sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Propaganda é Tudo

PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO
E O NEGÓCIO É A POLÍTICA


A cena é o novo presidente, Jair Messias Bolsonaro, lavando roupa em um tanque, como o homem comum. Mostrando não apenas habilidades domésticas, como também, diligência em cuidar da própria roupa, sem esperar pela esposa ou empregada. Uma cena que causa empatia imediata com o eleitor do mesmo. Logo se pensa, um homem simples, do povo. 

Na posse, deixa sua esposa discursar, mostrando ali que dá valor a sua opinião a ponto de, em seu momento mais momentoso, dar lugar à mulher, provando assim que não pode ser machista como a oposição o acusa. As mulheres que votaram nele, logo se sentiram mais confiantes tanto nele como em seu governo, vendo sua presteza e com a primeira dama. O que eu vejo? Propaganda. 

O ser humano do mundo moderno é movido pela propaganda. Se levanta, trabalha, come e dorme, com a propaganda regendo quase todo aspecto de sua vida. A propagada tem por objetivo fazer com que aceitemos que precisamos de algo que, muitas vezes, nem precisamos. Ou que algo é tão bom, quando na verdade não tem essa qualidade toda, muitas vezes apresentando defeito em pouco tempo. 

O poder da propaganda foi muito usado na política. A Alemanha nazista fez bom uso dela, e Hitler já chamava a atenção para essa ferramenta em seu livro Minha Luta, escrito anos antes de subir ao poder. A União Soviética é famosa por sua propaganda comunista. Tinha tanta confiança na utilidade dela, que fazia cartazes até para influenciar soldados nazistas a desistirem de lutar ou a se voltar contra a Alemanha. 

Na frase "Brasil: Ame-o ou Deixe-o", temos um pequeno exemplo da propaganda sendo usada nos tempos da ditadura militar no Brasil. Mas, claro, não foi o único caso. Nos tempos mais recentes, com a internet em todo lugar, o governo do PT soube usar bem essa ferramenta para propaganda, financiando blogs e até páginas no Facebook, para ter apoio. Uma mídia alternativa que nunca criticava os erros do governo. 

O novo presidente também sabe lidar bem com esse meio, tendo até mesmo até YouTubers favoritos, que fazem o mesmo que os blogs e páginas de Facebook faziam para o PT: elogiam a todo momento, evitam criticar e, com isso, ganham privilégios como estarem na posse em condições muito mais confortáveis que os repórteres da mídia tradicional, tratados quase que como terroristas. Jornalistas de dois países ao menos, foram embora, devido ao tratamento,

Voltando ao assunto da roupa suja sendo lavada. O presidente sabe como usar a propaganda a seu favor, como todo bom político parece saber. No caso dele, ele quer mostrar sua simplicidade, sua aproximação como o povo simples, fazendo as coisas simples do dia-a-dia que o povo faz. Tomando café da manhã de forma mais simples possível, gravando lives de forma simplificada e assinando documentos importantes com uma caneta BIC. 

Além disso, possui um amigo negro, que sai em quase todas as fotos com ele. Tem como um grande apoiador um ex-ator pornô que fez filmes gays, então não pode ser homofóbico como dizem. Resumindo todas essas imagens e amigos em uma frase só: o presidente perfeito. 

E as pessoas acreditam. Pelo menos aquelas a quem a propaganda é destinada. Por que não acreditariam? Elas acreditaram em coisas muito mais complexas, durante o período das eleições. A propaganda é doutrinária, e ela alcança seu objetivo quando é bem pensada, mesmo que, para o observador de fora, a coisa toda pareça forçada. Mas, propaganda é isso, forçar os limites. 

Doutrinados de forma eficiente, o público-alvo vai não apenas acreditar, como dirá que o doutrinado, na verdade, é aquele que aponta esses problemas de manipulação. O aluno torna-se o mestre, pois passa a usar de propaganda, também. Deve ser algo que se aprende por osmose, pois é quase perfeita a retórica clonada. 

