domingo, 6 de janeiro de 2019

O Anti-Conhecimento

A CIÊNCIA DO QUADRÚPEDE: A 
IGNORÂNCIA COMO INTELECTUALISMO


Quando eu morava na Baixada Fluminense (RJ), sempre que podia, eu subia o morro que ficava atrás da minha casa. Era cansativo,pois era bem alto. Porém, esse era justamente o motivo para se subir nele. Subia em uma pedra gigante que lá fica, sempre parecendo que um dia rolaria e destruiria tudo em seu caminho. De cima dela eu via o "mundo" todo. Olhando para trás, para onde moro agora, e que era muito, muito distante de lá, eu conseguia ver o Cristo Redentor, bem pequenininho. Mesmo vendo a estátua de tão longe, nunca me passou pela cabeça, como criança que eu era, que a terra então só podia ser plana. 

A Terra Plana é só um dos muitos exemplos de anti-conhecimento, mas, talvez seja o que mais exemplifica os tempos atuas, com sua veneração à ignorância institucionalizada. Tenho quase certeza que isso deve ter começado como uma grande piada. Amigos bêbados resolveram fazer uma aposta:

- Gente, vamos montar um site "provando" que a Terra é plana? A gente pega algumas coisas da Bíblia, alguns trechos duvidosos de pseudo-cientistas, inventa mais algumas coisas e querem ver como um bando de gente vai acreditar? 

Não só acreditam, como disseminam isso como a grande verdade que só eles - e alguns poucos escolhidos - sabem. É como o Gollum e seu "precioso". Alisam e protegem aquilo como se fosse a coisa mais importante do mundo. 

Usam a Bíblia como fonte científica, usando textos que são claramente simbólicos. Um exemplo é dizer que o Diabo leva Jesus à montanha mais alta e lhe mostra todos os reinos do mundo. PÁ! A Terra é plana. Sem entenderem que aquilo é uma visão que o Diabo concede com seu poder. Mas, esse é o exemplo mais digno. Você ainda pode debater sobre ele. 



Outro exemplo que dão é de que a NASA sabe sim, que a Terra é plana, mas não transmitem esse conhecimento porque são satanistas. A prova cabal disso é que NASA é um anagrama de SATAN. Mas, cadê o T, você vai perguntar. Bom, o T é essa paradinha vermelha (afinal é vermelha, nè?) que enfeita o logotipo. Como você vai debater com isso? Impossível. 

Mas, claro, o anti-conhecimento vai muito além disso. Temos um grande filósofo que se especializou na ignorância como ciência, na estupidez como fonte de conhecimento. Refuta Albert Einstein, Isaac Newton, Galileu Galilei, mesmo sem dominar nada da área de conhecimento desses cientistas consagrados. Porém, não apenas os refuta, os trata como verdadeiros charlatães e ele, comente ele, possui todo o cabedal de conhecimento que pode ser levado a sério. 

Nega coisas básicas, como a existência de combustíveis fósseis e que cigarros causem câncer de pulmão. Arrota um desconhecimento de coisas que qualquer criança sabe, e reinventa a realidade a seu bel-prazer. Mas, para que tudo isso? Não pode ser apenas por diversão, claro que não. Deve haver uma motivação por trás da disseminação do anti-conhecimento. Poderia ser apenas mitomania? 

A mitomania é a "tendência a narrar extraordinárias aventuras imaginárias como sendo verdadeiras. É o hábito de mentir ou fantasiar desenfreadamente".

Sim, poderia ser. Mas, posso apenas conjecturar um propósito maior neste tipo de doutrinação pelo anti-conhecimento: controle. Se você diz para alguém que está precisando de 10 reais para comer, talvez a pessoa lhe dê,mesmo sem ter certeza se você vai realmente usar aquele dinheiro para comer. Outro dia a mesma pessoa passa e você aumenta um pouco a quantia, 30 reais e diz que precisa comprar leite em pós para seu filho, em seguida 100 reais porque tem que pagar o aluguel. Se a pessoa acredita em qualquer coisa que voc~e diz, sem questionar, então você tem ela sob controle.

Isso poderia ser inofensivo para as pessoas em geral, criando apenas aquele círculo em volta de um líder nem sempre carismático, mas dominante, preenchendo seu ego e, quem sabe, rendendo alguns frutos pessoais. Seria apenas como os evangélicos ingênuos que dão seu dinheiro aos pastores que pedem quantias cada vez mais altas. 

