quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

O Senso Crítico

QUEM NÃO TEM SENSO CRÍTICO BOM SUJEITO NÃO É


O presidente Jair Bolsonaro já disse certa vez que "ninguém quer saber de aluno com senso crítico". Para ele, as pessoas, principalmente as de baixa renda, precisam apenas de uma escola técnica, sem se preocupar com essa coisa comunista chamada "senso crítico". 

Já o Ministro da Educação disse que as universidade não são para todos, apenas para "uma elite intelectual". Ou seja, se é para correr o risco de que se aprenda senso crítico, que sejam poucos, e de preferência que sejam aqueles da elite, que pouco valor são a esse tal senso crítico. 

Essa falta de senso crítico parece ser a marca deste governo, pois em seu quadro de ministros temos olavetes - como o ministro da educação e o de relações exteriores - e fundamentalistas religiosas, como Damares Alves. A falta do senso crítico não permitiu aos primeiros notar que Olavo de Carvalho é uma farsa e à segunda não conseguir separar política de fanatismo religioso. 

A falta de senso crítico é sempre bem vida em governos que viés totalitário, pois ele prega a obediência e a a obediência não tem senso crítico, a pessoa apenas obedece, e segue acreditando e defendendo aquilo que o governo que odeia senso crítico manda. 

Aqueles sem senso crítico geralmente costumam mandar quem os contesta estudar, como se eles ao menos entendessem o que isso implica. É apenas uma frase vazia - "vai estudar" - quem usam como escudo para sua inata ignorância, já que o máximo que leem é o Guia do Politicamente Incorreto, achando que estão lendo algo profundo e embasado. 

Os ignorantes leem livros revisionistas, de teorias de conspiração ou os de Olavo de Carvalho e se sentem iluminados pela sabedoria vinda desses luminares do saber. E, quando confrontados com o conhecimento acadêmico, se fecham em suas conchas de ignorância e dizem, com aquele ar lamuriento: "vão estudar".

Com a falta de senso crítico que vem sendo cultivada com muito carinho nesses anos em que Bolsonaro e Olavo de Carvalho se uniram para uma nova era do Brasil, vimos crescer absurdamente a quantidade de pessoas que abrem canais no YouTube para vociferar que a Terra é plana entre outras idiotices que, graças à falta de um mínimo de inteligência, têm sido levadas a sério por outras pessoas tão perdidas quando elas.

A falta do senso crítico, no entanto, como cresceu alucinadamente passou a ser visto como algo bom, que faz parte desta nova geração de idiotas úteis, pois os únicos questionamentos que eles fazem, é justamente questionar aquilo que os faria acordar. Dormir o sono dos imbecis, para eles, é o melhor dos sonos. Acordar para a  verdade seria doloroso demais. Enxergar que são enganados continuamente tiraria dos mesmos a única coisa que ainda os faz querer viver: a mentira reconfortante. 

O que importa se a verdade vem de um velho caquético que diz que cigarro faz bem, ou de um imbecil que se diz músico, mas só abre a boca para despejar dejetos que seus seguidores aparam como o água no meio do deserto. 

A verdade é o que menos importa. A verdade fabricada por quem ri de suas caras, por acreditarem tão facilmente, é mais bonita e aceitável. Feito este serviço da quebra do senso crítico, basta apenas dizer em quem eles devem votar, em que notícias eles devem acreditar, e de quem eles devem lamber os sacos e a quem eles devem odiar. São crianças que soltaram a mão dos pais no supermercado e seguraram a mão do primeiro iletrado que viram, e seguiram com ele. 

A falta de senso crítico tornou essas pessoas como ovelhas, como gado. Mas, o pior de tudo é que, lá no fundo de suas almas perdidas, elas sabem a verdade, pois ela os assombra dia e noite, vinda de um senso crítico que insiste em emergir, tentando desesperadamente chegar à superfície, sendo afogado logo em seguida, pelo medo e o desespero de encontrar o impactante mundo real. Mas, algumas vezes, ele consegue chegar a superfície e respirar novamente, nessas horas essa pessoa descobre que um aluno com senso crítico importa sim, e muito. 




39 comentários:

Anônimo disse...