A pessoa entra em um estado de repetição constante, pois essa repetição serve a dois propósitos: impedir que o debate flua de forma lógica e fazer com com que ela mesma continue acreditando naquilo. Se ela duvidar por um átimo de segundo de toda aquela propaganda, pode ser fatal. 

Todos estamos sujeitos à influência da propaganda Mas, o ceticismo, se bem usado, pode ser uma boa arma para equilibrar essa influência. Sem o ceticismo, resta apenas a crença cega direcionada para onde  o político quiser. É nesta hora que deixa de ser apenas uma pessoa, e passa a ser um "petralha" ou um "bolsominion". A propaganda é manipulação, pura e simples. É um negócio. O ceticismo sadio é sua garantia de qualidade.




38 comentários:

Rubião disse...

excelente análise Eldes

Unknown disse...

Ontem O Globo mostrou que a caneta usada não era Bic, porque tem uma marca que faz parte do protocolo e não poderia ser substituída. Como se a Bic em si simbolizasse a Humildade de um político.
A ministra dele perdendo tempo com roupas infantis e suas cores, traduz esse início de governo e suas ações vazias. Como se essa adequação moral que eles crêem, fosse transformar o Brasil num paraíso aqui na Terra. Menos. Agora, creio que os minions são mais fanáticos que petistas, pelo fato de petistas pelo menos, aceitarem o debate e terem argumentos mais diversificados. Os minions empacaram no "deixa o homem trabalhar", no usual "e o Lula?" e "o governo tá iniciando agora"... Enfim, outro destaque que merece ser levado em consideração é o poder da manipulação através da propaganda na era da Internet

Anônimo disse...

Suas terorias da conspiração são muitoa ilarias kk
Vc nunca lavo uma roupa na sua vida não ?
Ta em duvida, no dia que vc encontra qualquer segurança dele na rua ou que ja foi, pergunte como é o presidente em 24 h, pergunte se ele é igual o Lula ou outros presidentes que fica dando chiliquinho quando é servida a comida e ela está fria.

Anônimo disse...

***
A bolsa brasileira subiu, mas sem volume e parece muito um falso rompimento para cima, pois a bolha dos ativos americanos está desinflando.
O dólar degringola e os USA, na propaganda, dizem que venceram o ISIS, porém, de fato, saem da Síria porque perderam a guerra e mandam um recado à Israel: não faremos mais guerras por vocês.
A sorrelfa, negociam a saída do Afeganistão. Enfim, o Trump cumpre a promessa de campanha e deixa o capital transnacional por sua própria conta e risco. Os grandes vencedores são Rússia e China.
Os globalistas estão definitivamente arpoados e pode-se prever sua debacle
Aqui os caras recebem afagos de Netaniahu e se derretem.
O ministro da fazenda vem com uma receita fadada ao fracasso. Quer salvar o estado com o neoliberalismo Nem o FMI acredita nele!
A argentina o adotou e teve sua moeda atacada por (ligue os pontos! O que o premier israelense esteve fazendo aqui? Ainda mais reunido com o presidente do BC brasileiro!) especuladores transnacionais. Em seguida o "posto ipiranga" critica o fato de termos 400bi em reservas, sem dizer que foram essas reservas que frustaram a recente especulação contra o Real. Sintomaticamente, o BC deixou de fornecer liquidez ao mercado de câmbio negando-se lançar linhas de crédito com recompra o que favoreceu a alta do dólar.
Agora, culpar apenas a propaganda pelos erros do povo é demais. O povaréu não se esforça, não lê e não estuda, logo, é facilmente enganado.
É a severa Lei da Causalidade.

Eudes Honorato disse...

"Suas terorias da conspiração são muitoa ilarias kk
Vc nunca lavo uma roupa na sua vida não ?"

Aqui vemos como a propaganda funciona mesmo, com um exemplo vivo... mais ou menos.

Renato Marques disse...

Primeiramente acompanho seu blog a um bom tempo excelentes scans e dicas de filme!
Com relação ao seu comentário, apesar de ter votado no Bolsonaro, concordo com vc é lógico que isso é propaganda!
Só que todo político faz isso, um exemplo Haddad e Manuela na missa, isso faz parte do jogo político. Não sei porque tanto mi mi mi. Você mesmo está fazendo propaganda contrária ao novo governo.