As mentiras científicas deslavadas serviriam para testar esse público. Se posso dizer isso e eles nem me questionam, posso controlá-los da forma que eu quiser. E, aqueles que questionarem, tentando causar algum distúrbio na Força, logo os despacho, taxando-os de imbecis sem estudo, sendo que o "estudo" significa tudo aquilo que eu disser e escrever. Mesmo que voltem para me atrapalhar, meu secto me protegerá, 

Porém, uma aplicação ainda mais prática e mais ampla disso se apresentou. Se isso já foi pensado desde co começo, não sei. Talvez não. Talvez tenha sido apenas um grande golpe de sorte, onde vários fatores se alinharam para chegar a esta Tempestade Perfeita. O anti-conhecimento poderia ser usado para influenciar na política do país. O anti-conhecimento chegava ao governo. O ápice do ápice. E, com isso, a inofensiva Terra Plana agora era uma ameaça a todos. 

Nesta nova empreitada, há a possibilidade desse conhecimento às avessas se espalhar ainda mais. Junto com ele, uma onda de conservadorismo e de preconceito que estão embutidos em muitos desses pseudo-ensinamentos. O anti-conhecimento é o sonho do ignorante. Ele não precisa pensar sobre ele, não precisa aprender sobre ele, só precisa repeti-lo, sem dse dar ao trabalho de pesquisar nada, de estudar nada. O anti-conhecimento é uma casa pré-moldada, só que uma casa que não se sustenta depois de montada, por isso a pessoa fica no tempo, morando ao relento mesmo. Ela usa partes da casa, às vezes, para se proteger, para rebater as intempéries, que são os argumentos daqueles que insistem em tentar fazê-la pensar. Para essas pessoas, pensar é perda de tempo, quando há alguém que pensa por elas. 

Se o anti-conhecimento vai vencer ou não, só vai depender de nós que temos um certo discernimento das coisas, que cultivamos o senso crítico. O senso crítico assusta a este povo, como a cruz assusta ao vampiro. Como disse um político certa vez:

- Quem quer saber de jovem com senso crítico? - Com certeza, ele não. 



O morro do Parque dos  Ferreiras, onde eu 
subia para ver o "mundo"

28 comentários:

Alexandre Souza - PU1BZZ disse...

Ce morava em Nilopolis? Da minha casa tb dava pra ver essa pedra...

Eudes Honorato disse...

Belford Roxo.

Dayvison Fabian dayvisonfabian disse...

Mais um excelente texto, Eudes. Estamos de fato testemunhando um autêntico processo de "imbecilização" das massas. Minhas críticas nem precisam ir muito longe atrás de figuras como Olavo de Carvalho. Paro em criaturas como Nando Moura, considerado por alguns como um intelectual...

Unknown disse...

Em Minas Gerais, tem um jornal, Supernoticias. É o que mais vende, custando 0,25 centavos. Todo mundo compra. Todo mundo lê. Detalhe? Nesse jornal, não tem uma notícia contrária ao governo de Minas, seja nas gestões do PSDB, seja na recente gestão de Fernando Pimentel, do PT. Eu sempre usei esse seu termo aí, Desconhecimento. Assim é a imprensa mineira. Vive numa bolha onde tudo que chega, vem através de correspondentes da Folha Veja, Globo, etc.
Um jornal sem assunto, sem conteúdo, onde todos têm acesso, mas não se informam. E os sites são piores. A página de ontem da maioria dos jornais daqui ainda não se atualizaram. O maior jornal do Estado é um amontoado de folhas com anúncios, abarrotado, folhas enormes, totalmente dispensável. Um calhamaço, sem uma reportagem sobre denúncias, nenhum furo de reportagem, nada, nada.
Não precisa ser um discípulo de Olavo para ser desinformado. Basta criar um jornal com preço acessível, colocar mulheres nuas na capa e crimes bárbaros e terá seu público fisgado. Público esse que se você perguntar sobre um determinado assunto de política, respondem que não sabem porque não ouviram falar. Mas se tivessem um pouco de boa vontade, acessariam a Internet e veriam nos principais portais de notícias, esse ou aquele assunto. Enfim, a Desinformação hoje é mais dinâmica. Infelizmente

Epistarse HQs disse...

