terça-feira, 8 de janeiro de 2019

O Fim da Empatia?

QUANDO A EMPATIA GANHOU A ALCUNHA DE "MIMIMI"


A falta de empatia nunca cansa de me surpreender. Esses dias, no Facebook, compartilhei um post com alguns prints de uma conversa. Uma mãe desesperada pedia à Netflix que retornasse com Procurando Nemo, pois seu filho autista estava acostumado não apenas á animação, mas ao padrão do menu. As pessoas tentavam ajudar dando soluções que ela já tentara: comprar o DVD era a mais frequente. Depois de um tempo, um rapaz apareceu com a solução e a "confeccionou", ou seja, ele fez o menu exatamente como da Netflix e enviou para a mãe que agradeceu maravilhada.

Respondendo ao post as pessoas acharam maravilhoso a empatia e presteza do moço. Porém, logo apareceu alguém para, em outras palavras' dizer que a mãe estava de "mimimi", que ela poderia ter pensado nisso antes, que ela queria tudo na mão e etc. vendo aquilo, nem tentei responder, mas, outras pessoas tentaram. Depois de acompanhar as tentativas frustradas das pessoas de tentar fazê-lo entender, eu comentei que, desde o primeiro comentário sabia que seria inútil essas tentativas. Foi quando o cara disse que se preocupar com aquilo era "coisa de viado", o que lhe rendeu o esperado bloqueio. 

Outro exemplo: Existe uma YouTuber, uma moça negra, comum canal até bem conhecido que se esforça em "lutar" contra a militância negra. Ela pega alguns casos de pessoas das quais ela discorda do modo como denunciam casos de racismo e passa a denegrir todo o Movimento Negro. mais ou menos como pessoas que pegam um caso de feminismo radical e tentam invalidar TODO o Movimento Feminista. 

Ela também usa a si mesma como exemplo de que os negros estão apenas de "mimimi" quando reclamam tanto de racismo, pois ela conseguiu vencer na vida mesmo sendo negra e, assim, TODO negro também pode vencer na vida sem depender de oportunidades como, por exemplo, a política de cotas. Ou seja, se ela conseguiu todo mundo consegue, já que não existem centenas de variáveis e de problemas sociais que afetam o negro. 

Fazendo isso, a youtuber não contribui em absolutamente NADA para um mundo melhor, conseguindo sim, torná-lo pior, já que pessoas racistas irão usar os argumentos dela - uma negra - contra o Movimento Negro e contras os negros de modo geral. Em outras palavras,mais racismo, pois vão raciocinar em suas mentes deturpadas pelo racismo que, se ela, que é negra, sabe que é tudo "mimimi" e critica, nós podemos criticar, também. É a falta de empatia em seu grau mais alto. 


As duas pessoas acima não são bolsonaristas, segundo elas mesmas, e eu até acredito nisso. E a falta de empatia não é uma criação do bolsonarismo. Porém, não se pode negar que a falta dela se tornou mais aparente depois que o atual presidente se tornou um ícone do Youtube, com seus vídeos demonstrando como a falta de empatia poderia ser praticada sem nenhum problema de consciência. Tudo que se relacionasse com lutar por direitos iguais, por políticas sociais melhores, era simplesmente taxado de "mimimi". A empatia agora era a inimiga. 

Até mesmo gays assumidos passaram a declarar abertamente voto no deputado,mesmo ele tendo dito em alto e bom som que era homofóbico sim, pois tinha imunidade para dizer isso", como se pode ver aqui NESTE VÍDEO. Para este gay, o então deputado não se referia a ele, pois o gay com falta de empatia se vê como alguém que não é como os outros gays a quem o político se referia. Aqueles sim, são promíscuos, são "mimimizentos" e escandalosos. Merecem esta raiva toda. Fazendo essa abstração de si mesmo daquele grupo, el se sente confortável e com a consciência tranquila. 

A falta de empatia tornou possível o voto em alguém que dizia que cortaria privilégios de gays, negros e mulheres, mas que, ao mesmo tempo, dizia que não abriria mão de nenhum de seus próprios privilégios como político, mesmo de auxílio-moradia tendo casa própria. A falta de empatia fez com que as pessoas votassem pensando apenas em si mesmas e, no máximo, em seus entes queridos. Apenas. 

