sexta-feira, 28 de abril de 2017

The Story of Film

A HISTÓRIA DO CINEMA: UMA ODISSÉIA - 2011
HDTV/MKV/15 episódios/Áudio em inglês e outros idiomas/
Legenda fixa em português/62 minutos cada/1.45 GB cada

PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI

Difícil lembrar a primeira vez que vi um filme. Provavelmente eu era tão novo que nem fixava memórias ainda. Assistir a filmes sempre fez parte da minha vida. Fosse na Sessão da Tarde ou, às escondidas, no Sala Especial. 

O primeiro filme que vi em cinema foi O Cinderelo Trapalhão, com Renato Aragão e Cia. Minha mãe nos levou. Sentamos no chão, de tão lotado que o cinema estava. Mas, para mim, era como se eu estivesse em uma poltrona especial, tal minha fascinação. 

Quando pude ir ao cinema sozinho, me tornei assíduo. Mesmo assim, perdia muitos dos clássicos que fariam parte das minhas lembranças, O Retorno de Jedi foi um desses. E.T, o Extraterrestre, também. Por sorte, três anos depois, em 1985, o filme foi relançado nos cinemas e eu fui lá assistir. 

Ainda garoto ia ao único cinema próximo ao lugar onde morava: O Cine São Francisco. Assistia a qualquer filme, por mais proibido que fosse para a minha idade. O dono não se importava e não devia ter qualquer tipo de fiscalização sobre isso. Assim, eu assiti desde Histórias que Nossas Babás Não Contavam até Zumbi - O Despertar dos Mortos. Sim, eu amava e amo cinema. Este documentário em 15 episódios é exatamente sobre isso, o amor ao cinema. 

Em 15 horas de documentário, viajamos por várias décadas, desde o nascimento do cinema até o século XXI. É detalhado cada pormnos sobre a invençaõ e os inventores, aqueles que foram os primeiros a registrar imagens e aqueles que fizeram disso um modo de vida, como os Lumiére e George Méllies. 

Cada década, com seus grandes filmes e inovações nos é mostrada. E não se fixa apenas na indústria de cinema americana, com sua Hollywood, mas no cinbema de maneira mundial, nos levando a recnatos e a filmes que nem mesmo sabíamos da existência. Nem mesmo o Brasil fica de fora. 

Não espere ver uma obra apenas sobre o cinema como diversão, mas, uma obra sobre o cinema como forma de arte, como forma de expressão e como forma de arma para um mundo melhor. 

Confesso que não sou de digerir muitos filmes de arte, que são os mais visados nos 15 episódios. A grande mauoria deles nunca vi, e sendo sincero, nem façlo questão, mas saber a história deles, o que fizeram pelo cinema é, sim, excitante. Também serve para aguçar nossa curiosidade por muitos deles. 

A História do Cinema: Uma Odisséia é, em si mesmo, uma obra inesquecível, difícil de parar de assistir, para quem ama cinema. Assisti-lo é uma viagem pelo cinema e para muito além dele. 







13 comentários:

Cicero disse...

Este é um material maravilhoso. Assisti dentro do pacote Philos, do Now. Uma longa aula de cinema, extremamente atraente por exibir dezenas de trechos de filmes, usando os mesmos para explicar as ideias e fundamentos da sétima arte. Isso torna o aspecto didático extremamente agradável.

Van Brand disse...

Documentário completíssimo sobre cinema hein, vi todos os episódios, vale a pena!

Marcelo Marques disse...

Orra!!! Esse doc é lindo, a cada termino de episódio da vontade de ver todos os filmes citados.Legal essa postagem.
Aproveitando que a primeira vez que faço comentário no seu blog, queria agrade-lo Eudes, por causa de suas publicações de scans que eu comecei a ler quadrinhos e isso foi algo que mudou a minha vida. Acompanho o blog a uns 6 anos, valeu ai pelo seu trabalho no blog, você é um dos meus HERÓIS! Abraço.

Eudes Honorato disse...

Opa, Marcelo, Estamos aí :) Abração.

Fabio Conti disse...

Sempre que voce posta material desse tipo e filmes cult eu lembro do F.A.R.R.A
bons tempos! Meu, acho q faz 12 anos que esse forum mistico nasceu.Como o tempo passa!!! saudade do material que lá era postado e das pessoas que la comentavam...abraço amigo

Clauber disse...

Nossa, adorei o material, muito obrigado!

Antonio Bedran disse...

Presentaço. Muito Obrigado!!

- o ep 8 está repetido no MEGA ou é outro que só está com o mesmo nome? Desculpe perguntar é que estou usando o programa sugerido e ele "pesca" o lote todo - tem como evitar baixar se for duplicidade, por isso perguntei.
Abs!!

Eudes Honorato disse...

Acho que não tem como evitar, mas já retirei o duplicado.

Antonio Bedran disse...

Valeu!!

Marcelo disse...

Aí sim. Agora você prestou um serviço ao Brasil.

Weslei disse...

Grato pelo envio, porém não estou conseguindo acessar... Poderia verificar o link por favor?

Eudes Honorato disse...

Weslei, não sei se esse é um problema temporário, mas aqui vão duas soluções que encontrei e funcionaram comigo:

A primeira é limpar o caché, oa dados do Chrome e reiniciar o navegador.

A segunda é usar o Firefox. Vc pode copiar o endereço da pasta e colar no Firefox que ela abre.

Juliano Pitanga disse...

Obrigado por divulgar Eudes!
Link do primeiro episódio no Youtube: https://youtu.be/M6vIDYFQtqk
Link dos 15 episódios em torrent: https://mega.nz/#F!aREGRbyI!BocL-A25USAqGIVWByMv_w

Business

category2