Eudes Honorato disse...

"Só que todo político faz isso, um exemplo Haddad e Manuela na missa, isso faz parte do jogo político."

Se vc leu o texto vai ver que eu disse que todo politico faz isso e citei as formas de propaganda do PT, mas vc precisa ter lido.

haddad e manuela na igreja nao tem a ver com propaganda, e sim com uma tentativa desesperada de alianças tardia com a religião.

"Você mesmo está fazendo propaganda contrária ao novo governo."

Propaganda é quando vc vai ganhar alguma coisa com isso em sentido monetario ou politico. Bolsonaro já está eleito, não há como meus textos influenciarem nisso, nem mesmo numa reçleição. Sou oposição, é diferente de propaganda, mas, claro vc pode pensar o que quiser, se isso o faz senti bem, e achar que esperar que um governo nao seja corrupt e mentiroso (pois inventar que é um homem simples, é mentira) é mimimi, entaol vai ter muito mimimi ainda, que é melhor que defender politico corrupto.

Matheus Rodrigues disse...

A imagem do homem simples angaria empatia, alude proximidade ao indivíduo distante, "Olha! Ele usa bic", "Ele deixou a mulher discursar", "Olha a mesa do café da manhã dele", e assim vai adiante... Propaganda e política hoje são irmãs siamesas, uma depende da outra para passar o que o público quer. " E o público tem o que o público quer" já dizia o sábio vocalista inglês Paul Weller, e então temos um presidente tão absurdo quanto sua horrenda propaganda. O mais "loko" é a situação do estado da cidade onde vivo, Fortaleza, que passa por uma onda de ataques de facções devido a uma declaração irresponsável do novo secretário de segurança que não reconhece as facções criminosas agindo no estado. Mas é certeza que ele não conhece! Mora cercado por muros altos com segurança de primeira! Enquanto isso, pessoas se desesperam para retornar depois do trabalho sob uma suspensão da circulação de coletivos, por ameaça de pôr fogo nos mesmos, abandonando todos em situação de risco. E o pior? Teve gente que falou: "Tá certo em recolher! Eles (Os empresários) vão ter prejuízo! A população tem que se virar! Quem não mandou ter carro?" Ou " A PM vai resolver rápido, é só o cara mandar matar e resolve" Obs: Esse cara que falou isso estava com uma blusa estampada com a imagem Jesus e com a frase tema da campanha do presidente Bolsocheio. Manipulação propagandista? Final: Voltei pra casa andando com um amigo e dividindo uma cerveja que esquentava a cada metro andado!

Rony disse...

A mim não me preocupa que o Bolsonaro esteje fazendo propaganda, todos nós
temos defeitos, mas só queremos mostrar nossas qualidades.
Se de uma hora para outra o Bolsonario parar de fazer propaganda do politicamente correto e começar a fazer o que bem entende sem se preocupar
com opiniões alheias, ai sim devemos nos preocupar por que estaria partindo para o totalitarismo/facismo.
Aguardemos os acontecimentos...
Oremos para que aconteça melhorias em geral para o povo Brasileiro...
O Não estavamos tendo com o PT, o que vier será lucro..

Rony

Rony disse...

Então, Matheus Rodrigues, essa violência , o Governo Bolsonaro está herdando, já que como deputado não dá para fazer muita coisa, o que temos que esperar é que o novo governo de fato melhores diminuindo essa violência, por que no governo PT isso não aconteceu...
Rony

Matheus Rodrigues disse...

Bom Rony, logo fazer propaganda de espectros negativos é a mostra cabal de que Bolsonaro não é lá muito bom em pensar. Ele deixa isso pra seu grupo de apoio tão bisonho quanto. Sobre não fazer muito como deputado, mais de 20 anos de ocupação pública e nem sequer se mostrar interessado é meio suspeito, tendo em vista que transformou política em profissão familiar. E creio que herança de violência não é lá uma maneira de pôr isso em pauta, o Brasil é um país que encarcera muito, mata demais e não observa que há uma fenda estrutural em sua construção sócio econômica que provoca um círculo vicioso de violência e pobreza. Enquanto temos temas sensíveis para tomar posição, o que se fala é em armamento, privatização e redução de direitos. E com euforia. Tá foda.

