terça-feira, 22 de janeiro de 2019

O Cidadão de Bem

O CIDADÃO DE BEM E SUA VISÃO DO MUNDO:
OU, COMO VIVER NA IDADE DAS TREVAS E SE ACHAR COOL


The Good Citizen ou "O Bom Cidadão" ou "O Cidadão de Bem", era esta revista da entidade conhecida como Klu Klux Klan, que foi editada entre os anos de 1913 a 1933. Era uma revista sobre e para estes Cidadãos de Bem, que tinham como principal meta matar negros. Para eles, assassinato era algo que o Cidadão de Bem poderia cometer se fosse dentro de sua visão racista do mundo. Obviamente a revista não devia ser tão direta assim, sempre floreando seu linguajar para parecerem pessoas boas, preocupadas com a comunidade. Queriam mantê-la branca, que mal poderia haver nisso? 

O diálogo a seguir eu travei não em alguma rede social ou aqui no blog. Em uma conversa trivial o assunto nazismo surgiu e o Cidadão de Bem - branco, classe média, hétero - disse a seguinte frase:

- Hitler teve motivos para fazer o que fez com os judeus. 
- Como assim, motivos? - Perguntei eu.
- Sim, eles estavam destruindo a Alemanha! 
Meio perplexo, eu tentei entender o que ele estava tentando dizer e perguntei:
- Então, quer dizer, matar crianças, velhos, mulheres, estava correto? 
A resposta veio em várias frases cortadas, gaguejadas, sem sentido. Eu fui embora. Era o melhor a fazer. 

Algumas semanas depois, no mesmo lugar, agora com outra pessoa, o assunto novamente surgiu e esta pessoa levou o assunto para este mesmo rumo. Eu simplesmente não conseguia acreditar. O mais interessante é que o padrão era o mesmo. E essa pessoa nem mesmo estava junto no primeiro diálogo. Depois que ela disse que tinha "livros que provavam isso" - a culpa dos judeus - eu novamente fui embora. 

Fiquei pensando comigo mesmo depois, se num pequeno círculo de pessoas como esse, existem duas pessoas que pensam assim, e se dizem Cidadão de Bem, imagine no mundo. Era uma amostragem, um exemplo de microcosmo que refletia uma doença do macrocosmo. E, sim, os dois eram eleitores de Bolsonaro. 

Porque fazer essa ligação? Bom, o Cidadão de Bem se popularizou durante toda a época de aparecimento, campanha e eleição do ex-deputado. Cidadão de Bem era uma marca de seus eleitores, que se nomeavam a si mesmo assim, mesmo que isso seja algo que ninguém possa dizer que é, já que ninguém é totalmente "de Bem". Todos erramos. No máximo somos pessoas tentando fazer o que é correto e errando e acertando. Dar a si mesmo o título de Cidadão de Bem só mostra o quanto as pessoas gostam de PARECER boas em vez de SEREM boas.

É estranho que o Cidadão de Bem tente achar motivos para o genocídio de milhões de pessoas inocentes, principalmente porque isso nada acrescenta  de bom ao mundo. É apenas uma opinião distorcida, baseada em leituras duvidosas. Mas, ao que parece, o Cidadão de Bem pouco se importa com a veracidade de algo, se aquilo se alinha com seus conceitos. Este mesmo Cidadão vai espalhar notícias falsas se elas servirem aos seus propósitos. Pesquisar para saber se é verdade não se cogita e, por um motivo simples: ele pode realmente encontrar a verdade, e isso ele não quer. 

O Cidadão de Bem apóia torturadores e os tem como ídolos; festeja morte de vereadora assassinada, pleo simples fato de ela ser de esquerda; o Cidadão de Bem apoia discursos homofóbicos e machistas, pois ele mesmo é homofóbico e machista, além de - assim como os antigos Cidadão de Bem - ainda ser racista, mesmo que, quando acusado disso, logo saia dizendo que tem amigos gays e negros, como se isso fosse alguma prova de que ele é um espírito mais elevado. 

