sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Crônicas de Lankhmar

FRITZ LEIBER'S CRÔNICAS DE LANKHMAR - AS 
AVENTURAS DE FAFHRD & GATUNO - CHAYKIN/MIGNOLA
Digitalização e Tratamento 2.0 by Out, The Sider Z/HORDA Inc.

PARA BAIXAR, CLIQUE MEGA ou MEDIAFIRE

Para os que estão chegando agora ou há pouco tempo, cabe uma explicação do que seja "Digitalização e Tratamento 2.0", antes conhecido como "Scans 2.0", e que podem se estender para 3.0, 4.0 e assim por diante, dependendo da situação. 

Como já faço isso há quase 16 anos, obviamente eu não era lá um grande digitalizador e tratador no começo e por um bom tempo. Sempre aprendia alguma coisa nova que melhorava os scans. Com o tempo, as melhorias atingiram um patamar em que quando se comparava com os scans antigos, a diferença era drástica. Acreditem, existem scans que eu até deletei de tão ruins que eram, sendo meus ou não. 

Para repor muitos desses scans - e muitos deles ainda existentes no Onomatopeia Digital - eu simplesmente fui pelo caminho mais lógico, mesmo sendo o mais difícil, refazer as edições. Recomprá-las e refaze-las na qualidade em que consigo fazer hoje. Por isso a designação 2.0. As vezes até esqueço de avisar que um scan é 2.0, mesmo sendo. 

Dito isso, vamos a esta edição, que quando fiz a primeira vez, não fazia a mínima ideia do que se tratava. Os personagens são desconhecidos aqui no Brasil, assim como o escritor, contemporâneo de Robert E. Howard, Fritz Lieber. 

Howard Chaykin trabalhou revemente com oos personagens na década de 1970 e na década de 1990 retornou aos mesmos, agora apoiado pela arte de Mike Mignola. Originalmente publicado pela Marvel, no selo Eclipse, foi republicado em 2007 pela Dark Horse e, aqui no Brasil, em 2008, pela Devir. 





Fafhrd é um grandalhão ruivo, no melhor estilo bárbaro e Gatuno (Gray Mouser, no original) é um rapaz de estatura mediana, que já foi aprendiz de feiticeiro. os dois se conhecem durante um assalto a alguns eméritos moradores de Lankhmar e tornam-se amigos. Uma verdadeira dupla dinâmica. 

Juntos passam por aventuras e uma tragédia em comum que os une mais ainda. Tentam abandonar Lankhmar e esquecer o que aconteceu a eles, mas acabam voltando à cidade, e entrando em outras tantas confusões, sejam elas por vingança ou por aventura. 

Enfrentando magos, bruxos, e até mesmo fanáticos religiosos, juntos ou separados, os dois acabam por se tornarem um estorvo para os vilões, mesmo que eles não sejam santos e sim, ladrões, que roubam dos ricos e dão para eles mesmos. 


Lado esquerdo, scan 2.0, direito, 
primeiro  scans de 2012


9 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado por disponibilizar, Eudes.
Uma perguntinha: qual o fator determinante pra um scan ser 2.0 ou 3.0? Às vezes vejo um "scan 3.0" aqui no blog, e outros mais recentes - como esse - sendo 2.0. Então fiquei curioso pra saber a diferença e qual a causa dela.

Eudes Honorato disse...

Bom, é como expliqei no texto. Os scans foram feitos há muito tempo e estão defasados, sao pequenos demais, com pessima qualidade tanto de digitalização como de tratamento. E mesmo um 2.0 muito antigo pode ser de uma época que eu aida nao dominava o tratamento bem ainda, entao provavelmente ele tem um que seja 3.0.

Daniel de Marins disse...

Cara não conhecia essa do Chaykin, valeu demais, Baixando em 3 2 1...

Nano Falcão disse...

Eudes, anos atrás você fez um tutorial sobre escanear, acho que foi no Farra... Teria como você fazer algo assim, agora atualizado?

Rafael Lemos disse...

A diferença de imagem é só questão da digitalização mesmo ou porque foram edições diferentes? Pergunto porque os scans antigos parecem trazer mais detalhes, apesar da visível qualidade maior dos novos scans.

Super apoio a ideia do tutorial, apesar de não possuir um scanner no momento, tenho alguns materiais que gostaria de escanear no futuro.


Parabéns pelo ótimo trabalho!

Elcio disse...

Um tutorial sobre como alcançar o "Padrão RA de Qualidade" seria muito útil, principalmente para alguns interessados em iniciar na arte. E também para os que priorizam as tais "margens brancas" em detrimento das cores, como infelizmente ainda vemos por aí em alguns scans.

Antônio Eduardo Millercrotti disse...

Grande Eudes!
Fazia tempo que não visitava seu blog. Continua incrível!
Meus parabéns pelo excelente trabalho e pelo tempo que dedica disponibilizando tanto material de qualidade para os fãs de HQ e de filmes.
Grande abraço!
Antônio Eduardo Miller Crotti
p.s.: Enquanto isso, no facebook, a batalha política continua. Afff... não sei como ter paciência...

Eudes Honorato disse...

Fala, Antonio, caro amigo. Sim,esse blog se tornou meu filho, minha vida. Queria nao discutir tanto sobre politica, pq sei que a maior parte do que digo lá são perolas aos porcos, mas o momento exige isso. Abração.

Eudes Honorato disse...

Rafel, os scans 2.0 são apenas das mesmas edições. Tipo, Lankhmar é a ,es,a edição que comprei em 2012, comprei comvamente e reescaneei. Se fosse outra edição, com, por exemplo, extras, capa diferente e etc,... eu nao considro como 2.0, apenas um novo scan.

Business

category2