Danilo disse...

Prefiro não opinar sobre politica mas confesso que o publico do Rapadura é mesmo diferenciado
apesar das divergências politicas todos aqui expõe suas opiniões de uma forma bem educada,
parabéns e obrigado ao Eudes que está sempre apresentando scans de muitíssima qualidade.
VIDA LONGA AO RAPADURA AÇUCARADA!!!

Rony disse...

O ponto principal é que mesmo vindo de uma violência antes mesmo da era PT sendo os governantes, estava só piorando já que o PT não fez nada para pelo menos diminuir essa violência, tanto que comentei em um posts passados que a duas semanas fui assaltado, um dos motivos que fez pessoas como eu que evitava envolvimento politico se manifestar nessa eleição , é tomar partido ou deixar as coisas indo na direção insustentável que estava indo.
Minha parte fiz para quebrar esse processo, votei em alguem que não estava dominando o poder no momento, e então com chance de reverter esse quadro.
Se a escolha foi acertada, espero dque sim, a unica certeza que tenho é que como estava , naõ podia continuar, eu sou um dos que não mamei nas tetas do governo PT e estava sentindo todos os malefícios desse governo.
Rony

Cicero disse...

Propaganda é inerente à atividade política, seja qual for a corrente ideológica ou época. Ela sempre vai vender, ou seja, ser positiva em relação ao que pretende. Jamais existiu um político que tenha alcançado o poder sem propaganda. Então, é no mínimo inocente dizer que algum político é melhor ou pior porque usa propaganda. Ela simplesmente é uma parte do jogo. E se for pra dizer que propaganda é sinônimo de maldade e manipulação, a campanha de Bolsonaro foi entre 10 a 20 vezes (conforme a fonte) mais barata que a do PT. Meirelles gastou R$ 21.000000 (vinte e um milhões) por ponto que teve nas pesquisas. Bolsonaro, R$ 39.000 (trinta e nove mil reais). Os marketeiros de Hadadd e Meirelles eram profissionais de ponta. O que faltou a eles então?

Eduardo disse...

Da coluna de Elaine Brum:

"Tornar-se adulto não é apenas uma condição biológica. É, no sentido mais amplo, reconhecer seus limites e responsabilizar-se pelas próprias escolhas. Bolsonaro, claramente, é uma criança voluntariosa e mal educada que precisa da aprovação dos maiores. Como o menino mimado vai se haver com a realidade, agora que a campanha acabou? Como vai ser quando a corrosão dos dias ameaçar a paixão das massas? E, no lado oposto, como os adultos da sala vão lidar com a criança cheia de vontades quando ela não puder ser manipulada – ou estiver sendo manipulada pelo grupo adversário – e ameaçar seu projeto de poder? Como se dará essa negociação? Quais são os riscos de ruptura?
Como todo medíocre, Jair Bolsonaro arrota ignorância como se fosse sabedoria. Mas, também como todo medíocre, no fundo, bem no fundo, ele suspeita que é medíocre. E busca desesperadamente a aprovação dos adultos.
E para acirrar a possibilidade de conflitos, há ainda a família de Bolsonaro, com seu trio de principezinhos, desta vez mimados pelo pai, que ainda chama marmanjos sem limites de “garotos”. Extasiados com o poder, eles já mostraram o quanto gostam do palco e quanta confusão podem aprontar. Como pai típico deste momento histórico, Bolsonaro protege seus meninos. Neste caso, da própria mediocridade. Os Bolsonaros Júnior parecem ter certeza de que são excepcionais e que a realidade vai se dobrar à sua vontade. Se não se dobra, sempre podem chamar “um cabo e um soldado” para fazer o serviço.
A experiência de Brasil que agora se inicia é fascinante. Mas só se vivêssemos em Marte e se a maior floresta tropical do planeta não estivesse ameaçada. Em algum momento, Jair Bolsonaro se olhará no espelho e verá apenas Fabrício Queiroz, o PM e ex-assessor do filho que não consegue explicar de onde vem o dinheiro que depositou na conta da primeira-dama. Em algum momento, Jair Bolsonaro poderá se olhar no espelho e verá apenas a imagem mais exata de si mesmo. Assombrado pela verdade que não poderá chamar de “fake news”, ele correrá para as ruas para ouvir os Queiroz gritarem: “Mito! Mito! Mito!”. Mas o grito pode ter sido engolido pela realidade dos dias. Saberemos então, em toda a sua magnitude, o que significa Bolsonaro no poder."

