a primeira biografia de um filme – de três na verdade – que eu iria ler.

Nas primeiras páginas já percebi logo o óbvio: que a abrangência de um livro era muito maior do que alguns documentários de making off que acompanham os DVDs e Blu-rays. Era um destrinchamento meticuloso de tudo o que foi feito do princípio ao fim, ultrapassando até mesmo a fronteira das telas e indo para o mundo real.

Logo de cara ficamos sabendo como Eric Stoltz não foi apenas a primeira escolha, mas, também, que participou por um bom tempo das filmagens, até o momento em que teve de ser despedido, quando os criadores conseguiram contratar Michael J. Fox, que sempre fora a primeira opção, mas que estava impedido por conta da série Caras e Caretas.

O drama que se desenrolou por conta de um ator que não se encaixava no personagem daria outro filme.

Ficamos sabendo também de como o roteiro foi progredindo até chegar no que vimos na tela. Estranhamente não se fala nada sobre o que já foi divulgado muitas vezes, que a máquina do tempo seria inicialmente uma geladeira. Ou nunca foi verdade, ou o autor não achou que valesse a pena destacar no livro.

O autor entrevista mais de 50 pessoas e não deixa quase ninguém de foram, tomando depoimento até mesmo da atriz que fez a moça que entrega o panfleto para salvar o relógio que levaria Marty McFly de volta para o futuro.

É narrado os motivos de o ator Crispin Glover não aceitar participar das continuações e de porque a atriz que faz a namorada de Marty ter sido trocada por Elizabeth Shue, no segundo.

Com tantas coisas dando erradas, as continuações poderiam ter sido um desastre total , como sabemos, não foram.

O filme inicialmente não teria continuações e aquele final do primeiro era para ser apenas uma brincadeira. Mas, o sucesso arrebatador do filme fez com que a Universal quisesse que os autores preparassem uma continuação, que acabou se transformando em duas, em que a terceira parte seria lançada apenas seis meses depois.

As filmagens das cenas com o skate voador são detalhadas, incluindo mais um drama. O de uma das dublês da cena em que Biff e seus parceiros vão acabar batendo na grande janela de vidro no prédio em frente. Uma cena complicada que fez com que^uma das dublês contratadas desistissem de fazê-la e sua substituta acabou entendendo, de forma drástica, o porquê.

O livro nos mostra minuciosamente porque De Volta Para o Futuro se transformou em ícone pop e é visto até hoje por pessoas de todas as idades.

Um dos poucos filmes que assistimos vez após vez sem nos cansarmos. Que passa de geração para geração e deixa a muitos ainda admirados, mesmo nessa era de efeitos especiais totalmente computadorizados. É um filme que nos leva realmente a uma viagem, que onde se vai não precisamos de estradas, pois é pura imaginação.

O livro é de capa dura, 248 páginas e custa 47,90.

DE VOLTA PARA O FUTURO – A TRILOGIA
Dublagem Clássica/AVI/Widescreen/Colorido

3ui2vqimi9tlcg4lw2388acun.1000x566x1-900x509
PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI

Disponibilizo aqui a trilogia com a dublagem clássica, que é mais difícil de se encontrar. Como o filme legendado é mais simples de se encontrar por torrent ou outro meio, optei por colocar somente essa versão, para aqueles que, como eu, são saudosistas dos tempos de Sessão da Tarde. A qualidade de som não é perfeita, mas serve ao seu propósito.

3 comentários:

Cicero disse...

Tô mal acostumado. Comecei a texto achando que no final ia ter o link pra baixar o livro, heheheheh.

Duke disse...

cara, tá saindo em inglês HQs escritas pelos roteiristas originais do de volta para o futuro, com novas histórias. Eu li os 2 primeiro e é MUITO bacana!

GADESCO disse...

E o livro ? Please!

Business

category2