terça-feira, 22 de janeiro de 2019

NerdTeca: Dawkins/Clima/Vacinas

RICHARD DAWKINS/AQUECIMENTO GLOBAL/VACINAS
Arquivos enviados por Muad'Dib/HORDA Books


PARA BAIXAR, CLIQUE MEDIAFIRE

CIÊNCIA DA ALMA - RICHARD DAWKINS

Livro reúne 42 textos de Richard Dawkins, o racionalista que ilumina com sua erudição característica as maravilhas da natureza e ataca veementemente a lógica fajuta e a irracionalidade. Apesar de abarcar três décadas de produção escrita, este livro não poderia ser mais atual e urgente, num mundo cada vez mais irracional e hostil aos fatos. Já na sua introdução apaixonada, Richard Dawkins faz um alerta insistindo para que a razão volte a ser protagonista e que os sentimentos — mesmo aqueles que não representam coisas abjetas como a xenofobia, a misoginia e outros preconceitos — fiquem de fora das escolhas eleitorais. Em mais de quarenta ensaios, artigos, palestras e cartas, recentemente revistos pelo autor, são escrutinadas uma série de questões, entre elas a importância das evidências empíricas, e há uma crítica enfática da má ciência, da presença da religião nas escolas e de movimentos como os que negam a gravidade das mudanças climáticas. Com o ardor de sempre, o cientista defende “a verdade sagrada da natureza” e homenageia as glórias e as complexidades do mundo natural com seu virtuosismo típico.Neste momento em que pessoas nos altos cargos dos governos questionam a evolução, Dawkins se pergunta o que Darwin pensaria de seu próprio legado e celebra a ciência, que possui muitas virtudes das religiões, mas está livre do lado negativo da superstição e do preconceito.

FOME DE SABER - RICHARD DAWKINS

A aguardada autobiografia do cientista que revolucionou as ciências naturais e buscou explicar nossas origens. Filho de pais naturalistas e de uma família de cientistas consumados, Richard Dawkins estava fadado a levar a biologia nos genes. Mas que influências moldaram seu desenvolvimento intelectual? E quem o inspirou a tornar-se o cientista pioneiro e a autoridade intelectual cuja fama (ou infâmia, para alguns) alcança todo o planeta? Em Fome de saber, Dawkins traça um panorama colorido e encorpado de seus primeiros anos de vida. A autorreflexão sincera e as anedotas espirituosas são intercaladas com reminiscências da família, dos amigos, da literatura, da poesia e da música. Finalmente podemos compreender as influências que moldaram o intelectual que buscou explicar nossas origens.

A ESPIRAL DA MORTE - CLÁUDIO ÂNGELO

Um trabalho de fôlego e apuração detalhada que tenta desvendar como sobreviver às consequências nefastas do aquecimento global. Neste livro vencedor do Prêmio Jabuti 2017, o jornalista Claudio Angelo viaja aos extremos da Terra para documentar os impactos da mudança climática. Numa mistura de reportagem, diário de viagem e relato científico, o autor mostra como o Ártico e a Antártida estão derretendo por causa das ações humanas e como isso impacta desde animais icônicos como os pinguins e os ursos-polares até os moradores de metrópoles brasileiras como Rio e Recife. Numa narrativa divertida, que traduz a ciência do clima para o público leigo sem contornar sua complexidade, A espiral da morte passeia entre agricultores esquimós, ursos esfomeados, ambientalistas presos, marinheiros heróis, os interesses da poderosa indústria do petróleo e cientistas que arriscam suas vidas nos locais mais inóspitos do mundo para desvendar o quebra-cabeças do aquecimento global. Um livro indispensável para quem quer entender um dos maiores problemas da humanidade neste século.Livro vencedor do Prêmio Jabuti 2017, na categoria Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática.

VACINAR: SIM OU NÃO? - UM GUIA FUNDAMENTAL

Desde o surgimento da primeira vacina, no fim do século XVIII, centenas de milhares de mortes foram evitadas e dezenas de moléstias, combatidas. Estima-se que, nos últimos dois séculos, as vacinas proporcionaram um aumento de cerca de 30 anos em nossa expectativa de vida. Porém, nos últimos anos, um grande movimento internacional contra as vacinas tem chamado a atenção de pais, profissionais de saúde e educadores. Partindo de informações contraditórias e de dados sem comprovação científica, seus membros alegam ter o direito de escolher vacinar ou não os filhos. No entanto, essa decisão, que de início parece individual, tem consequências coletivas, fazendo por vezes ressurgir epidemias que se consideravam erradicadas. Escrito por dois pediatras e um infectologista, todos com vasta experiência em imunização, este livro apresenta: • um histórico do surgimento e da consolidação das vacinas; • os benefícios da imunização para a saúde individual e coletiva; • os mitos – pseudocientíficos e religiosos – associados a elas, como o de que a vacina tríplice viral provoca autismo; • as respostas da ciência a esses mitos; • as consequências da não vacinação para os indivíduos e a comunidade; • as reações adversas esperadas e como agir caso isso aconteça; • as implicações éticas e legais da vacinação compulsória.


3 comentários:

Márcio Lima disse...

Agora os antivacina, os negadores do aquecimento global antropogênico e os haters mimimi do Dawkins vão surtar aqui! Hahahahahahahahahahahahahhhhh

Duke disse...

Hehe, eu não sou muito fã do Dawkins porque sou meio contra pregação de ateismo (pregação "Atoa"...rs...). Tu acreditar que não existe algo usa a mesma base de fé que tu acreditar, e não demora até tu começar a idolatrar algum ídolo, como Darwin ou Einstein (olhe só, pense a respeito destas palavras bíblicas que alertam contra a fé).

Muito melhor é adotar o pensamento científico e o ceticismo. Não sabemos o que é a verdade e sempre questionaremos os preceitos e preconceitos. Ver para crer, algo que brasileiro que nunca entrou em aula de laboratório de ciências não consegue compreender... Logo a questão teista e ateista fica irrelevante em luz de uma análise fria dos fatos... pode não ser a conclusão verdadeira, mas é a que nos serve melhor. E isso não é movido pela fé.

Sr.Creuza disse...

RICHARD DAWKINS foi casado com minha atriz favorita de Doctor Who que também foi neta da primeira pessoa a morrer em um acidente automobilístico no mundo, além de ser casada anteriormente com o 4ºDoctor.

Business

category2