Harryhausen disse...

Cicero disse: "é no mínimo inocente dizer que algum político é melhor ou pior porque usa propaganda".

Sim, claro! Mas ninguém está dizendo que o Bolsonaro seja pior porque usa propaganda. Não foi essa a mensagem do texto do Eudes.

A mensagem foi: não se deixem enganar por propaganda! Sejam céticos!

Não acreditem que o sujeito não é machista só porque, na propaganda, ele aparece deixando a esposa falar antes dele. Não acreditem que o sujeito não é racista só porque, na propaganda, ele aparece com um único amigo negro atrás dele.

E não usem o que aparece na propaganda em discussões, como se fosse prova de que o sujeito tem bom caráter. Basicamente isso!

Eudes Honorato disse...

Sim, querer pagar de homem do povo, simples, sendo uma pessoa que nao é do povo, que tem dinheiro pra ser considerado rico e quer forçar essa empatia com
o povo - e consegue, com alguns - como se fosse algo REAL e não é. Sem contar todo o resto citadopelo Harryhausen.

Acho que se vc querer ser enganado, tudo bem, mas querer que os outros aceitem isso como real, não dá.

Rony disse...

"Saberemos então, em toda a sua magnitude, o que significa Bolsonaro no poder."
É o que quero saber, por que já vi o PT no poder e não gostei...Né...

Eudes Honorato disse...

Rony, o PT nao está no poder há dois anos. Sabe o que é isso. dois anos? Esse seu argumento, que é bem comum, é ultrapassado e, convenhamos, inútil.

Eudes Honorato disse...

Ce ta ligado que daqui há quatro anos vc vai estar dizendo essas mesmas coisas, com as mesmas palavras? Tipo copy/paste?

Rony disse...

O PT estava no poder sim, enraizado em diversas esferas, a dois anos apenas deixou o cargo máximo de presidente, e só agora deixou com as novas eleições diversos cargos, mas ainda está aí para fazer sua militãncia e pasmem ainda com cargos, mesmo que não tenha dado certo em 14 anos mandando e desmandando como fizeram...só pode ter votado quem mamou ou ainda está mamando nestas tetas do governo que nem tão gordas estão , estão mais para secas depois de anos sendo só sugadas ...Não sou Bolsonarista, mas sou sim antipetista...
se não prestar esse novo governo, muda de novo , enquanto tivermos esperança,
devemos persistir, a alternativa é pior..
Rony

Eudes Honorato disse...

Vc acha isso, Rony, e como eu disse, vai estar com esse mesmo discrurso que te foi ensinado, daqui a quatro anos, quando os problemas que começaram antes mesmo da posse, forem insustentaveis, e vc vai estar assim mesmo, falando isso, a alternativa é pior.

Claro que o PT está aí ainda, o partido nao foi extinto, a não ser que vosso presidentes fascista cumpra o que prometeu que é eliminar os "vermelhos", o que vai oficializar o nazismo no Brasil.

Como eu disse, pelo menos muide o disco, pq ese discurso só convemce seus pares que tb pensam assim. Pois fora isso, fora o discurso PT isso, PT aquilo sem ele estar no Poder, NA PRESIDENCIA, algo que vc parece nao entender, ou finge que nai entende, fora isso, seu presidente não tem NADA a oferecer para o povo sofrido, só vai manter os privilegios da classe politica e dele, como sempre fez nesses 30 anos, em que mamou nas tetas como qualquer outro politico fgez, RONY e ele tem muita fome.