A falta de empatia fez com que as pessoas repetissem como autômatos a frase "direitos humanos são para humanos direitos", sem entender nada sobre Direitos Humanos e sem entender que esses direitos humanos salva muita gente acusada inocentemente e que servem para coibir coisas como trabalho escravo entre outras coisas. Mas, repetir chavões faz com que a empatia se torne algo inútil e de pouco valor. 

Porém, estes mesmos querem empatia quando lhes convém. Querem que quem não votou no candidato tenha empatia e "torça a favor", gritaram contra  falta de empatia quando o candidato sofreu um atentado, sem entender que a falta de empatia também gera falta de empatia, do mesmo modo que, como já dizia o profeta, "gentileza gera gentileza". 

Essas mesmas pessoas que clamam contra o tal "mimimi" e dizem que racismo no Brasil não existe, muito menos essa tal de homofobia, reclamam do racismo reverso (em que os brancos é que seriam vitimas de racista vindo dos negros) e gritam contra uma fantasiosa heterofobia que só eles enxergam, pois tudo isso faz com que se sintam justificados em destilar seus preconceitos. Negam empatia e querem a mesma, esquecendo que a vida se baseia em uma troca constante. 

UMA ÚLTIMA PALAVRA SOBRE RACISMO

Muitas pessoas acham que exercem a empatia e que não são racistas porque têm amigos negros, do mesmo modo que muitos pensam quie não são homofóbicos porque têm amigos gays. 

Conheci - e conheço - muitas pessoas que tiveram amigos negros desde a infância e ainda assim são racistas. Outras até mesmo foram casadas com pessoas negras e continuaram a ter atitudes e falas racistas. Por que isso acontece? 

A pessoa vê o amigo ou cônjuge negro como alguém diferente dos outros da mesma etnia. Ela continua tendo atitudes racistas. Há uma frase que essas pessoas, por incrível que pareça, ainda usam para se referir às pessoas negras que elas consideram especiais, dignas de confiança e de seu convívio: 

- FULANO É UM PRETO DE ALMA BRANCA. 

Houve tempo que eu ouvia isso e não fazia ligação alguma com racismo. Talvez não seja algo consciente, mas, saber que se tem atitudes e falas racistas, admitir isso para si mesmo, como já fiz há muito tempo, é o primeiro passo para lutar contra isso. Sem admitir, sem vasculhar a si mesmo, sem corrigir seus erros, o tempo todo, seremos sempre brancos de alma vazia. 

ENQUANTO ISSO, NA NOVA ERA DO BRASIL...

Tirinha de Ricardo Coimbra




33 comentários:

Unknown disse...

Conheço essa youtubers. Sigo a moça no Instagram. Ela adora dar ênfase em casos ocorridos aqui no Brasil. Não sei se sabe, mas ela mora na Europa, Itália, me parece. Aí responde o porque dela agir assim. Falta de empatia e distância da realidade brasileira

Anônimo disse...

Esquerda fica aguniada quando ver negro, gay e mulher apoiando o presidente.
No congresso não funciona como voto da população, vc é meio que obrigado a apoia o presidente do congresso que tem a maior bancada e esse é o Rodrigo Maia quanto maior a bancada de partidos que apoiam o presidente do congresso mais facil sera pro presidente coloca seus projetos para o país em pratica.
E o Ceara ta como com o governo de esquerda la kkkkkkkkk, dominado por facções criminosas e nem adianta joga a culpa pro presidente pq quem governa la é o PDT e PT que são os partidos mais fortes naquela região
. So aceita, a maioria da população representa o conservadorismo e não o socialismo, antigamente os conservadores so votaram em socialistas pq não tinha candidatos fortes que representassem um governo conservador e liberal

Eudes Honorato disse...

"que tem a maior bancada e esse é o Rodrigo Maia"

Falou, falou, defendeu, defendeu, mas nao explicou pq o toma lá dá cá que nunca iria ter neste governo da NOVA politica, acabou tendo, e com maia, envolvido em várias maracutais, se bem que o Onyx Lorenzoni e Paulo Guedes, e mais 7 ministros tb estao, então, acho que ta normal. É corrupto apoiando corrupto. Mas, claro vamos falar do PT pra dar aquela desviadinha básica do assunto e evitar passar mais vexame, só que, não adianta, corrupto de estimação aumentando, e isso em pouco mais de uma semana.

