terça-feira, 29 de janeiro de 2019

NerdTeca: Os Vikings

TRÊS LIVROS SOBRE A CULTURA VIKING
Arquivos enviados por Muad'Dib/HORDA Books



PARA BAIXAR, CLIQUE MEDIAFIRE


FÚRIA NÓRDICA: SAGAS VIKINGS - CARMEN SEGANFREDO/A. S. FRANCHINI 

Mais conhecidos por adaptarem mitologias, Carmen Seganfredo e A. S. Franchini se voltam agora para contar, de forma divertida e bem humorada, as sagas dos vikings. Neste livro, o leitor encontrará transplantado algo do clima feroz e irreverente deste povo pagão, ao mesmo tempo em que se deliciará com as soluções repletas de interpretação criativa e bom humor, encontradas pelos autores para preencher as lacunas históricas e textuais dos relatos originais. 

 A Saga de Erik, o Vermelho, tornou-se célebre por vários motivos: ela conta como Erik descobriu, nomeou e colonizou a Groenlândia. Além disso, conta sobre seu filho Leif, o Sortudo, que acidentalmente encontrou a América, cinco séculos antes de Cristóvão Colombo, tendo sempre por pano de fundo as disputas entre os pagãos vikings e os primeiros católicos nórdicos, os “vira-casacas” do deus Odin. 

Para se ter uma ideia do tipo de fama que esta saga abarca, a banda Led Zeppelin fez uma música dedicada ao filho de Erik, Leif Eriksson, chamada The Immigrant Song, cantada pela perspectiva dos vikings pagãos remando para o oeste da Escandinávia na busca de novas terras. Fúria Nórdica é o livro apropriado a todos aqueles que gostam de unir cultura e diversão, mas que não tem medo da ferocidade barbárica natural afamada do povo nórdico.

DICIONÁRIO DE HISTÓRIA E CULTURA DA ERA VIKING - JOHNNI LANGER (ORG.)

A publicação do Dicionário de História e Cultura da Era Viking apresenta ao leitor de língua portuguesa um guia abrangente para o mundo dos vikings, suas aventuras, viagens marítimas, grandes batalhas, explorações e descobertas. Organizado por uma equipe de especialistas vinculados à instituições nacionais e internacionais, contando ainda com a liderança cuidadosa do Prof. Dr. Johnni Langer (UFPB), a obra possui o mérito de combinar pesquisa rigorosa - e, desse modo, atender ao público especializado - com uma linguagem clara e objetiva, tornando o livro acessível também ao público em geral, bem como àqueles que possuem curiosidades e outros interesses extra-acadêmicos acerca do tema. 

 Complementando e enriquecendo o conteúdo do Dicionário de Mitologia Nórdica - símbolos, mitos e ritos, lançado pela Editora Hedra em 2015 e focado em aspectos relacionados aos mitos e religiosidades, a presente obra oferece ao leitor conhecimentos detalhados sobre as principais personalidades, batalhas, armamentos, aspectos sociais e culturais, bem como os mais relevantes acontecimentos que constituem a História da Era Viking.

DICIONÁRIO DE MITOLOGIA NÓRDICA: SÍMBOLOS, MITOS E RITOS - JOHNNI LANGER (ORG.)

Dicionário de mitologia nórdica - símbolos, mitos e ritos traz em seu próprio título todo seu alcance e toda a sua profundidade: os principais ritos, mitos e símbolos da mitologia nórdica, organizados em verbetes por uma grande equipe de especialistas internacionais. Os deuses nórdicos, com seu rei Odin e seus filhos Thor e Loki, vivem em Asgard... Se, por um lado, as informações contidas nesta frase são muito conhecidas, por outro, elas trazem atrás de si, literalmente, todo um mundo, muito menos conhecido: o mundo da mitologia nórdica. 

E é todo esse mundo mítico que está contido neste dicionário. Nele há claros e detalhados verbetes que vão de "anões" e "anéis" até "zoodíaco viking". Passando por "amuletos mágicos", "animais totêmicos", "arquétipos escandinavos", "bebidas sagradas nórdicas", "Beowulf", "funerais e enterros", "magia rúnica", "machado de Thor", "quadrinhos e mitos nórdicos", "sacrifício escandinavo", "saga dos volsungos", "templo de Uppsala", "Valhalla", "vida após a morte", "xamanismo nórdico"... E muitos outros.

6 comentários:

Unknown disse...

Agora é arrumar um tempo pra ler essas obras. Obrigado pela diversificação de títulos postados aqui

Anônimo disse...

Muito bom! Valeu pela psotagem!!

Sera que voce consegue pra gente tambem o: As Histórias de Ragnar Lodbrok por Saxo Grammaticus

???

Django disse...

O Rapadura Açucarada me faz imaginar uma travessa, um atalho que você decide
tomar aleatoriamente, porque ali tem sombra pra se proteger do calor. De repente você se depara com uma loja que nunca havia visto. Essa loja chama atenção porque possui uma vitrine sortida de livros e hqs, contendo material que nem imaginava existir. E quando você decide se aprofundar nessa descoberta, percebe que precisa voltar mais vezes.

Parabéns, Eudes. A cada passada por aqui, tem uma novidade.
O Rapadura Açucarada se tornou um lugar querido pra se visitar antes de ir dormir.

Saúde e felicidades.

Eudes Honorato disse...

Obrigado, Django. Por sorte tenho ajuda de pessoas como o Mua'Dib para que essa variedade seja uma marca por aqui. Valeu mesmo.

geraldof.vieri disse...

o fascinante mundo dos nórdicos.

Wellington disse...

Estou adorando as últimas Nerdtecas, principalmente dos robôs.

E seu blog continua cada vez melhor, ainda mais com os textos que anda publicando, dá mais ânimo e vontade de entrar no blog pelo seu engajamento político, pena que não anda dando tempo de ler todos os textos.

Aproveitando queria fazer um pedido (se já não foi postado): que tal uma Nerdteca, ou mesmo posts avulsos, sobre material da mitologia brasileira? Ultimamente anda saindo bastante coisa pra mudar a visão que temos do folclore brasileiro como uma coisa infantil (e também quero material para escrever letras para minha banda baseada nisso hahauahahuahu)

Valeu Eudes pelo ótimo trabalho e dedicação com o blog.

Business

category2