sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Festival Joe Dante

FESTIVAL JOE DANTE
De piranhas e gremlins até soldados de brinquedo


PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI





Eu fiquei sabendo quem Joe Dante era em 1984, com Gremlins. Os bichinhos fofos que se transformavam em monstrinhos se alimentados depois da meia-noite se tornaram parte da infância de todos nós e, Joe Dante passou a fazer parte dos meus diretores preferidos, mesmo que nunca tenha sido reconhecido como merecia. 

Mesmo antes de Gremlins ele já havia nos dado a paródia a Tubarão, Piranha, que não chega a ser uma comédia, mas ao menos não tenta se levar a sério, como sua continua dirigida por James Cameron, Piranha II - Assassinas Voadoras. 

Em 1979 foi um dos roteiristas da comédia musical Rock'n Roll High School, por isso ela está na nossa lista. Em 1981 diirigou o clássico filmes de lobisomens Grito de Horror, um excelente terror, mas que foi ofuscado por Um Lobisomem Americano em Londres. No ano seguinte foi um dos diretores do seis episódios de Police Squad, a série onde nasceu Frank Drebbin da trilogia Corra Que a Polícia Vem Aí. A série já foi postada no blog. 

Em 1983 dirigiu um dos episódios do longa metragem No Limite da Realidade (Twilight Zone - The Movie), uma homenagem de Steven Spielberg ao seriado Além da Imaginação. Ou seja, Dante já era um diretor talentoso e cotado. Gremlins deveria ter alçado seu nome às alturas. Mas, é como se o diretor fosse ofuscado por seus filmes. 

A contribuição de Dante para nossas memórias de infãncia continuariam por toda década de 80. Em 1985 além de estar entre os diretores de outro projeto de Spielber, a série de fantasia Histórias Maravilhosas (já postada aqui no blog) e também da nova versão de Além da Imaginação (temos no blog a versão original) ele também dirigiu o filme Viagem ao Mundo dos Sonhos (Explorers) que misturava fantasia e ficção científica. 

Em 1987 ele estaria novamente em um longa metragem feito de vários episódios, a comédia para o público adulto, Amazona na Lua (Amazon Women On The Moon) e dirigiria o meu filme predileto do diretor: Viagem Insólita (Innerspace). Uma homenagem ao filme Viagem Fantástica (Fantastic Voyage), da década de 60, só que em tom de comédia, com Meg Ryan, Dennis Quaid e Martin Short. 

Em 1989 ele se uniu a Tom hanks e Carrie Fisher na comédia Meus Vizinhos São um Terror (The Burbs), que não teve grande repercussão, mas ainda faz parte de seus melhores filmes. Fechando a década de 80, em 1990 veio uma continuação que ninguém esperava mais que acontecesse: Gremlins 2: A Nova Turma, que se mostrou a altura do original, mesmo tendo se passado cinco anos. 

Então veio a década de 90 e o diretor não teve a mesma sorte de dirigir bons filmes como teve na década de 80. Apenas dois dessa época se destacam: Matinê - Uma Sessão Muito Louca (Matinée), com John Goodman. Uma homenagem aos filmes B de ficção-científica da década de 50 e 60. 

Em 1998 seu último sucesso razoável foi Pequenos Guerreiros (Small Soldiers), com efeitos especiais elaborados, mas uma história insossa e elenco idem. O diretor passaria as próximas entre filmes ruins e diurigindo séries como Mestres do Terror (talvez a melhor série que esteve envolvido), CSI: Nova York (bem cotada, mas apenas mais do mesmo) e, atualmente, Lendas do Amanhã, o seriado dos heróis DC. 

Filmes que dirigiu, mas que preferi não colocar na lista, pois realmente não valem o trabalho foi: Looney Tunes: De Volta a Ação, O Buraco e Enterrando Minha Ex. Segundo o Filmow há dois projetos dele em andamento com títulos que parecem promissores: The Man With The Caleydoscope Eyes e Labirintus.

Espero que, assim como George Miller e seu Mad Max: Estrada da Fúria, Joe Dante renasça das cinzas e mostre que ainda pode produzir lembranças para nossa infância.


01. Piranha (Piranha, 1978): Avi, áudio em inglês, legenda separada em português, 90 min., 701 MB. Filmow

02. Rock'n Roll High School (Rock'n Roll High School, 1979): MP4, áudio em inglês, legenda separada em português, 93 min., 1.49 GB. Filmow.

03. Grito de Horror (The Howling, 1981): MKV, áudio selecionável em inglês e português (2 dublagens), legendas selecionáveis em  inglês e português, 90 min., 2.11 GB. Filmow.

04. No Limite da Realidade (Twilight Zone: The Movie, 1983): MKV, áudio selecionável em inglês e português (dublagem clássica), legenda selecionável em português, 101 min., 1.97 GB. Filmow.

05. Gremlins (Gremlins, 1984): MKV, áudio selecionável em inglês e português (dublagem clássica), legenda separada em português, 106 min., 1.73 GB. Filmow.

06. Viagem ao Mundo dos Sonhos (Explorers, 1985): MKV, áudio selecionável em inglês e português (dublagem clássica), legenda selecionável em português, 102 min., 1.59 GB. Filmow.

07. Viagem Insólita (Innerspace, 1987): MKV, áudio selecionável em inglês e português (dublagem clássica), legenda separada em português, 115 min., 2.79 GB. Filmow.

08. As Amazonas na Lua (Amazon Women on The Moon, 1987): Avi, áudio em inglês, legenda separada em português, 84 min., 1.36 GB. Filmow.

09. Meu Vizinhos São um Terror (The 'Burbs, 1989): MKV, áudio selecionável em inglês e português (dublagem clássica), legenda selecionável em português, 101 min., 898 MB. Filmow.

10. Gremlins 2: A Nova Turma (Gremlins 2: The New Batch, 1990): MKV, áudio selecionável em inglês e português (dublagem clássica), legenda separada em português, 106 min., 1.74 GB. Filmow.

11. Matinee - Um Sessão Muito Louca (Matinée, 1993): MKV, áudio selecionável em inglês e português (dublagem clássica), legenda separada em português, 98 min., 1.89 GB. Filmow.

12. Pequenos Guerreiros (Small Soldiers, 1998): MKV, áudio em português (dublagem clássica), sem legendas, 109 min., 852 MB. Filmow

2 comentários:

Anderson ANDF disse...

Assisti a quase todos.

Raniery disse...

vendo novamente..
viagem ao mundo dos sonhos, marcou a infância.
tava procurando e não lembrava do titulo original do filme.
viva eudes.

Business

category2