Anônimo disse...

***
Eudes,
Veja como é difícil usar a racionalidade.
Seu texto é um libelo, mas não tem coerência.

Farei perguntas, quem sabe você localiza a falha no seu argumento.

- É verdade a frase "alimente suas limitações e nunca se livrará delas"?

- Qual a diferença entre autopiedade e autoafirmação?

- Você conhece a estória da velhinha que morreu cuidando da filha "doente" contada por Dale Carnegie?

- Vitimismo traz vantagens para o coitado profissional?

- Existem, ou não graus, de aprendizado e compreensão na ciência? Tem como pular isso e se tornar um gênio por decreto?

- Você queria ir para seleção de futebol do seu país só para fazer vergonha, tipo o Neymar?

- Qual a diferença entre direito e privilégio?

- Você quer oportunidade justa?

- Você sabe, e se sabe me conte, como fazer feliz alguém que não quer ser feliz, ou ajudar quem não quer ser ajudado?

- Já refletiu sobre mérito? Ele vem de fazer coisas certas, mesmo fazendo coisas erradas, ou de fazer o que é certo e não fazer o que errado?

...

Eudes Honorato disse...

"Aí responde o porque dela agir assim. Falta de empatia e distância da realidade brasileira"

Esqueci de colocar isso e dede que tb é um chamariz danado de assinantes e views.

Eudes Honorato disse...

"Farei perguntas, quem sabe você localiza a falha no seu argumento."

Vc quer que eu fique aqui repondendo a todas as suas perguntas que já são modelos de falta de empatia? Como vou convencer alguém que vem com essa conversa de meritocracia? me poupa, né? Tenho scans para fazer.

Anônimo disse...

Vc como bem sabe no Brasil existe 3 poderes executivo lesgislativo e judiciario, o Presidente so representa o Executivo, me diga um toma la da ca que está rolando no executivo desde dps da posse ?
Presidente não manda nem em legislativo e nem em judiciario, ele precisa dialogar com eles para ter seus projetos aprovados.
Ele ja corto gasto de dinheiro publico em centenas de coisas, quiser fazer carnaval agora que faça com o seu dinheiro.
Nunca que se o Haddad ou outro de esquerda como Ciro ou Alckmin tivesse ganho, nunca iria ter cortado tanta verba de dinheiro publico como o Bolsonaro ou o Amoedo planeja para que o país volte a crescer economicamente.
O PCC, CV e outras facções estão desesperadas, governador do Rio ja mando mata qualquer um com fuzil na mão.
Vc pode ate não gostar disso, mas a maioria da população está adorando

Eudes Honorato disse...

Seu comentários é tentando mais convencer a si mesmo, do que propriamente a mim, pois vc sabe já o que penso. Mas vc ainda precisa se convencer do que ta falando. Uma hora a grande ficha vai cair. Ou não.

Unknown disse...

Porque o PT não fechou o Congresso? Porque não calou a mídia? Ops. Mídia petista, mas.... Mídia petista que acabou denunciando o próprio partido? Mídia petista que quantas páginas fez contra Lula? Quantas chamadas na Globo contra tudo ligado ao PT?
Agora contra o Mito, não pode-se dizer um ai. Tem que trabalhar, mostrar a que veio. Kkkkk. É hilário a defesa dos erros do Mito. Seus filhos parecem adolescentes no Twitter, comentando sobre tudo e todos, mas trabalhar que é bom, ninguém comenta. E o Queiroz não têm um post sobre.
Enfim. O Mito tem a resposta para o batom na cueca

Eudes Honorato disse...

Sem contar o calaboca que deram na Coaf, órgão que descobriu a falcatrua do queiroz, e que agora , sem nenhum cerimonia, Moro colocou sob sua jurisdição? Pq? Que nao deve nao teme.

Agora Bolsonaro está blindado, afinal, Queiroz com certeza era só a ponta do iceberg, mas sabe como é Iceberg bom, é Iceberg morto.

Parallax disse...

Liderança das casas parlamentares nada tem a ver com negociar cargos no governo. Presidente da Câmara e do Senado não é cargo de governo. Ali sim é o local para conchavos políticos. Mas do jeito que o Eudes está seguindo a risca a cartilha do militante sem farda, só vai entender o que for conveniente entender.