Não adianta muito vc fica reclamando da religião do proximo toda hora, se a pessoa é religiosa é claro que essa pessoa vai demonstra isso na politica.
A porra to papa msm é um esquerdista progressista, ta la fazendo amizadinha com a china comunista enquanto a china acaba com as igrejas no prorpio país.
Esse é o papa mais hipocrita que eu ja vi.

Anônimo disse...

Se você ver o que está acontecendo no EUA, você verá o que vem pela frente. O Brasil só vai copiando e ajustando o que os EUA fazem, a gente consome muito a cultura deles e isso deixa as pessoas mais perto desse esteriótipo americano.

Anônimo disse...

krl como assim posta um imagem de elite intelectual ? O unico que é um intelectual dai ja reconhecido e esclarecido é o Olavo, o rosto é politicos e
1 pastor

Eudes Honorato disse...

" O unico que é um intelectual dai ja reconhecido e esclarecido é o Olavo"

hahahheuhauehuaheuhauehuaheuhauehauheuahuehauehuaheua

gburga disse...

Esses textos estão cada vez mais sensacionais... Continue assim,esses textos são extremamente necessários...

Luciano L. Silva disse...

Mais um belo texto, parabéns.

Ronnie Silveira disse...

É cada comentário tresloucado de bolsominion...

Unknown disse...

Olavo diz que tem a oitava série ginasial e se gaba de ser auto didata. Se auto intitula Filósofo.
Num grupo de hqs que entrei recentemente, vi que tinha uma galera pro Mito. O que fiz? Dei uma de olavete e comecei a postar temas homofóbicos, terra planistas, teorias da conspiração, etc. Tudo que orbita esse mundo Minion. Resultado? Fui criticado, chamado de louco, imbecil, todo adjetivo pejorativo. E ria comigo a cada post e na inocência de alertá-los sobre a manipulação pelo comunismo.
Concluí que essa massa de eleitores, fora de determinado ambiente, assume a razão. Desmenti meu posicionamento e como prova, tinha um print onde eu dizia a um amigo o que iria fazer no grupo. Eles viram o absurdo das ideias do Olavo, muitos não sabiam que eram deles, etc. Todos não eram esclarecidos segundo Olavo, mas eram fãs desse farsante intelectual. É assim que se cria massa de manobra. Agora, por esse dias, Felipe Neto no Twitter deu de postar denúncias contra Damares, a Sinistra sequestradora de crianças. Amigos meus da igreja já se levantaram em defesa dessa doida. E assim a carruagem segue...

Anônimo disse...

Um ex-aluno do "curso" de "filosofia" do Olavo de Carvalho fez diversos comentários públicos acerca da experiência dele e de como ele foi praticamente imbecilizado
pelo guru astrólogo Felizmente, ele conseguiu acordar do transe...
Num dos comentário, afirma:
"O clima geral era de que estávamos participando de algo muito importante; de que éramos pessoas muito profundas e realistas e que o COF era o que separava as pessoas realmente inteligentes dos idiotas e militantes."
Noutro, diz:
"É, de algum modo, o sentimento do "outsider intelectual", do sujeito que está lá, fora dos grandes círculos, se preparando para chegar na arena pública botando pra quebrar. Mas nunca chegam."
Afirma ainda:
"O que é outro traço comum dos participantes: citar autores que o Olavo citou como se tivesse lido e estudado aquilo (muitas vezes, nem o Olavo leu ou estudou aquilo)."

Quem quiser ver a thread completa, basta acessar:
https://twitter.com/horacioneiva/status/1090985980272758784

Anônimo disse...

A revista época também fez uma matéria com ex-olavetes, os quais, assíduos leitores e alunos do guru, começaram a questioná-lo, assim como, a ler de verdade os livros sobre os quais o Olavo dizia ter profundo conhecimento. Quando confrontado, em razão de suas leituras equivocadas, flagradas por seus próprios alunos, começava a xingá-los, prática muito comum em Olavo.
O link da revista época
https://epoca.globo.com/por-que-deixei-de-ser-olavete-ex-simpatizantes-narram-rompimento-com-guru-olavo-de-carvalho-23407888

Há quem não consiga abrir esse link, haja vista ele já estar fechado para assinantes. Contudo, é possível ler a matéria nesse link aqui:
https://outline.com/GpV7gn

Anônimo disse...

