domingo, 11 de dezembro de 2016

Unknown Chaplin

O CHAPLIN QUE NINGUÉM VIU - 1983
DVDRip/MKV/Áudio em inglês/Legenda fixa em português/
03 Episódios e 01 Extra/52 min. cada eps./33 min. o extra.
820 MB cada episódio/519 MB o extra

PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI

Como em qualquer produção cinematográfica, os filmes de Charles Chaplin tiveram milhares de quilômetros de filmes não usados. Cenas e mais cenas "deletadas". A ordem era para que tudo fosse queimado, não por algum tipo de mania tirânica. O motivo era que simplesmente não havia como gauradr tudo aquilo e esperar que não estragasse com o tempo. 

No entanto, Sydney Chaplin, o irmão sempre presente do gênio da comédia, nem sempre obedecia tal ordem e salvou muito dessas preciosidades que, com o tempo, foram parar nas mãos de colecionadores. 


Quando faziam um programa sobre filmes de comédia, os diretores desta série de documentários, precisavam de material sobre Chaplin e foram até a fonte, pois o cineasta ainda estava vivo. Atendidos por uma secretária, descobriram várias dessas latas de filmes que nunca foram vistas pelo público em geral. 

O que era para ser uma parte de um programa sobre comédias, acabou se tornando uma série de três documentários apenas sobre Chaplin e suas cenas nunca antes vistas. 

Contatando mais dosi colecionadores e passados 18 meses de negociações, os diretores conseguiram ainda mais material, o que resultou nos três episódios que aqui estão. 


São cenas inteiras descartadas de filmes conhecidos, como O Imigrante, O Conde, Carlitos no Estúdio, Em Busca do Ouro e vários outros. É possível perceber como Chaplin não tinha roteiro para os filmes que fazia em seus primóridos. Ele simplesmente ia filmando  e filmando até achar a história que queria. 

Mesmo já tendo se passado 33 anos da produção desta série, ainda é um tesouro inestimável acerca de um dos maiores g~enios do cinema de todos os tempos. 

Jackie Coogan, o garoto de "O Garoto"


2 comentários:

Denise Ávila - poetisa do cotidiano disse...

Excelente matéria, Eudes! O lamentável é que 'tesouros' como estes, caem, muitas vezes, em mãos particulares inescrupulosas, que negligenciam a verdadeira condição do patrimônio: cultural-público.

flavio disse...

Putz...Tenho esse documentário em VHS,rs...Mas nunca tinha encontrado digitalmente.Até hoje.Obrigado Eudes.E parabéns.

Business

category2