Matheus Rodrigues disse...

É incrível como se pode falar de empatia mesmo não demonstrando nenhuma no decorrer de frases e sentenças. logo, pode-se elogiar um cara eleito para presidência da república que usou de senso comum e frustração internalizada de uma parcela da população, que afirma ser "Do bem", mas curte coisas que não se vinculam muito "Ao bem". É uma fato Eudes, empatia não era um sentimento de foco comum antes, e agora a empatia virou sinônimo de mimimi, besteira, idiotice. É legal não ser empático com pessoas que são diferentes em cor, condições sócio econômicas, opção sexual, religião ou com alguma necessidade especial? Ou mulher então? Vamos conservar valores que afirmam todas essas barbaridades e aumentam ainda mais esse aparte social? Vamos continuar fazendo a mesma piada enquanto pra muitos ela não tem graça? Eu me recuso. É necessário ser maior que isto! Texto necessário Eudes. E sobre o comentário anônimo sobre a situação do estado de Ceará, encontrar o culpado é bem mais complexo do que a alvo preferido de quem não consegue acumular muita lógica, O PT. Todo esse caos por uma única e exclusiva declaração do novo secretário da administração penitenciária, que não reconhece facções criminosas. O estopim! Junto com um barril cheio de falta de investimento no social, infraestrutura e um combate ao crime ineficiente, com profissionais sem competência ou preparo, condenando a população. Uma hora ia estourar.

Anônimo disse...

Falar de meritocracia no brasil é uma piada. Muita gente acha que políticas de inclusão são um privilégio, pois acham que racismo, homofobia, machismo, etc. "não existe(m)". Conheço, muitos que falam isso e, quando podem, recebem bolsa de estudos (que são uma política de inclusão social). Se a pessoa não é prejudicada por sua cor, por seu gênero, etc., a condição social também não seria obstáculo, mas aceitam a bolsa de estudos tranquilamente e, muitas vezes, sem nem mesmo precisar.

Para muitas pessoas, a diferença entre direito e privilégio é simples:

O direito do pobre é um privilégio e o privilégio de um rico é um direito.

Veja o caso recente*: Horas depois do Rubem Novaes chegar no BB, deu um cargo ao filho do Mourão. Mas, isso não é problema, né? Só seria se isso fosse derivado de uma política de inclusão, fosse negro, homossexual, mulher, etc.. Certamente, o filho do general merece!!! Se alguém acredita realmente em meritocracia, é só se esforçar e conseguirá - talvez até já ocupe - um cargo semelhante ao do filho do general.
Acho que esse lance da empatia é mais ou menos como li no twitter ontem:
"Infeliz é a classe média, tão perto de ser pobre, tão longe de ser rica e incapaz de se enxergar."
Que ninguém se preocupe!!! Continuaremos a viver numa sociedade capitalista e num trabalho assalariado por muito, muito, muito tempo, ainda mais que ser empregado é "ótimo".
Horrível é ser patrão, como disse o Mito**.
*https://www.oantagonista.com/brasil/mourao-emplaca-o-filho-com-salario-de-36-mil-reais-no-banco-brasil/
**https://www.oantagonista.com/brasil/e-horrivel-ser-patrao-no-brasil-afirma-bolsonaro/

Luciano Costa disse...

Eudes tu assistiu Infiltrado na Klan , novo filme do Spike Lee? é um soco no estomago, mostra como muitos discursos racistas não mudaram e estão até hj aí com outra roupagem.

Cicero disse...

Sinceramente, acho perda de tempo se preocupar tanto com os bolsominions. Se Bolsonaro é o poço de ignorância, maldade e incompetência alegados, o governo logo fará água, sem conseguir contribuir na prática para a qualidade de vida do povo. Uma vez que isso ocorra, a maioria da população vai abandonar Bolsonaro (quanto mais altas as promessas, mais alto o tombo). Vão sobrar os radicais, que são apenas motivo de piada e não influenciam em quase nada o panorama geral da nação.

Eudes Honorato disse...

"Mas do jeito que o Eudes está seguindo a risca a cartilha do militante sem farda, só vai entender o que for conveniente entender."

Como se isso não valesse para os bolsonaristas...

Eudes Honorato disse...

