quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

C.M.S.: Nick Fury 01 de 02

COLEÇÃO MARVEL SALVAT: NICK FURY -
 AGENTE DA S.H.I.E.L.D. - VOLUME 01 de 02
Digitalização e Tratamento: Out, Sider Z/HORDA Inc.

PARA BAIXAR, CLIQUE GOOGLE DRIVE

"Pelo que você viu até o momento dos primórdios do Universo Marvel, já deve estar claro que a maioria dos títulos da editora tinha uma caracterização parecida. Isso se deve a um homem: Jack Kirby. A força e o drama que ele imprimia às páginas que desenhava eram de uma habilidade que poucos artistas são capazes. 

Para o editor-chefe Stan Lee, o estilo de Kirby serviu como modelo para toda a produção da Marvel, e muitos artistas se viram trabalhando em esboços de Kirby ou utilizando personagens criados pelo 'rei'. 

Contudo, em 1966, um novo artista chegou à Marvel Comics - alguém que revolucionária o visual gráfico do que a editora publicava. Aos 27 anos de idade, Jim Steranko surgiu como um verdadeiro poço de energia, cheio de autoconfiança e, mais importante, bastante habilidoso. 

Designado para desenhar as histórias de Nick Fury, Agente da S.H.I.E.L.D., que eram publicadas em Strange Tales, Steranko também começou a trabalhar em cima dos esboços de Kirby, como outros artistas. Contudo, logo passou não só a desenhar toda a arte sozinho, como também a roteirizar o título. Na verdade, Steranko foi o primeiro criador a ser completamente responsável por texto e desenhos.

Com o passar das edições, seu trabalho foi se tornando cada vez mais experimental. Só que, em vez de desprezar o que havia feito antes, ele aprimorou as bases estabelecidas por Jack Kirby, somando a seu estilo formas inovadoras de retratar a ação em uma página.

Influenciado pela arte pop e por Salvador Dali, o artista trouxe um dinamismo revigorante ao Universo Marvel, que posteriormente reverberaria em todos os títulos da editora. Ele foi o primeiro de uma nova onda de criadores na empresa, abrindo caminho para nomes como Neal Adams e Barry Windsor-Smith. 

Verdadeiramente original, Steranko é uma figura lendária entre os fãs. Para alguém cuja produção na Marvel não ultrapassa três anos, é quase inacreditável o tanto que seu trabalho se tornou influente. Trocando em miúdos, Steranko mudou a forma como os quadrinhos eram feitos, criando designs icônicos e técnicas inovadoras que inspiram artitas até hoje." - Texto de maco M. Lupoi.




6 comentários:

L disse...

Consegui baixar pelo link do MEGA, muito obrigado!!! a Arte do Steranko é fantástica!!!

Unknown disse...

Eis aí uma fase clássica da Marvel. Uma resposta àqueles que cismam em afirmar que a editora não tem Clássicos. Ela os tem. Só parece não reconhecer

Anônimo disse...

Parece ser bem legal. Na minha cidade nunca vi isto em banca nenhuma!

Harryhausen disse...

Opa! Esse eu tenho! Comprei vários títulos dessa coleção de clássicos Marvel da Salvat. Steranko é excelente!

Dayvison Fabian dayvisonfabian disse...

Estava louco para ler essa. Valeu demais, Eudes!

Duke disse...

Era esse que eu tava procurando :D

Business

category2