Em meio a tanta podridão e decepção no meio nerd, acabo de saber de mais um amigo que tenta provar e torcer por um asno no poder, obrigado pelo menos por tentar esclarecer ao nicho que vivemos, adorando os textos.

Unknown disse...

Eudes, gosto muito do seu site, e acompanho ele há anos,e vejo que você é uma pessoa muito inteligente e de opiniões fortes,respeito isso.Eu só queria deixar meu comentário aqui a respeito desse assunto Terra Plana,todo mundo que não conhece esse assunto direito , entra no coro de denegrir, zombar e até ofender literalmente quem defenda esse assunto ou simplesmente concorde com essa visão. Eu até entendo isso, pois também entrei nesse coro sem me inteirar do assunto. A questão é que esse assunto não se baseia só na Biblia, que tem sim seu peso ( desde que a tradução esteja correta)mas também em questionamentos científicos e geográficos e estudos em campo(por exemplo a curvatura da Terra que já foi provada várias vezes, por meio de ciência e testes em balões com cameras, que não existe)E tem vários grupos realizando estes testes por todo o mundo. No Brasil esse assunto está engatinhando ainda. Eu acho interessante, antes de se manifestar um prè- conceito sobre isso investigar se realmente isso tudo é uma piada de um grupo de malucos ou se tem alguma base de verdade nesse assunto.
Existem bons canais no YouTube que levantam questões científicas importantes a esse respeito: Além da Nuvem, Inteligência Natural,Oliver Ibáñez,Ciência de verdade, entre outros.Se te interessar vale apena dar uma conferida para entender mais o assunto.

Eudes Honorato disse...

"Existem bons canais no YouTube que levantam questões científicas importantes a esse respeito: Além da Nuvem, Inteligência Natural,Oliver Ibáñez,Ciência de verdade, entre outros.Se te interessar vale apena dar uma conferida para entender mais o assunto."

Além da Nuvem foi quem me inspirou este post. Não dei credito , pois nao vou fazer propaganda pra maluco. Os outros nao conheço. Pra mim, quemm faz video gritando e xingando para provar qualquer coisa, e que grita e xinga com quem discorda na é digno de confiança, sem contar que é uma olavete.

me deculpe, mas vc falar em pré-conceito é meio sem proposito, por mais que eu respeoite vc, eu nao respeito a ideia de terra plana. Pre-conceito é quando vc nao tem nenhuma evidencia e julga sem conhecimento, vc quer que eu joguie fora as evidencias de milhares de cientistas e acredite em meia duzia de teoristas de conspiração.; Por favor, vc pode acreditar nhoque quiser, é seu direito, mas nao me diga que faço pre-conceitos num assunto que evidentemente começou como uma piada.

Vc nao precisa me convencer de nada disso, do mesmo modo que o texto aqui nao épra convfencer ng a acreditar que a terra é redonda, pq se a pessoa nao acredita ela vai continuar nao acreditando. Nao sou cientista, e não me meto a dar uma decientistas como esses youtubers de boca suja tentam fazer. Não curto teorias de conspiração.

Eudes Honorato disse...

Todo mundo, TODO MUNODo, que passa a acreditar emuma teoriada conspiração mirabolante sempre diz que anntes nao acreditava, mas quando se aprofundou...

Isso naõ prova absolutamente NADA! AA pessoa apenas tinha uma duvida, e foi buscando só o que concordava com ela,pseudo-ciencia.

E o senhor lá das nuvens chama quem discorda dele de pseudo-cientista. Teoristas da conspiração são pessoas que simplesmente se desligaram domundo real, e o senhor das nuvens, nao tem apenas a conspiração da terra plana,ele tem vaaaarias.

Pedro Lucas disse...

Eu larguei todas as minhas redes sociais há alguns meses devido aos absurdos que muitos defendem e utilizam como mártir. Já vi gente dizer que a NASA colocou os astronautas em espécies de cubos onde eles acreditavam estar no espaço, gente que retira cálculos do orifício anal sem nem saber para quê ele serve, mas um cara no YouTube vociferou que são cálculos que comprovam a terraplanice do nosso planeta. Eu desisti de debater com essa gente pois é como tentar tapar um buraco negro com areia. Meu pouco contato virtual se dá aqui no seu blog, onde além de eu poder ler ótimas obras, leio textos de uma pessoa integra e de boa razão.

Eudes Honorato disse...