Ah,e to achando fofo como a história do queiroz, mal contada e o Coaf sendo calado é lindamente ignorada por vcs.

Alguns quando pressionados dizemd, mas o PT roubou 65 bilhões, e mais nada. Ou seja, deixam claro que seu candidato roubou pouco ainda. E não me venham dizer que nao há provas, a historia esdruxula do motorista por sí só é a prova, Nem conseguiu passar aquele merda com veracidade. Vendendo de carros o cacete.

Harryhausen disse...

O Anônimo diz que o texto não tem coerência, mas não parece saber o que é coerência.

O texto tem coerência, sim. Não estar de acordo com ideias meritocratas não significa não ter coerência. Ter coerência significa não se contradizer.

E o Anônimo ainda disse: "governador do Rio já mando mata qualquer um com fuzil na mão"

Ué, mas os bolsonaristas não queriam que liberassem as armas? Agora querem que mate quem está com armas? Decidam-se! :P

Eudes Honorato disse...

"O Anônimo diz que o texto não tem coerência, mas não parece saber o que é coerência."

Mas eu entendo que ele quer dizer, não tem coerência para ele, nada que seja uma crítica a esse tipo de comportamento tem coerencia para quem tem esse comportamento. É algo que simplesmente não faz sentido para eles. Como vc saber o que é empatia, se nao tem?

Anônimo disse...

Relacionamento com o Presidente do Congresso é institucional e faz parte do regime democrático, não houve mensalão e os filiados do DEM do governo não são indicações do partido,novos tempos, novos paradigmas.

Igor

Eudes Honorato disse...

",novos tempos, novos paradigmas."

Tá mais para novas hipocrisias. Para idolatrador de politico nada que ele faz é errado, mesmo se aliar a corrupto. petistas faziam isso, vcs vão fazem tb. Normal, para quem gosta de fazer isso, para quem sabe o que é senso critico, sempre vai soar meio sem noção.

Ainda quero entender o que impede uma pessoa de criticar quando o outro erra. parece que há uma especie de contrato assinado que só vcs assinaram. meus pesames, mas nao sao novos tempos, soa os mesmos velhos tempos, que vcs em sua cegueira moral e ética, insistem em tentar convencer a si mesmos, sãoi uns meros coitados.

Eudes Honorato disse...

A fala era: NÃO VAI HAVER TOMA LÁ DÁ CÁ.

Apoiar um corrupto por apoio para fuder os pobres é toma lá dá cá, sim. Eu te dou o appoio e vc me dá seu apoio nas pautas que eu preciso para foder o país.

Eudes Honorato disse...

Se querem se fuder, que ao menos façam isso sem ficar gemendo argumentos idiotas.

Eudes Honorato disse...

Filho de Mourão ganha cargo no banco do Brasil depois de 18 anos trabalhando lá JUSTAMENTE QUANDO O PAI SE TORNA VICE PRESIDENTE.

MERITOCRACIA DE CU É ROLA.

Anônimo disse...

Como saber se a empatia não é fingimento?
Não dá para ler a mente das pessoas.

É só conversar com algum americano que os brasileiros aprendem que eles só são brancos no Brasil, são latinos lá fora, não precisam ficar pagando de branco por aí.

Eudes Honorato disse...

"Como saber se a empatia não é fingimento?"

Como eu não estou falando de uma ou duas pessoas, sua pergunta não faz sentido. Estou falando de empatia num âmbito geral, e não particular. Se eu estivesse falando apenas da minha empatia a pergunta faria sentido, mas me refiro a empatia das pessoas de modo geral. Sem contar que a empatia não é só sobre racismo, mas sobre muitas outras coisas que vão alem da cor da pele.

Eudes Honorato disse...

Sério, muitos, mas muitos comentarios mesmo, feitos aqui,dão a nitida impressão que:

- A pessoa só leu o titulo e não leu mais nada.
- Que a pessoa leu um ou dois paragrafos.
- Que a pessoa leu tudo, mas não absorveu abolsutamente nada, pois nem os comentarios discordando fazem muito sentido.

Anônimo disse...

E a empatia com o pessoal que fica tocando música de madrugada em frente ao seu prédio?

Anônimo disse...

"E a empatia com o pessoal que fica tocando música de madrugada em frente ao seu prédio?"

