segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Ray Harryhausen

RAY HARRYHAUSEN: O TITÃ DOS EFEITOS ESPECIAIS
DVDRip/MP4/Legendado/Widescreen/1.41 GB

PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI

Sentados no chão da sala, eu, minhas irmãs, meu irmão e minha mãe assistíamos, mais uma vez, a algum dos filmes de Simbad que não cansavam de reprisar e nós não cansávamos de assistir, fosse Simbad e a Princesa, A Nova Viagem de Simbad ou Simbad e o Olho do Tigre. Era complicado dizer qual era o melhor. 

A atração dos filmes não podia ser outra coisa: os monstros que habitavam a tela e que pareciam intermináveis. Sabíamos que eram efeitos especiais, sabíamos que não eram reais, ainda assim aquilo nos deixava de queixo caído e ansiosos pela próxima vez que reprisaria, já que a era do videocassete estava um pouco distante ainda. 


Nós pouco nos preocupávamos com quem fazia aquelas coisas fantásticas, estávamos muito ocupados nos divertindo. Mas, com o tempo, um nome foi aparecendo e se tornando parte do consciente coletivo dos cinéfilos: Ray Harryhausen. Soava como o nome de algo que ele realmente era: um mago, um feiticeiro que tinha a magia na ponta dos seus dedos. Só mesmo alguém com o dom da magia poderia fazer algo assim. 

O tempo foi passando e eu fui descobrindo que seu legado ia muito além dos filmes do marujo Simbad. Além dos filmes de fantasia, havia os filmes de ficção-científica ou aqueles que eram simplesmente conhecidos como "filmes de monstros". 


O documentário aqui apresentado destrincha tudo o que foi feito por esse gênio do cinema. Filmado quando ele ainda estava vivo (Harryhausen faleceu em 2013 e o documentário é de 2011) temos ele mesmo dando depoimentos sobre suas influências e o início de sua carreira. 

Além disso, várias pessoas também são entrevistadas e dão sua opinião sobre a obra de Harryhausen, entre elas, Ray Bradbury, Steven Spielber, James Cameron, Peter Jackson, Nick Park (criador de Wallace & Gromit), Tim Burton, Henry Selick e muitos outros. 


Assim como inspirou muito e muitos cineastas, Harryhausen também começou a trabalhar com efeitos especiais após assistir a um filme: King Kong de 1933. O técnico de efeitos especiais do filme era Willis O'Brien. Harryhausen começou passou a fazer stop motion em sua garagem, como um hobby e acabou por trabalhar com o próprio O'Brien em outro filme de gorila, O Poderoso Joe (Mighty Joe Young, 1949). Era o começo de uma longa carreira. 

Reverenciado por tantos outros ícones do cinema, Harryhausen era o exército de um homem só dos efeitos especiais. Diferente dos dias atuais em que um batalhão inteiro é necessário, às vezes para fazer apenas uma parte de todo o trabalho. 

Sua arte, que era feita de meticulosos detalhes e de forma tão vagarosa, quadro a quadro, nos mostra o quanto é preciso ser persistente e paciente para chegar a um objetivo. Harryhausen foi o homem que deu real sentido à expressão "efeitos especiais".





7 comentários:

Nano Falcão disse...

Fúria de Titãs, seu último trabalho, foi um dos filmes que mais me encantaram na minha infância. Fizeram um triste remake, e com toda a computação gráfica, e todo mundo "bad-ass", esqueceram o valor da fantasia e principalmente que a sensibilidade também é uma parte intriseca no mito do herói. Ainda prefiro o primeiro, que já era considerado "old hat" na sua época pós star wars e superman.

Anônimo disse...

nao tem como nao lembrar dos filmes de sinbad,
incriveis.
hsm

Óqui disse...

Mandou bem demais Eudes, obrigado!!!

óqui.

Taiguara disse...

Excelente post, Eudes !
Abraço !

kristorm Gusmão disse...

Muito bom ,Eudes!Tentando baixar p meu androide.Parabens por mais uma batalha vencida ,vc é 1000!bjim no core

Rogerio Passo Fundo disse...

Tudo bem, Eudes? Muito obrigado pelo documentário. Tenho alguns filmes do Ray, sou um pequeno colecionador e esse cara era um dos meus ídolos. Ainda não assisti esse documentário e estou ancioso para conhecer.
Segue a lista do que eu tenho, a maioria em dvd-r e outros em full hd, quase todos dublados: (talvez tenha esquecido de algum)

A 20 Milhões De Milhas Da Terra - 1957
A Ilha Misteriosa - 1961
A Invasão Dos Discos Voadores - 1956
As Viagens De Gulliver - 1960
Fúria De Titãs - 1981
Jasão E Os Argonautas - 1963
O Monstro Do Mar - 1953
O Monstro Do Mar Revolto - 1955
O Vale Do Gwangi - 1969
Os Primeiros Homens Na Lua - 1964
Um Milhão De Anos Antes De Cristo - 1966

Simbad E A Princesa - 1958
As Novas Viagens De Simbad - 1973
Simbad E O Olho Do Tigre - 1977



MUITO OBRIGADO, EUDES...




Marc Soap disse...

Insuperável ao criar vida a partir de elementos símples.

Business

category2