PORQUE NUM DIA VOCÊ É PEDRA E
NO OUTRO VOCÊ É VIDRAÇA
Ainda lembro bem como descobri Olavo de Carvalho: era um dia como outro qualquer no Facebook durante o governo de Dilma. O assunto do post era alguma crítica contra o governo e que virou um debate. Lembro que alguém, no meio da conversa citou Olavo de Carvalho que, para mim, era um ilustríssimo desconhecido. Apesar de o post ser contra Dilma e o PT, e Olavo de Carvalho - como eu logo descobriria - ser um anti-petista fanático -, a citação não era como elogio, mas se percebia uma espécie de menosprezo pela pessoa em si. Caí na besteira de ir pesquisar para saber quem era o indivíduo. Começava aí uma ojeriza instantânea.
Não se precisava nem mesmo começar a entender o que o velho homem, meio encarquilhado, estava dizendo, quais eram suas ideias. Sua postura como pessoa já era enojante. A pessoa quando fala de forma arrogante, cheia de si mesma, se dando um valor que não possui, e menosprezando os outros, faz com que automaticamente - pelo menos para mim - ela ganhe o meu desrespeito. Ela pode estar falando sobre a Paz Mundial, se for da maneira como Olavo de Carvalho faz, seu discurso perde todo valor. Para piorar, havia a enxurrada de palavrões que, em nada, colaboravam com qualquer linha de raciocínio.
Para que se fique claro, eu xingo. Sou totalmente a favor do palavrão, e também sou uma pessoa de rompantes. Na verdade, eu prezo pelo direito de me emputecer. Porém, isso geralmente se dá em razão de provocação ou indignação e, mesmo assim, não enquanto eu estou "palestrando" sobre algo e, em hipótese alguma, por mais que eu me irrite com alguém, jamais enfio o "cu da mãe" na história. Que, aliás, é outra característica de Olavo e de seus seguidores, a fixação anal. Tudo para eles, se resume a cu.
Não precisei pesquisar muito para perceber que Olavo de Carvalho era um imbecil rematado que tinha como seguidores outros imbecis. Olavo de Carvalho era a voz da razão para aqueles que não faziam a mínima ideia do que seria "razão". Ele poderia dizer, por exemplo, que o Sol girava em torno da Terra, e eles aplaudiam. Poderia dizer até mesmo que ele refutava Eisntein e Newton, ou seja, que ele sabia mais - mesmo sem ser cientista - muito mais que esse dois juntos.
No seu campo, a filosofia, da qual ele se auto-declarava Professor, ele entendia corretamente e, não entendendo, ensinava incorretamente e, mesmo se fosse corretamente, seria com aquela sua falta de humildade característica, se achando o próprio Platão. De filosofia só aprendeu o que Schopenhauer ensinava em Como Vencer um Debate Sem Ter Razão, do qual ele mesmo fez um prefácio, em um edição. Olavo não entendia que aquilo era uma crítica e não um manual de instruções, ao qual ele passou a seguir minuciosamente em seus discursos no YouTube e na vida.
Olavo de Carvalho continua aquela coisa insignificante se não fosse a eleição dos Bolsonaros. Com essa guinada para a extrema-direita, da qual ele mesmo teve parte, o filósofo de araque ganhou uma das coisas que mais queria, projeção nacional. E, para piorar ainda mais a situação do país, o homem indicou pelo menos dois ministros para o governo, o da Educação e o de relações exteriores. Olavo colocava dois se deus seguidores, seguidores da seita olavista, no governo, além de vários outros, como pequenas bactérias, pelas secretarias e etc. Mal comparando, era como se Charles Manson colocasse seus seguidores na Casa Branca. Provavelmente foi aí que cometeu seu primeiro erro.
Olavo mesmo queria um cargo no governo, de preferência de Embaixador nos Estados Unidos. Claro, o país onde ele mora. Quer coisa mais confortável do que você espalhar o anti-intelectualismo dentro do governo brasileiro, causando danos à nação, mas sem estar morando nela. Seu pedido de embaixada foi ignorado. E seus discípulos começaram a agir e a mostrarem de quem eram alunos. Esse fi o segundo erro.