"Eu larguei todas as minhas redes sociais há alguns meses devido aos absurdos que muitos defendem e utilizam como mártir."

O primeiro dos "ótimos" canais que o visitante cita, diz que a NASA é ocultista. Em outro video que graças a deus, eu nao vi, mas que uma YouTuber que foi xingada por ele respondeu, disse que ele afirma que OS DINOSSAUROS AINDA EXISTEM MAS QUE O MARXISMO NAO DEIXA QUE SAIBAMOS!!!!!! Esse é a ótima referencia que se há.

Edson Tayrone disse...

os religiosos evangélicos gostam de citar isso, terra plana, etc. pra mim, sao um bando de idiotas, só sabem babar o pastor e só.

juliano silva disse...

Terra plana é o meu ovo. As pessoas não querem evoluir, elas querem continuar ignorantes, serem controladas. Elas tem medo do desconhecido, da realidade nua e crua, em que vivemos num mundinho azul, vagando na imensidão do universo.

Anônimo disse...

Caro eudes, é assustador essa onda. Sou professor universitário de história e, ano passado, tive um aluno terraplanista. Interpretava a bíblia de forma literal, era criacionista (mas só o criacionismo bíblico é verdadeiro, os outro, não...) entre outras coisas...
Segundo ele, há uma conspiração mundial para evitar que saibamos a verdade e que pessoas que se aproximaram da "borda" foram mortas ou capturadas por uma força armada que impede que pessoas normais cheguem lá. Pilotos de avião, nasa, governos e até hollywood fazem parte da conspiração. Esse novo ministro das Rel. Exteriores só não fala disso abertamente, porque sabe a vergonha que nos fará passar. Mas creio que ele, como o Guru olavo certamente discorrem sobre isso como os "iniciados" em situações particulares.
Só essa ideia de terra plana dá pra ver que o poço no qual estamos caindo é profundo...

Recomendo ao pessoal a leitura do livro "A Impostura Científica em Dez Lições" de Michel de Pracontal. O livro pode ser acessado no link abaixo:
http://cabana-on.com/Ler/wp-content/uploads/2017/09/A-Impostura-Cientifica-em-Dez-L-Michel-de-Pracontal.pdf

Matheus Rodrigues disse...

Terra plana. Conspirações mirabolantes. Marxismo cultural. Feto na Pepsi. Anti vacina, terra plana... E assim as grandes piadas de bar vão ganhando crédulos de suas pós verdades, que vão defender com todos os "não argumentos" suas crenças. Logo se cria uma ligação política com tais movimentos anti intelectuais, e CABUMMMM... RETROCESSO.

Dayvison Fabian dayvisonfabian disse...

"Eu só queria deixar meu comentário aqui a respeito desse assunto Terra Plana,todo mundo que não conhece esse assunto direito , entra no coro de denegrir, zombar e até ofender literalmente quem defenda esse assunto ou simplesmente concorde com essa visão" - Unknown


Sinceramente, não tenho preconceito nem fico a zombar de quem defende teorias como a da terra plana, entre outras. Ao contrário, tenho pena e compaixão. Creio que essas pessoas precisem de uma assistência profissional especializada...

Anônimo disse...

***
Uma das coisas mais desprezadas é o conhecimento, pois muito do conhecimento que se tem não é aplicado.

Conheço pedagogas que não sabem aprender. Médicos doentes. Engenheiros endividados por não saberem fazer um orçamento. Economistas que não sabem criar e manter um negócio. Biólogos sem filhos. Administratores que não cumprem um cronograma. E por aí vai.

Ocorre que saber o que fazer implica em saber o que não fazer e essas coisas que não devem ser feitas, as vezes, dão algum prazer. Assim, as pessoas transigem.

Acresço ainda que dá a informação sem formação é mais perigoso do que manter a ignorância.

Unknown disse...

Só uma consideração. Terraplanistas são doentes terminais. O cérebro já não funciona como deveria. Tenham pena. Kkkkkk

Jarbas Nogueira disse...

Outro exemplo de imbecilização é acreditar que socialismo ou comunismo podem dar certo em um mundo de gente egoísta como esse que vivemos. A anta da Manuela d'ávila chegou a defender um socialismo ''à brasileira'', ''com a nossa cara''. E tem gente que ainda vota e concorda com uma merda dessas.

Wagner Ferreira disse...

