sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

A Teoria do Caos

A ORDEM DENTRO DO CAOS: O MÉTODO SEM MÉTODO
DE ESCOLHER QUE TÍTULO VOU DIGITALIZAR


Me perguntaram ontem que método eu uso para organizar que gibis vou escanear. A verdade é a mais simples de todas: não existe método. Primeiro de tudo, porque eu faço isso por pura diversão, sem fins lucrativos, ou seja, não é um trabalho. Ficar me preocupando em organizar tudo bonitinho, tornaria a coisa uma obrigação, uma tarefa que preciso cumprir dentro de um prazo para um chefe que não existe. Vai ficar bagunçado?: Vai, mas é como diz a Teoria do caos, que dentro da desordem, existe uma ordem. 

Desde os primórdios até hoje em dia, o homem ainda fa... não, quer dizer, o modo que escolho quais títulos escanear é o mesmo, que é ao acaso. Principalmente porque tem quadrinhos chegando quase todos os dias nas bancas, sem contar os que adquiro em lojas on line.

O quadrinho que considero oficialmente o primeiro a ser escaneado para o blog foi Camelot 3000, aversão em três edições em formatinho da Editora Abril. Na época, 2003, ele já era bem velho e o consegui na extinta Gibimania, na Tijuca, Rio de Janeiro. 


A partir dali, eram quadrinhos quase todos os dias, e eu recebia muitos scans de colaboradores, que eram vários e chegavam mais todo dia. Eu não podia, nem queria ficar dizendo o que eles tinham que fazer e em que prazo. Via que alguns fóruns de scans gostavam de manter esse tipo de cobrança, mas eu me sentiria mal fazendo isso, já que nem de mim mesmo eu cobrava datas. Talvez seja isso que mantém o blog funcionando por 16 anos. 

Outro problema é a quantidade absurda de títulos diferentes que eu já tenho. Seu programar para fazer só algum, por exemplo, completo, os outros vão ficar sem ter chance de aparecer aqui. Claro, isso já acontece mesmo sem eu ter método algum, pois alguns ficam até mesmo anos até eu voltar a escaneá-lo, pelo simples motivo que eu tento diversificar fazendo vários títulos diferentes. Mas, novamente, nem isso é algum tipo de método.


Também há o fato de que, se eu tivesse um método, ele sempre seria posto de lado ao chegar alguma HQ nova que eu quisesse muito,, muito, muito, escanear logo de cara, como foi o caso mais recente de Liga da Justiça Internacional que, assim que eu peguei os encadernados daquela fase de Giffen e DeMatteis, com aquele papel novinho, daquela fase que eu simplesmente idolatro, tive que digitalizar na hora. Isso já aconteceu outras vezes, com outro títulos. 

Também não atendo pedidos pelo fato de que teria de atender de TODOS que fizessem pedidos e isso acabaria atrapalhando meu método sem método. Sem contar que eu não tenho TODAS as HQs para a pessoa pedir e eu já estalar os dedos e ela estar pronta. Nem mesmo os colaboradores têm. O melhor a fazer é ir na onda e curtir o que aparecer. Se não gostar do que foi postado hoje, espere pelo próximo.


Por fim, gosto do que falo porque é feito do jeito que eu gosto (aprende aí, Woverine!) e manter assim é que faz com que eu faça isso por tanto tempo. Se eu ficar me preocupando demais com regras e métodos, isso só iria tornar tudo muito maçante e acabar com a alegria que é compartilhar o que gosto. 

Nas fotos do post são os vários pontos onde estão meus livros e gibis, e gibis esses que sei que não conseguirei digitalizar todos, pois sempre estão chegando outros. Claro que vontade é o que não falta, mas o trabalho de escanear e tratar as imagens é lento e, mesmo assim, está bem mais rápido do que quando eu comecei. O lema é devagar e sempre!




19 comentários:

L disse...

