domingo, 3 de abril de 2016

Filme: Brazil

BRAZIL - DIRECTOR'S CUT
BRRip/MP4/Legendas em Português/1,19 GB/143 Min.

PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI

Brazil - O Filme, de Terry Gillian, é um daqueles poucos - poucos mesmo - que eu tenho prazer em parar para ver novamente, pois sempre é como se fosse uma experiência nova. O filme não envelhece porquê ele já nasceu velho, com sua estética retrô. 

A primeira vez que vi Brazil foi na TV e eu era um garoto ainda. O nome do filme me deixou encafifado, pois logo percebi que não havia nada de Brasil ali, a não ser a música Aquarela do Brasil, que permeava quase tudo, até o Robert De Niro. 

Como garoto que era, não notei nada do aspecto político do filme, que é sobre um país totalitário, onde seus cidadãos estão a mercê de um governo que pode levar qualquer pessoa suspeita de terrorismo para interrogatório e, se errarem, a burocracia enterrará qualquer chance de conseguir justiça. 

Não, eu fiquei de olhos vidrados no cara que voava em uma armadura com asas, que era um o protagonista sonhando que salvava a mulher de sua vida , a quem ele não conhecia, ainda. 

Sam Lowry (Jonathan Pryce) trabalha no setor de cadastramento desse lugar fictício e acaba se envolvendo em problemas quando, ao encontrar a mulher de seus sonhos (Kim Greist), acaba por bater de frente com o governo ao descobrir que eles se enganaram prendendo e interrogando até a morte um homem inocente. 





3 comentários:

Sergio Nova disse...

Um mundo onde todos os serviços públicos são monopolizados por estatais, onde há uma reserva de mercado na informártica que obriga todos a utilizar péssimo equipamento (e o filme não menciona que se trata de coisa cara), onde uma absurda burocracia impede o acesso à informação, cirugiões plásticos (de sucesso ou de fracasso) travam guerra no mercado e o poder público finge que não existem grupos de oposição ao regime.

Ufa! Ainda bem que esse país nunca existiu!

Sylvio de Alencar. disse...

Está na hora de dar uma conferida novamente.

Duke disse...

Eu li uma entrevista do Terry que disse que a idéia chamar o filme de Brazil não tem nada a ver com a burocracia brasileira, que ele por sinal desconhece totalmente. O filme foi idealizado durante o período Tatcher, e uma grande parcela da população realmente acreditava que aquele era o futuro da inglaterra: Um governo burocrático, fascista, agressivo, monopolista. Brazil faz referência justamente aos sonhos do heroi, em escapar para uma terra mística. Não é uma referência ao PAIS Brasil, mas a Hy-Brasil, uma ilha mítica, no estilo atlântida, pertencente a cultura inglesa. Terry é inglês, e o filme espelha a realidade britânica.

Business

category2