O Cidadão de Bem gosta de ter inimigos invisíveis: o comunismo, o marxismo, a ideologia de gênero, pois estres inimigos dão aa ele passe livre para pregar seu ódio contra pessoas reais. Qualquer uma que discordar e disser que ele não é Cidadão de bem, que ele está pendendo mais para um membro da Klu Klux Klan, automaticamente essa pessoa fará parte desses grupo invisíveis, enquanto ele mesmo está dentro da bem visível extrema direita.

O Cidadão de Bem tem outra peculiaridade: ele nunca erra. No máximo, o que pode acontecer é que nós interpretamos errado qualquer merda imbecilóide que ele disse. Se ele disser, "negros são uma sub-raça" e depois ser rechaçado por isso, ele não pede desculpas, nem se retrata, ele diz apenas que foi mal entendido, eque nós é que estamos errados em tentar colocar palavras em sua boca. 

Este mesmo Cidadão de Bem é pela família e pela vida. É contra o aborto e só aceita que uma família tenha pai, mãe e filho. No entanto, muitos deles - muitos mesmo - têm amantes e, se elas engravidam, o conceito do "Pró-vida" é mandado às favas. Ou. simplesmente abandonam a mulher grávida que se tornará mãe solteira, e constituirá uma família que nao é a convencional e que o Homem de Bem vai execrar. 

O Cidadão de bem também quer andar armado, revólver na cintura, como um pistoleiro do velho oeste. Logo ele, que se irrita fácil no trãnsito e que acha que "mulher gosta de apanhar". O Cidadão de Bem é, na verdade, um Elo Perdido, mas não como algo raro, difícil de ser encontrado, é uma falha na evolução, um ser pré-histórico, que grunhe e rosna. algunjs até viram YouTubers de extrema direita, mesmo que seja um mistério como lidam com tecnologia., 

O Cidadão de Bem se acha um ser em extinção, que existem poucos, pois o restante do mundo está contra eles. Ele está em uma guerra contra o Mal, contra forças de uma Nova Ordem Mundial que quer fazer o mundo acreditar que a Terra não é plana e que quer transformar todo santo Homem em homossexual, mesmo que alguns deles já o sejam e apenas odeiem a si mesmos e aos outro por isso. 

Por fim, O Cidadão de Bem replica o discurso de ódio que aprende por aí e, quando é colocado o dedo na sua cara e se mostra o seus preconceitos mais profundos, ele tenta virar a mesma e dizer que o ódio provém daquele que o acusa. Para ele, o ódio significa cuidar da moral e dos bons costumes, como bom cristão. Ah, é, havia me esquecido. O Cidadão de Bem é cristão. Ele grita, ele baba, ele vocifera, ele xinga, ele quer matar, e quer que a tortura volte. Ele quer ter o direito de bater em sua mulher em paz, e de espancar seu filho se o menino brincar com bonecas. Ele odeia a corrupção, mas tem seu corrupto de estimação. 

O Cidadão de Bem mostrará que é um seguidor das pisadas de Cristo, que é uma ovelha de Deus e alguém digno de sentar ao lado do Senhor, mesmo que tenha de matar para isso. 

22 comentários:

Marc disse...

excelente, cara.

Wilson Seberino disse...

Amigo, meu nome é Wilson, agradeço bastante por tuas postagens. Gostaria de dizer que não estou conseguindo separar os áudios. Poderias me explicar como se faz isto? Estou tentando com o FORMAT FACTORY e VIRTUALDUB, mas não está indo em nenhum dos dois. No format factory, só se estiver em formato AVI, mas os filmes daqui estão em MKV. Enquanto isto, vejo os filmes não dublados.Obrigado pela atenção.

Eudes Honorato disse...

No player que vc estiver usando vc deve procurar onde seleciona o áudio.