Olavo de Carvalho é um grande intelectual apesar da canhota tentar desmerecer sua importância . Os socialistas podem ficar desconfortáveis com sua postura incisiva as vezes rude e até discordar das posições dele mas não podem negar que algumas das linhas de pensamento dele serviram de norte para o governo que hoje se encontra no poder e erradicar a praga esquerdista do nosso país. Sr Eudes seria muito interessante ver um confronto seu de ideias com Olavo de Carvalho .

Anônimo disse...

Olavo de carvalho além de um mercenário estaria melhor morto (o câncer que ele tem o levará para o nono nível em muito breve)!
já fui adepto dessa idiotice de direita radical, mas hj sou de centro direita, mas alguns resquícios ficaram!

savamu

Eudes Honorato disse...

"Sr Eudes seria muito interessante ver um confronto seu de ideias com Olavo de Carvalho"

Nunca perderia meu tempo discutindo comum racista - conforme deiuxa claro que é em seu livro O Coletivo imbecil, um teorista da conspiração, um retardado que se passa por intelectual, um homem que fala de assuntos que não entende como física, astronomia e outras ciencias, apenas para se mostrar um idiota coletivo. Um homem que não aceita criticas pois logo começa a xingar como um retardado, um homem que se considera o maior filósofo de todos os tempos,

eu nunca perderia meu tempo, pois não haveria debate, haveria apenas gritaria e espuma no canto da boca vindo de uma pessoa que já passou da hora de morrer há muito tempo... tomara que seja logo. Será um dia de grande festa para a Humanidade, pois só ele e seus idiotas úteis acreditam no imbecil unitário, que ele é.

Eudes Honorato disse...

E sim, o governo está na merda que está por muitas ideias dele, menos aquelas que coloca o governo junto aos bandidos milicianos, isso ele fez por conta prorpia, empregando milicianos e parentes de milicianos, o governo que colocxa bandidos no ministério e já empregava bandidos como Queiroz. Ou seja, ao menos isso, o Olavo pode dizer que nao influenciou... queria ser embaixador, até mesmo pediu isso em video, mas nao rolou. Nem o amor dele, Bolsonaro, quis dar esse tipo de pagamento pelas suas fake news.

Eudes Honorato disse...

"Olavo de carvalho além de um mercenário estaria melhor morto"

Eita porra, desejei o mesmo agora mesmo antes de ver esse comentário hahahheuahue já já Olavo de carvalho vai estar sentado no Pau de Stalin lá no Inferno. Vai se escutar o grito dele daqui.

Eudes Honorato disse...

Olavo de Carvalho e Bolsonaro só fazem sentido para quem sealinha com seus preconceitos e ódios, seja da mulher, do gay ou do negro. As pessoas leem e os ouvem e se sentem representadas, finalmente alguem entendeu coimo é ser homofobico, racista e machista sem nenhum tipo de hipocrisia, abertamente. A pessoa logo abraça a ideologia do ódio desses dois, pois já nao tem nada mais ao quse apegar, são perdedores e fracassados.

Eudes Honorato disse...

Para os mimizentos com seus comentários dizendo que eu prego ódio pq qiuero que olavo morra.
Paremde ser hipóxcritas: Olavo imbeciloide mata filhotes de urso por diversão e já colocou arma na cabeça dos filhos, dito pela sua propria filha que tem um canal no YouTube.

Aiiinnn o eudes prega o ódio que critica, vão tomar no meio de seus cus, pois vcs se fingem de santos, tentando jogar o ódio de extrema direita que sweus ídolos pregam pra cima de mim. Vão a merda. Aqui vcs não terão vez para defender bandidos, como tanto criticavam que a esquerda fazia.

Vcs são igguais a eles, a Olavo, a Bolsonar, aos filhos de Bolsonaro. Pregam uma moralidade , mas fazem tudo ao contrário.

Anônimo disse...

Esperado o imparcial Eudes Honorato falar dos intelectuais da esquerda.