Rony disse...

" Presidente deposto, presidente posto, por enquanto será o dito pelo não dito, só o tempo dirá se foi melhor esta mudança de governo...
Rony

Rony disse...

" não tenho nada a falar nem de bom e nem de ruim desse novo governo do Bolsonaro , pois o mesmo está começando agora, só tenho a falar e mal do governo PT por que nesse ultimos 16 anos vivi nele e sobrevivi ao governo petista com todos os prognóstivos desfavoráveis .sou sim um sobreviente...

Rony

Matheus Rodrigues disse...

"É culpa do PT". Volta mais um pouco "É Culpa desse regime democrático", volta mais ainda, "é culpa do Jango", volta mais e mais e mais... certeza que vão culpar o índio e não o colono. Culpar o PT unicamente é esquecer que no Brasil se faz política de coalizão, onde interesses mútuos e nada equivalentes devem estar na pasta e caso não concretizados sofrem boicotes e perda de apoio não é nada coerente. Olhem as coalizões partidárias e seus interesses: Bancada da bala, bancada evangélica, bancada rural... fora as bancadas mais sombrias e ocultas que deve rolar nas câmaras. Muiiito interesse individual. Ou seja, cadê os benefícios para a população? E é evidente que o presidente corrobora com tais ideários, ele nem disfarça. E ele curte uma mamada nos seios do estado. Essa mamada pode? Mas um benefício como BPC ou um acesso à universidade por bolsa não? Isso não seria nossos impostos voltando de maneira correta?

Eudes Honorato disse...

"
Anônimo Rony disse...
" Presidente deposto, presidente posto, por enquanto será o dito pelo não dito, só o tempo dirá se foi melhor esta mudança de governo..."

Entaõ vc está vivendo em outro país, e nao no Grasil

- 9 ministros acusados de corrupção
- 1 ministra envolvida até com transação de tráfico de criança
- Motorista de filho do presidente envolvido com esquema de lavagem de dinheiro que envolve até a esposa do presidente.
- Varias medidas que só visam os grandes empresarios e ruralistas

Isso em apenas TRES DIAS!!!

Se vc ver isso e diz que nao é nada, vc está sendo desonesto como seu presidente.

Eudes Honorato disse...

"não tenho nada a falar nem de bom e nem de ruim desse novo governo do Bolsonaro"

Vc nao tem e nem terá, do mesmo jeito que os petistas fanáticos nao tem nada a falr de mal do Lula e dilma, no fundo vc é só um petista ao contrário, ou seja, idolatra politico, e fanatismo politico que ao exnerga erros, nada acrescenta ao país, pq só eles é que ganham,, mas se vc se sente bem assim, que sou eu para ser contra, faça como quiser, só nao repita isso indefinoidamente achando que com isso vai me convencer de alguma coisa, pois eu, ao menos, tenho senso critico.

Rony disse...

Não é meu presidente, é nosso, enquanto vivermos nesse país e ele for presidente, será nosso queira ou não, quem votou contra , a favor ou absteve está no mesmo barco onde deu o que queria a maioria como é de forma democrática.
Do mesmo jeito que não fiquei caçando erros no governo PT, só votei contra quando ele se mostrou durante anos ineficaz , agora vou pelo menos dar o benefício da duvida, até agora nimguem foi condenado da parte do Bolsonaro,
se for o caso , ai tomo partido contrário...
Acho que quem deve ter lucrado algo com o governo PT é voçê Eudes, que ficou calado durante todo esse governo petista e só agora que ele saiu do poder absoluto que resolveu se manifestar, antes ficava somento nos por sinal , otimos posts de cultura em geral.
Tambem não vou mais esticar esse assunto, vou esperar acontecimentos concretos para me posicionar , mas tambem não quero ficar anos esperando melhorar como fiquei no governo PT e nada acontecu nesse sentido, agora pretendo ficar mais alerta...
Rony

Eudes Honorato disse...