Anônimo disse...

algumas coisas nesse texto são bem fantasiosas, mas outras são bem verdades, como a do Cidadão de Bem ter como inimigo o comunismo, o que iria se esperar de uma ideia que mato 100 milhões de pessoas.
Talvez vc deve ficar imaginando o motivo do pq tem alguns países que considera a ideia comunista como um crime por lei. Quem quer um mundo melhor não busca o comunismo para isso pq comunismo so serve pra levar a miseria a um país.
Machista casado com uma mulher, ta certo :)

Wagner Ferreira disse...

Wilson Seberino, baixe o programa VLC Media player, ele toca TUDO em QUALQUER formato (música e filmes)!

Eudes Honorato disse...

"Machista casado com uma mulher, ta certo :)"

Quem quer que seja este anônimo, calculo uns 11 anoa dw idade, por esse comentário final. Somente uma criança vê o mundo com esse tipo de entendimento, e nem são todas, algumas são bem inteligentes. Vou nem comentar sobre o comunismo, pois é óbvio que a pessoa não entendeu nada do texto sobre essa parte.

Duke disse...

Ótimo texto Eudes. Infelizmente, acho que é tarde demais para nosso povo. Nosso futuro é negro, pois essas ideias envenenaram a mente de uma gente incapaz de entender, interpretar e repudiar o mais simples dos absurdos. Quanto ao que o anônimo falou sobre comunismo, não existem leis contra o comunismo em nenhum país economicamente avançado (EUA e Europa). Já contra o nazismo, meu caro, você será preso na Alemanha, na França e em boa parte da europa por propagar suas ideias, incluindo a ideia de genocídio Judeu. E isso é que um fato.

Anônimo disse...

assisti vários filmes recentemente em que o vilão era o cidadão de bem, com família constituída e boa reputação social.

Cheguei á conclusão de que o "cidadão de bem" é aquele que cria regras para os outros e exceções para si próprio.

Anônimo disse...

Certo, só que você não descreveu um cidadão de bem e muito menos a maioria dos eleitores do Bolsonaro. Cuidado com essas generalizações. Apesar de todas as falhas, o ser humano ainda é capaz de amar ao próximo e tem o direito de censurar ou não concordar com idéias ou atitudes contrárias aos seus princípios.

Ronald Apolinario disse...

Excelente texto Eudes. Parabéns pela sua clareza.

Anônimo disse...


Anônimo Duke
https://portalconservador.com/paises-onde-o-simbolo-do-comunismo-e-proibido/
A propria china eu andei estudando pq sua economia era tão boa, eles se sujeitaram a manchar a ideia comunista e colocaram o liberalismo de direita em sua economia para poder da certo, ai como eles viram que isso da dinheiro continuaram, de resto a china é toda comunista, o estado controla tudo la deixando apenas a economia liberal para seu país crescer, vai la na china fazer um protesto pacifico contra o governo , em menos de 10 min vc é preso.

Unknown disse...

Você fez uma breve biografia do Nando Moura aí? Kkkkkkk.
Exemplo de cidadão de Bem é esse Nando. Palavrões é com ele. E palavras de amor, sempre que quer vender seus livros que não lê. Agora, fico te imaginando, Eudes, pensar que tem países onde o comunismo é crime. Kkkkk
Piada. "hoje vou escanear umas revistas aqui. Hummmm, deixa ver. X-Men? Não. Homem Aranha? Demolidor? Não.... Enquanto fico pensando nesses países onde o comunismo é crime, não vou postar mais nada de scan. Hummm. Quem quer um mundo melhor não busca o comunismo". Kkkkkk
Eudes, se você pensasse assim, teria um neurônio, logo, seu blog não existiria e seríamos órfãos de seus textos. E órfãos desses sub textos aí.
11 anos? Meu filho tem essa idade e não escreveria essa merda. Uma criança com 6 anos e com problema moral,talvez tenha escrito o comentário acima que usei para ironizar.
Mais um excelente texto seu. Parabéns

Eudes Honorato disse...