O Ministro das Relações Exteriores só fazia azedar as relações exteriores e o Ministro da Educação que queria tirar a ideologia marxista das escolas, tinha como único objetivo colocar no lugar dela a ideologia de extrema-direita, baseada nos ensinamentos do grande educador Olavo de Carvalho que, humildemente disse certa vez que não queria ser Ministro da Educação. O terceiro erro, cometido não por Olavo, mas, com certeza, por influência de sua agenda ideológica, foi cometido pelo Ministro da Educação e iniciou a derrocada de Olavo. O Ministro mandou para as escolas, um aviso que era para que as escolas filmassem os alunos cantando o Hino Nacional e dizendo o slogan do governo em seguida, ou seja, doutrinação.
Claro que os defensores do governo se fizeram de idiotas - e aqui estou sendo generoso e querendo acreditar que seja isso - e fingiram acreditar que a enxurrada de críticas que a sugestão recebeu foi por conta dos comunistas não queriam que se cantasse o Hino Nacional. Deixavam de lado o ator de filmar as crianças - que é proibido - e o ato de forçá-las a dizer um slogan político-ideológico, esses os reais motivos das críticas e do subsequente recuo de Veles. mas, o estrago já estava feito e começou um expurgo de olavetes no governo. Não dos dois Ministros, claro, mas de muitos secretários e outros. Demissões e remanejamentos para cargos inferiores fizeram com que Olavo se indispusesse com o governo. Seu quarto erro viria no meio desse furdunço todo: ele discute com o vice-presidente General Mourão, que o ignora, deixado-o ainda mais irritado. Mourão, em questão de minutos se transformou em comunista, para o connoisseur de comunismo, Olavo de Carvalho. Mas, o golpe de misericórdia viria pouco depois.
Sempre posando de escritor bem-sucedido, professor com vários alunos pagantes de seus cursos de emburrecimento coletivo e admirador da Meritocracia, Olavo de Carvalho, como um verdadeiro Buda do Desconhecimento, ensinava que "não se deve dar o peixe, e sim ensinar a pescar", frase muito usada pelos detratores do Bolsa Família, caiu ele mesmo, na esparrela de, por meio da internet, pedir contribuições financeiras para despesas médicas. Parece que todo seu esforço em prol de colocar um governo de extrema-direita no poder não deu o lucro esperado. Poder - sem dinheiro - não enche barriga.
Até mesmo o ex-amigão do Trump, Steve Bannon, que mirava agora o Brasil como fonte de renda, que vinha se aconselhando com Olavo, abandonou o "filósofo" e pulo etapas, indo diretamente para a fonte, Eduardo Bolsonaro. Com essa crise toda, a influência de Olavo diminuiu e tende a diminuir mais. Sua última cartada, mais parecida com um mimimi (coisa dos esquerdistas, aliás) foi pedir (ou seria ordenar) que seus sectários deixem o governo. Será que obedecerão, os que ainda restam por lá?
No fim das contas, tudo se resume a um frase feita, coisa que Olavo tanto gosta: quanto maior a altura, maior a queda... mesmo sendo um Carvalho.

25 comentários:
É realmente um velho ultrapassado, esses pensamentos antiquados não servem mais hoje em dia. Os homens acima de 40 anos deveriam ser proibidos de dar opinião. Esse olavismo é uma merda que não faz o menor sentido de estar no planeta. Temos seguir em frente, não somos caranguejos.
Muito boa a crítica. Esse Olavo de Carvalho, astrólogo de formação, se acha o máximo mesmo.
Bom dia, Eudes. Estive viajando nos últimos dias e não tive tempo de vir aqui comentar e apreciar suas publicações. E, a julgar pela quantidade de material postado, vejo que perdi muita coisa. Mas já, já, coloco tudo em dia, hehe.
Primeiramente, muito obrigado pelas "vermelhinhas" da Salvat (quanto material bom, hein!!!). O do Conan me deixa sem palavras.
Quanto aos textos críticos, estão excelentes, como sempre. Sua visão continua afiada, e seu dedo continua a tocar em feridas abertas. Meus parabéns.
Olá, gostaria de agradecer pelas publicações fantásticas acompanhadas de ótimas descrições e as opiniões políticas lúcidas e coerentes tão bem escritas. É um grande prazer acompanhar o blog, gostaria de ter descoberto à mais tempo. Muito obrigado, grande abraço e muito sucesso.
Confesso que só fui ouvir falar de Olavo de Carvalho em meados de 2014. Quando ia trabalhar havia um ponto de ônibus onde estava pinchado no muro a frase "Olavo tinha Razão". Como estava pinchado de vermelho, achei que fosse alguma manifestação de algum petista, então nem me interessei. Apenas em 2018 apareceu o canal dele pra mim no youtube, assisti "quase" dois videos dele e parei. Não suportei a quantidade de besteiras e arrogancias. Mas igual a você a quantidade de palavrões me irritou também. Mas depois disso até os videos de outros filósofos brasileiros ficaram melhores e mais suportaveis.
olavo e a extrema direita vao chegar a seu fim e deixando a esquerda mais forte do que antes, porem nao sem antes destruirem o muito pouco que temos. mas parece q so aprendemos na base da pancada se é que aprendemos né, ou nao teriamos o bestanario no poder e olavo como um figura meramente relevante.