"Acho que quem deve ter lucrado algo com o governo PT é voçê Eudes, que ficou calado durante todo esse governo petista "

Vc pode provar isso? Tenho algum motorista?

E não, nao fiquei calado, vc nao acompanhou me facebook, para ficar falando mentiras em meu blog. Conte mais mentiras sobre mim, Rony e vc nunca mais vai ter um comentário aprovado. Conte mais. Ta pensando que isso aqui é a casa do teu pai, onde vc o desrespeita? Nao, nao é. Não sou da tua turma, a qula provavelmente deve ser como vc, vc mostra bem o tipo de eleitor de Bolsonaro , como ele é, vc ´s éo mais um. Adora uma mentira, vive pela mentira.

Fale só mais uma mentirta, Rony. mas prove. fale.

Eudes Honorato disse...

Rony, não vou mais perder tempo com seus comnentários infantis, acabou. Vc é desonesto pq nao critica os desmandos do seu presidente. Vc com certeza nao sabe interpretar texto, ou não interpreta como lhe convém. Vcé desonesto e age de má fé fingindo que ta tudo bem, fingindo que nao ha nada de errado, que nao há corrupção já nesse governo, mas sabe ficar papagueando sobre PT, que nao estra mais na presidencia (pq se falar poder, vc nao entende)

E nao, Bolsonaro nao é meu presidente, é seu. Eu sou comunista, esquedista, petralha, esqueceu? E seu presidente nao é presidente de comunista, portanto ele nao é meu presidente. Não tem corrupto de estimação.

Alexsandre de Lira Silva disse...

Votei no Jair, sem achar que estava votando no Kal-El.
Elegi o Luís Inácio, sem esperar que fosse o Bruce Wayne.

Conheci uma frase "Aquele que não acredita, nunca é enganado",
e com ela tento zelar por mim, não enxergar miragens e nem aceitar o ilusionismo, do qual você fala, como mágica real.

Mas , pra tudo na vida , e até dentro do assunto que você abordou, cabe a frase do Freud, quando um amigo tentou relacionar os seus indefectíveis charutos com sua própria teoria psicanalítica da Fase Oral. Sigmund respondeu-lhe :
" Meu filho, as vezes um charuto é apenas um charuto ".

Fique em paz.

Eudes Honorato disse...

" Meu filho, as vezes um charuto é apenas um charuto ".

E às vezes corrupção é só corrupção. Independente de partido, mas parece que não, corrupção no governo Bolsonaro, tem outro nome.

Eudes Honorato disse...

Não me importo da pessoa ter votado em Bolsonar, o que me dá nos nervos é fingir que nada de errado está acontecendo, já desde antes da posse.

Como uma amigo disse em outro comentario, para os eleitores de Bolsonaro, 2 + 2 é igual a 5.

Luciano 21 disse...

Concordo com tudo o que você disse. Nenhum desses atos ensaiados pra convencer ingênuos me engana. O que me lembro muito bem, é de um vídeo em que o tal presidente, diz que uma pessoa negra, pesava não sei quantas arrobas e que não servia nem pra procriador. Pelo que sei, se usa arroba pra se referir ao peso de animais e não de pessoas. Tenho pena desses descerebrados sem vontade nem opinião própria que são manipulados de todas as formas possíveis e ainda ficam defendendo um energúmeno destes.

Eudes Honorato disse...

"enho pena desses descerebrados sem vontade nem opinião própria "

Parece uma espécie de transe hipnótico. E que nao é a primeira vez que vejo.

1.2simne disse...

foi um post excepcional. Mas como, você melhor que ninguém, sabe a fé é cega e é imune à razão. Mas quando a gente deixar de questionar, (ou ser cético) aí sim, será o inferno na terra.

Anônimo disse...

Acusar todo mundo de louco não resolve nada.

Johnny disse...

Brilhante analise Eudes
Eu nunca puxei pra esquerda ou direita mas demência que esses Bolsoloucos tem mostrado é de assustar

Business

category2