Bom, se isso ocorre num local/espaço que não é regulamentado para apresentação de música/shows, já demonstra que tais pessoas não têm empatia por aqueles que estão em casa, dormindo, de madrugada. É verdade que esse tipo de abuso também pode ocorrer em estabelecimentos comerciais, bares, casas de show, etc.. A falta de empatia, nesse caso, permanece.
Logo, se essas pessoas fazem isso, em locais apropriados ou não, demonstrando falta de empatia pelos outros, por qual razão se deveria ser empático com eles?

Anônimo disse...

A dominação psicológica é muito grande, principalmente nas bolhas que se formam na net. O caso da minha mãe é emblemático, ela mora em outro estado, tinha um negocio próprio e faliu por culpa dela mesma, foi petistas ferrenha e defendeu lula até dizer chega.Minha mãe sempre foi de extremos , e isso gerou algumas lembranças ruins pra mim hj, que prefiro deixar no passado. Hoje ela depende da minha ajuda e da ajuda da minha irmã, tem problemas ósseos e fibromialgia.Hoje ela é bolsonarista doente, ela não se interessa em ver informação de outros lugares , documentários nem nada, quase tudo ela tira do facebook, ou paginas de aliados do bolsonaro. Minha vó, a mãe dela morreu doente sentido muita dor, minha mãe tem um irmão evangélico bolsonarista ao extremo tbm que levou ela pra essa mesma visão. Só que esse irmão dela não ajudava em quase nada nas despesas dos gastos com minha vó, apesar dele poder ser considerado uma pessoas de posses e "cristão", eu ajudei mais do que ele, e ele chegou a dizer para minha mãe e minha tia que quem tem de cuidar de mãe são as filhas mulheres, e ainda assim minha mãe tentou arranjar desculpas pra ele. Afinal agora ambos estão do mesmo "lado". Minha mãe, que depende dos outros passou a ter uma visão mais mesquinha desde que reatou amizade com seu irmão. Em uma de minhas conversas com ela critiquei esses cristãos, fazendo referencia ao meu tio, que não estendem a mão pra quem precisa, como jesus teria feito, que deixam pobre esfomeados com crianças passarem necessidades podendo ajudar. Ela me respondeu que essas pessoas tinham que "lutar" pelo seus país, etc, etc, indaguei como alguém iria lutar contra regime da coreia do norte, ou como mulheres iriam se revoltar na arabia , ela disse que tem como, e quando mais perguntava mais ela ficava agressiva sem poder me responder,até que eu disse a ela: - imagina se eu fosse tão insensível como a senhora está hoje, se eu não me colocasse no lugar dos outros ou tentasse calçar suas sandalia e compreender seu caminho como eu trataria a senhora hoje. Bem, ela não me respondeu , apenas se levantou e foi pra outro comodo. Depois soube que ela estava dizendo que eu estava defendendo "bandeiras", etc,etc.

Eudes Honorato disse...

"A dominação psicológica é muito grande"

Tenho uma amiga bem jovem que está fazendo advocacia. É uma das pessoas mais doces que já conheci, respeitosa com os pais, amável e muito querida, mas simplesmente por não aceitar Bolsonaro, o pai, um cara pacato tb, a chama de comunista, mesmo sabendo a filha que tem!!!! mesmo a conhecendo!

Marcos Sales disse...

Eudes tá ressentido porque não surgem comentários sobre seus scans. Agora como comentários sobre política pipocaram qdo o mesmo revelou sua posição o site tá bombando.

Anônimo disse...

Marcos Sales
Faz mais de 15 anos que o cara posta scans, e só agora ele esta ressentido? O que me admira são as pessoas consumir cultura e não conseguir absorver, vou te citar um exemplo bobo: tu acha que wolverine iria ta do lado de quem? dos quilombolas ou do cara que disse que eles nem servem pra procriar? de que lado homem aranha iria esta? de um gay ou de uma ministra que disse que prefere filho morto ao gay? tu acha que x-mem era metáfora pra que? cara eu acho que tu ta consumindo cultura errada, tem muita coisa "cristã" e para familia "de bem" por ai, pode deixa garth ennis, grant morrison, warren wellis com gente, não imagino um cristão da tradicional familia brasileira lendo obras profanas como berserk, evangelion, ergo proxy, pois tudo isso é "profano",

Business

category2