Para quem não leu, recomendo o excelente texto do jornalista da Deutsche Welle. É longo, mas vale a pena! Sem mais...
https://www.dw.com/pt-br/brasil-um-pa%C3%ADs-do-passado/a-46477566?fbclid=IwAR0o606emHfTARRvn_GN9GC9bnjrY7VlmX89-uVwX5kQt7gu0T5gBXJa4ro

Anônimo disse...

Resumindo é o velho ditado:

_ É muito difícil ganhar um debate contra alguém inteligente...
Mas é impossível ganhar um debate contra um idiota

Anônimo disse...

Eudes, recomendo escutar esse podcast sobre Teorias da Conspiração, muito bom

https://soundcloud.com/ceticismocast/ceticismocast-conspiracoes

Vitor disse...

https://www.youtube.com/watch?v=IfxewiOu9_k&feature=youtu.be&fbclid=IwAR3V0Xr0poJntLmTJP-NF27t9dXiJbwiPEXaj7wksr9sHGUVAq4FOXabxm8

Luciano Costa disse...

As pessoas odeiam ciência, essa é a verdade, preferem resposta rápidas e fáceis do que respostas embasadas em anos e anos de pesquisas, por isso tem tanto charlatão por aí ganhando dinheiro as custas de gente ignorante, fazer o que né?

Harryhausen disse...

É a vingança dos néscios!

Marcelo disse...

A sua ignorância sobre a Terra Plana é a de todos os doutrinados pela pseudociência mainstream.

Primeiro não há nenhuma prova de que a Terra se move. Se alguém apresentar uma prova de que a Terra se move eu mudo de opinião.

Pelo contrário as provas que tentaram conseguir nesse sentido mostraram justamente o contrário. Estou falando de provas e não de teorias. Qualquer um que estuda o tema se surpreende como a realidade pode ser suprimida pela propaganda e a "educação" se surpreende ainda mais ao saber como é fácil enganar bilhões de pessoas, até porque a maioria está pouco se lixando para a verdade, preferem ficar falando de vizinhos, assistindo vídeos idiotas ou fazendo sabe-se lá o que os idiotas costumam fazer.

Eudes Honorato disse...

"A sua ignorância sobre a Terra Plana é a de todos os doutrinados pela pseudociência mainstream. "

HhhswuhauehuHEUAHEUHEUHASUERHAUHEUAHEUAHuheuhauehauHUEHAUERHAUHEUAHEUAHUEHuheuaheuhauehauheuaheuahuehauehauhhahahheuaheuhauehauheuaheuahuehauehuHEUAHUEHAUHEUAHEUHAUEHAUHEUAHEUAHEUHAUEHAUEHUAHEUAHuheuahswuehauheuaheuhauehauehuaheuahuehauehuaheuhauehauheuaheuhauehauheuaheuahuehauehauheuaheuaheuhauehauehauheuahuehauehuaheuahuehauehuaheuahuehauehauheuqaheuhauehauheuaheuhauehauheuahuehuehjeuheuahuea cusão do caralho hhahahuehauheuaheuahhdeuwheuahuehauehauehuaheuahuehauehuaheuaheuhauehauehuaheuahuehauehauheuahuehauehusaheuahuea pausa ghahahheuhauehuaheuahuHEUahuehauehUHEUAHEUHAUEHAUEHUAHEUAHEUAHUEHAUEHAUHuehauheuaheuhauehUHEUAH

Eudes Honorato disse...

O(H, Meu Deus, marcelinho é detentor de um conhecimento que só ele e os outros escolhidos tem , meu deeeuuuus, que inveja desse conhecimento especial, que invejaaaaaaaaaaa. Eu achando que ia atravessar o chapeu de papel aluminio dele, mas me ferrei hahahheuhauehuaheuhauehuahea

Anônimo disse...

esse marcelo ai ja é um velho conhecido na internet por sua imbecilidade, é tbm por ser uma piada, deve ser um marmanjo fracassado que passa os dias de vida pateticos e frustantes de uma existencia de merda brigando com crianças em rede social, desde o orkut ...a um tempo atras apenas queria revisionar rae fatos historicos , tipo fallando que o nazismo é de esquerda, ou outras idiotices tipo culpar paulo freire pelo fato de ser burro....agora terra plana...o cara só fica mais ridiculamente burro com os anos ....ate ano que vem ele ja esta acreditando em criacionismo, se é que ja não acredita!

Business

category2