Jean Wyllys, Manuela d´Ávila, Tico Santa Cruz, Luciana Genro, Gregório Duvivier...

Eudes Honorato disse...

"Esperado o imparcial Eudes Honorato falar dos intelectuais da esquerda.

Jean Wyllys, Manuela d´Ávila, Tico Santa Cruz, Luciana Genro, Gregório Duvivier..."

Espera sentado. Eu falo de quem está envolvido no governo federal, esses daí nao estão que eu saiba.Pq diabos vou ficar falando de gente que nao está mandando em nada? Só para agradar bolsominion?

Anônimo disse...

""Esperado o imparcial Eudes Honorato falar dos intelectuais da esquerda.

Jean Wyllys, Manuela d´Ávila, Tico Santa Cruz, Luciana Genro, Gregório Duvivier...""

Ou seja lixo de latas diferentes, ou melhor, escremento de origens diferentes, mas esterco!

Costumo dizer que: " o maior castigo que uma pessoa pode ter é ser o que ela é!"

O universo tende á entropia, só os idiotas tendem ao extremo!

savamu

Wagner Ferreira disse...

Na boa, eu não discuto com bozominions, JAMAIS - minha sanidade mental vem em primeiro lugar, ademais, vão querer me internar, pensando que estou falando com paredes... A quem interessar possa, reportagem muito boa sobre a Pós-verdade: A pós-verdade é o tema da nova temporada da Bravo!, que em três episódios investigará como a cultura e arte vêm respondendo à era de "verdades alternativas". No primeiro episódio, Almir de Freitas escreve sobre o alcance – e as limitações – do embaralhamento das fronteiras entre o real e a ficção na produção literária contemporânea. Em entrevista, o psicanalista Christian Dunker fala, entre outros assuntos, sobre o legado na pós-modernidade na acepção da verdade como "pacto", e Guilherme Werneck escreve sobre as narrativas fantasiosas do projeto Luther Blisset, ainda nas origens da internet. Mais: dez livros sobre a pós-verdade e 10 obras de ficção marcadas pela metanarrativa e pela autoficção. http://www.bravo.vc/seasons/s08e01?fbclid=IwAR0NHjPKRqoEqmmY1oHgLS3dhVcd3A3U_y9HoejM1f7-hZR5zvhxliwKVy0

Eudes Honorato disse...

"Na boa, eu não discuto com bozominions, JAMAIS "

No Facebook retirei todos. O ambiente lá é mais complicado de controlar, aqui é mais fácil, só discuto mesmo quando eu quero. Os comentários mais imbecis nem precisam ser postados ou respondidos.

Alguns são divertidos até, pois o governo deles está demsoronando com débeis mentais na presidencia e nos ministerios eenvolvimento profundo com a pior escória que é miliciano e eles estão, ainnn um mes de um governo lindo e maravilhoso hahahahheuahuehuhaue provavelmente digitam essas coisas chorando.

BRANCALEONE disse...

Bom dia ! Não podemos negar que com a preocupacão dos governantes com a educacão ao longo das decadas, o resultado não pode ser diferente. basta ver o resultado do indice de alfabetizacão das escolas. Muita balela. Todos se auto proclamam defensores dos fracos, pobres, oprimidos, sem perspectiva de um futuro promissor. Prometem tirar os pobres de sua sina e acabar com as mazelas sociais. Um engodo.Tiram os seus pares e promovem os seus para manter o poder.Quanto aos pobres... Manter sem educacão e sem crescimento pessoal, a tarefa de dominar e direcionar, transformando todos em massa de manobra torna-se uma tarefa muito mais facil. Todos iguais. Não importa a sigla partidaria, ou mesmo a sua ideologia , se essa existir.

Arroz de Cuxá disse...

A popósito do assunto, excelente materia no Intercept Brasil emh ttps://theintercept.com/2019/01/31/plano-dominacao-evangelico/

Anônimo disse...

Eudes não aguenta a rede social pq la eles não controla e correu pra um lugar onde ele pode dominar as opiniões.

Eudes Honorato disse...

"Eudes não aguenta a rede social pq la eles não controla e correu pra um lugar onde ele pode dominar as opiniões."