Um quadrúpede se acha normal ao se comparar com os quadrúpedes que o cercam!
Em uma mesa de poker, quando vc não consegue identificar o PATO (otário), muito provavelmente o OTÁRIO É VOCÊ!
""OLVABO DE CABALHO"" É O GURU DE PUPILOS DE IGUAL MONTA, QUE REFLETEM TANTO A IGNORÂNCIA CRÔNICA DE SEU MESTRE, QUANTO A SUA PRÓPRIA, ATRELADOS A UMA VIVÊNCIA MÍOPE, VAZIA E INSIGNIFICANTE!
A insustentável leveza do ser é suplantada pela insignificante densidade do poder!
ps: leiam uma resenha do "Mein Kampf" - Adolf Hitler, feita por um signatário ou não dessas ideias e tentem buscar as diferenças com o status quo dominante atualmente! (possivelmente seja um trabalho hercúleo e um exercício atroz de paciência)!
savamu
Oi Eudes, como sempre admiro sua postura na internet, mas acho estranho que sua visão tão aguçada da vida e do cotidiano politico/partidário/filosófico só consegue enxergar as cacetadas da direita e não consegue ver o monstro de trolagens e burradas da chamada esquerda no Brasil e na América Latina. O próprio Olavo de Carvalho "detonou" deputados eleitos do PSL na sua ida na China, ou seja não passando a mão na cabeça quando é necessário chamar a atenção. Ai eu pergunto: QUANDO A ESQUERDA IRÁ RECONHECER SEUS DEFEITOS E TOMAR EMENDA DE QUE FAZ MAIS MAL DO QUE BEM PARA O BRASIL?
Abraços. Não preciso colocar-me como anonimo e nem gosto de palavrões, baixar o nível da conversa é ofensa para qualquer público.
Disse tudo. Infelizmente os pensamentos desse "filósofo" ainda contaminam nosso desgoverno...
Raniery, Olavo só criticou o PSL pq eles fizeram algo que foi contra as "ordens" dele, nada mais. Olavo de Caravlho é autoritario com quem o segue.
Quanto a criticar a esquerda, aparentemente vc nao lê realemnete os meus textos, só não faço isso constantementre primeiro pq não sao eles no goveno, segundo pq seria pura demagogia para ficar pagando de isentão.
E, aliás, nao é toda a esquerda que precisa fazer Mea Culpa, é o PT e Lula que precisam reconhecer seus erros crassos, e parar de tratarem a si mesmos como santos. Como isso não vai acontecer, continuará tudo na mesma.
"E, aliás, nao é toda a esquerda que precisa fazer Mea Culpa, é o PT e Lula que precisam reconhecer seus erros crassos, e parar de tratarem a si mesmos como santos. Como isso não vai acontecer, continuará tudo na mesma."
Por falar nisso por onde anda o Aloísio Mercadante? Se ele fosse candidato nas eleições passadas eu teria votado nele.
Bom já é um começo amigo Eudes... realmente não li todos os seus textos, mas com certeza o volume de postagens sobre o assunto contra o governo é notório. Eu prefiro dar tempo e se for necessário, tanto faz direita, esquerda, etc, será cobrado.
Não sobrara pedra sobre pedra de esquerdistas na parte do poder executivo, eles não conseguem aguentar ficar escondido, sempre aparece, um atras do outro e cada um sera demitido como Ilona Szabó e agora o social democrata Roquetti
https://www.tercalivre.com.br/coronel-roquetti-caiu/
Saindo bastante do assunto, Eudes, tu pretende postar os outros encadernados do Hellboy que estão faltando aqui?
Não estou cobrando nada, é só uma dúvida mesmo de fã mesmo.
Continue com esse trabalho fenomenal de sempre Eudes!
Fazendo referência a um teórico bem mais interessante, Joseph Campbell, os eleitores elegeram os sith, e não os jedi... Bozonaro é a cara do imperador do lado negro... Mas acho que até o Darth Vader fugiria desse desgoverno...
Boa noite !