Na minha opinião o método sem método tá aprovado!👍 Aprende ae com o Eudes, Netflix 😂

Fábio RT disse...

Cara...já postei isso várias vezes...mas nunca é demais...obrigado por tudo !!!
Pior que você fica mostrando sua instante...deixa a gente ansioso..ainda mais nesta fase de aumentos absurdos !!!
Abraços

Anônimo disse...

Seria interessante fazer um tutorial de como tratar essas imagens. A maioria dos blogs que conheço não sabe fazer isso e o resultado da qualidade é bem inferior ao seu.

JuNioR disse...

“Como as Democracias Morrem”, li mês passado esse livro da foto. Parabéns ao grande Eudes, Mestre Jedi dos scans, pelas postagens atuais que vão além das HQs e despertaram nos leitores uma maior interação nos comentários dos artigos.

E chega dessa polarização que tomou conta da internet.
Seja você Marvel ou DC, Respeito a todos!

Unknown disse...

Ordem dentro fo Caos. Lorde Caos está agradecido pela explicação.
Você colabora com outros blogs também?

Eudes Honorato disse...

"Você colabora com outros blogs também? "

Não, só aqui mesmo e o Onomatopeia que é meu tb.

Unknown disse...

Batman e Robin aí. Torcendo para estar na próxima onda desse Caos, rsrsrs

Daniel de Marins disse...

Não sei não mas o próximo que vc irá digitalizar são os encadernados do Mestre do Kung Fu, por que nunca vi a arte do Paul Gulacy num papel bom.

daniel disse...

meu caro uma coisa é certa
minha cabeça virou um CAOS!!!!!
quanta coisa bakana
qual seu endereço, faço faxina pra vc
se deixar eu ler isso daí
a propósito, a lei do CAOS diz pra vc fazer os scans
dos especiais disney carl barks, ze carioca michey aí pra gente

parabéns pelo material

daniel

Ramone Oliveira disse...

Eudes, tú é o cara...

Hidok disse...

Que bacana ver sua coleção Eudes. Embora meio estranho, por sentir que de certa forma já a conhecia a algum tempo. De fato ver as fotos dá uma vontade de pedir uma hq ou outra. Cof Cof Quadrinhos arte global na NerdTeca Cof Cof kkkk

NandoCode disse...

Um novo tutorial de scan e tratamento seria legal mesmo...

Anônimo disse...

Caro Eudes,
Nem sei como lhe agradecer por nos colocar em contato com tantas obras.
Quando posso, até compro aqueles hq's que mais me marcaram. É pena que nem sempre isso é
possível.
Se não fosse os scans, estaria muito mais distante desse universo literário tão rico.

Garcia da realidade paralela disse...

Só tenho a agradecer as delícias semanais que adquiri em seu site. Onde mais acharia as pérolas da Vertigo como os Invisíveis completo e o livro Superdeuses do Morrison?

Márcio Lima disse...

Já de cara eu vi na foto dois bons livros no seu acervo, que eu li e recomendo: Ciência na Alma, de Richard Dawkins e A Arte de Questionar, de A. C. Grayling.

Anônimo disse...

Acompanha o site a muitos anos, pra mim é o melhor site de scan. Sou comprador do livro físico, mas ultimamente tá muito difícil. Obrigado e continue sempre.
Uma sugestão caso vc tenha SHAZAM - COM UMA PALAVRA MÁGICA.
Abs. Obrigado.

Daniel disse...

Que coisa mais linda esse monte de livro e revista tudo junto!!!!

Anônimo disse...

Confesso que já me peguei insinuando o que vc deveria scanear, Eudes, mas sei muito bem do trabalho absurdo que vc deve ter. Enfim, escrevo só como reconhecimento e para agradecer pelo blog. Valeu mesmo, irmão! Um abraço de Salvador!

Rubens "Harryhausen" Duprat disse...

Tem vários aí que eu tenho, mas a minha gibiteca é bem menor! Fiquei impressionado! hehe!

Business

category2