Porra, vc é algum tipo de gênio??? Chegou sozinho a essa conclusão?

Dayvison Fabian dayvisonfabian disse...

E o anônimo disse:

"Os socialistas podem ficar desconfortáveis com sua postura incisiva as vezes rude e até discordar das posições dele mas não podem negar que algumas das linhas de pensamento dele serviram de norte para o governo que hoje se encontra no poder e erradicar a praga esquerdista do nosso país..."

Essa afirmação, com o perdão da expressão, tenta justificar o peido com a diarreia.

É compreensível, todavia, que tais idiotices sempre venham no anonimato ou assinadas por nomes falsos. Aliás, como disse Gregório de Matos, as bestas andam juntas mais ornadas...

jean canesqui disse...

Imagino o Olavo depois de morrer chegando no inferno vestido de camponesa russa e o diabo gritando: "Ei, Stalin. Sua namorada nova chegou!"

Vitor Silva disse...

Sr Eudes seria muito interessante ver um confronto seu de ideias com Olavo de Carvalho"
E se fosse o Kim Eudes? vc aceitaria?

Anônimo disse...

Eu vendo um documentário sobre policiais disfarçado dentro de grupos supremacistas brancos e neo-nazistas, ´passou mais de 20 anos se infiltrando em grupos assim, e eles apenas seguem uma lista de pessoas que odeiam, começam com o que está em voga como imigrantes ilegais, negros em guetos violentos, homossexuais, mulheres , catolicos, etc,etc,etc, eles sempre vão passando de um nome pro outro de acordo com a vibe do momento, denucias de padres catolicos pedofilos, la´vão eles atacar catolicismo, massacre entre gangues de bairros pobres negros, eles fazem a mesma coisa. O padrão aqui é sempre atacar o os indivíduos e não a causa.

Anônimo disse...

Não sei porque o pessoal fica incomodado quando falam mal de gente envolvida com a política. Na internet todo mundo fala mal de todo mundo e é assim que funciona.

Luciano Costa disse...

Vai sair na Revista Época da próxima semana uma matéria sobre a Sinistra Damares e seu envolvimento com o sequestro de uma indiazinha de uma tribo. A louca diz que "salvou" a menina de ser sacrificada, mas a reportagem foi atras dos familiares da menina e provaram que é tudo mentira. A Sinistra levou a menina embora com a desculpa de que a levaria ao médico mas no final acabou não a devolvendo. Além do mais surgiram denuncias contra a ONG que a Sinistra fundou. Olha o nível de maluquice dessa mulher, isso só mostra que esse governo é um completo hospício.

Eudes Honorato disse...

"E se fosse o Kim Eudes? vc aceitaria?"

Não, é só um moleque chato. Se ele tem bons arghumentos, ainda não os vi, pq a maioria parecem ser meio olavistas, tipo dizer que Marx viu a Primeira Guerra mundial e se arrependeu do comunismo, Meu deus.

Rubens Harryhausen disse...

O pior é que os idiotas se acham espertos, porque "só eles estão vendo a verdade"! Na verdade, eles têm um senso crítico às avessas. Pensam que é verdade o que é falso, e pensam que é falso o que é verdade!

Fábio RT disse...

O Kutaragui é meio fraco de argumento...em um vídeo ele conseguiu a proeza de comparar a problemática de "inserção dos índios na sociedade brasileira e manutenção da cultura/costume dos mesmos" com a colonização dos italianos rs rs rs

Saruman Mata disse...

sou fã de seu blog, sempre com excelentes textos e, melhores ainda, conteúdos! Força e sagacidade para seguir em frente! Valeu!

Eduardo Santos disse...

Maaano. Vc sangrou demais com essa última eleição. Cara olha o que se tornou seu blog que era mítico!
Crie uma conta no Facebook e preserve essa ilha de tesouros que é isso aqui!

Alcindo disse...

Que nojo! Esse blog está cada vez mais imundo com essa esquerdopatia. Triste. Perdeu todo o sentido da sua criação, que decepção!

Anônimo disse...

Gostaria que me indicassem bons livros para alimentar o meu senso crítico. Desde já agradeço. Parabéns pelo blog.

Business

category2