"Certo, só que você não descreveu um cidadão de bem e muito menos a maioria dos eleitores do Bolsonaro. "

Vc v~e assim, pq vc v~e com os olhos de um eleitor de bolsonaro que, desculpa TODAS as atitudes preconceituosas documentadas em videos do seu presidente e vai desculpar qualquer atiotude assim de outro eleitor, sendo assim, vc vera sempre como uma minoria,ou mesmo nenhum. Quem ve se fora percebe muito mais essas atitudes, pois nao esta contaminado pela ideologia do discurso de ódio do execelnetissmo Bolsonaro.

Wagner Ferreira disse...

Esse "Cidadão de Bem" é simplesmente um PSICOPATA E SOCIOPATA, e merece ser combatido duramente, sem dó nem piedade"

Anônimo disse...

Perfeito, Eudes!

Marcelo Marat disse...

Os que ainda insistem em apoiar Bolsonaro devem estar com paralisia cerebral... O discurso em Davos parecia feito por um robô, soporífero, superficial e genérico. Em vez de incrementar negócios (como os que seus deputados anti-comunistas querem agora fazer com a China), só fez e Bolsa cair e os árabes cancelarem a compra dos mirrados frangos brasileiros... Bolsonaro parece sempre desconfortável no papel de presidente, com um grotesco riso forçado... Afinal, como alguém que sempre defendeu a ditadura (desde que seja de direita) e a tortura pode agora posar de democrata civilizado? Está ruim e vai piorar ainda mais...

Jr Nog disse...

...as vezes acho que o tempo é um grande "loop" e não uma "flecha" atirada para frente, pois sempre tenho a sensação que voltamos e nunca aprendemos com a história...seja recente ou antiga!!!

Anônimo disse...

Eudes, quantos anos vc tem? 11? Vc mesmo se deixou levar por aberrações travestidas de 'progressistas' ou vc acha que abortar o próprio filho(a) é justificável?

Hugo

Eudes Honorato disse...

"...
Eudes, quantos anos vc tem? 11? Vc mesmo se deixou levar por aberrações travestidas de 'progressistas' ou vc acha que abortar o próprio filho(a) é justificável?"

Print e coloquei aqui a parte que falo que sou contra ou sou a favor. Pelo jeito vc tá pelos 5 anos de idade, e isso é um elogio.

Anônimo disse...

Um exemplo desse "cidadão de bem", tão bem sintetizado pelo Eudes em seu texto encontra-se no vídeo que pode ser acessado no link abaixo. Nele, vemos o subcomandante da PM de alagoas, André Dias, ordenando que uma comemoração de noivado, em frente ao seu apartamento, durante o dia, fosse encerrada por ELE QUERIA. Vejam o desdobramento...
Nunca fui e nunca serei o que se chama de "patriota", muito menos, nacionalista, mas sempre gostei de morar no brasil. Contudo, tenho tido muita vontade de ir embora desse país há alguns anos. Sei que em qualquer lugar há problemas, mas quando vejo vídeos como esse, cada vez mais tenho dúvidas se há solução para um país como o nosso.
É pena que, infelizmente, não tenho condições financeiras para ir embora com meus familiares e pessoas que amo.
Não sei como reagiria se estivesse na situação do noivo desse vídeo.
Link: https://twitter.com/J_LIVRES/status/1084465917143277568

Rubens Harryhausen disse...

Os estrangeiros que não conheciam o Bolsonaro e viram o discurso em Davos devem ter achado que fosse algum retardado.

O sujeito veio de novo com aquele papo de "combater o viés ideológico", como se os líderes internacionais estivessem preocupados com isso. Devem ter pensado: "De que diabos esse cara tá falando?"

dado disse...

Perfeito post... Queria que houvesse mais lucidez no Brasil...

Business

category2