Cada um segue, defende, enaltece, endeusa o seu heroi, filosofo, politico de estimacão, ou qualquer um que tenha uma verve que soa bem aos ouvidos ou vai de encontro as suas ideias ou conviccões. O erro dessas atitudes , torna-se nocivo , quando o seguidor para de raciocinar e fica dizendo amem para tudo o que o seu mentor, guru, ou intelectual de plantão diz. Tornar-se uma " Maria vai com as outras "... Acho que esse e o famoso Ditado. Não importa se o supra sumo da verdade absoluta e direito ou canhoto, quem acessa as informacões deve ter o discernimento de interpretar as mesmas. A famosa massa de manobra, a militancia, nada disso e novo. Estamos vivendo algumas decadas da praga chamada preguica de ler e interpretar. Esse e um terreno fertil para os Salvadores da Patria. Uns novos, outros nem tanto. Todos farinha do mesmo saco. Todos parias. Usam a palavra pobreza, para satisfazer sua ganancia pelo poder. As mazelas criadas por esses senhores do Apocalipse, são velhas conhecidas.
Outrora o Ze nos alertou, sobre essa marca. Marca de Direita, Esquerda ou quem sabe Ambidestra. Haja vista que os politicos brasileiros não tem ideologia politica. Tem sede de poder.
Admirável gado novo - Zé Ramalho
Oooooooooh! Oooi!
Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber...
E ter que demonstrar sua coragem
À margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem
Já sente a ferrugem lhe comer...
Êeeeeh! Oh! Oh!
Vida de gado
Povo marcado
Êh!
Povo feliz!
Êeeeeh! Oh! Oh!
Vida de gado
Povo marcado
Êh!
Povo Feliz!
Para quem vive no Brasil e e sugado por decadas. O gado não e novo.
Long Live Rock "N" Roll !
Umas perguntas pra quem souber responder.
Porque a Direita mundial não tem o controle das mídias?
Se o mundo todo é Comunista, porque ainda não temos um colapso desse sistema do mal?
Porque a Direita é tão incompetente a ponto de não ter demasiada influência nesse mundo?
Onde a Direita errou para a Esquerda tomar o poder?
Sem mais
"Saindo bastante do assunto, Eudes, tu pretende postar os outros encadernados do Hellboy que estão faltando aqui?"
Pretendo, só não há nenhuma previsão.
Curioso é que você utilizou uma charge do Spacca, que embora tenha um traço sensacional, é olavete de carteirinha.
Se Spacca é olavete ou não, não faço a minima ideia, do Spacca só conheço a arte mesmo. Mas, se ele é olavete, ele é um rapaz que sabe fazer auto-critica, pois a tirinha é bem fácil de s entender: se vc é burro, seguir olavo so vai fazer com que continua um burro, mas se achando inteligente. Parabe´ns ao Spacca que sabe rir de si mesmo.
Ok, vi muitas charges dele criticando o Olavo de Carvalho, ainda mais agora com o novo governo metendo os pés pelas mãos. Bom ver que as pessoas estão ficando mais conscientes.
"Enquanto não houver vacina contra a estupidez, resta-nos valorizar e amplificar, seja como órgãos de imprensa, seja como cidadãos, o alcance da boa informação. Há vidas que dependem fundamentalmente disso."
"Os homens acima de 40 anos deveriam ser proibidos de dar opinião"
Eu já acho que os com menos de 40 deveriam ser proibidos. Afinal, a maioria dos seguidores dessa "nova" direita são menores de 40 anos. E isso é fato.
Apenas um adendo: Olavo é um Astrólogo. Ele não é filósofo, não tem formação nenhuma nisso e para piorar só diz asneiras e mentiras. Isso o alinha aos Sofistas, os arquinimigos dos filósofos gregos. Um sofista distorce a verdade para impor a sua vontade, através dos artifícios do discurso. E este é exatamente o Olavo, e representa seus seguidores. Então ele jamais será um filósofo, pois o filósofo busca a verdade mesmo que ela seja algo desagradável para ele próprio. Por sinal, a ciência nasceu desta ideia tb... tu não pode negar os fatos, a lógica e o bom senso, só porque não te agradam. E cada vez mais gente na direita e na esquerda está se seguindo o sofismo, a medida que tem acesso a mídia de massa.
De primeira, quando vi essa charge, me pareceu que fosse uma charge a favor do Olavo de Carvalho, e não uma crítica. Até estranhei essa charge ter sido postada no blog. Basicamente, a charge mostra um indivíduo com a visão limitada por um cabresto, e depois mostra o Olavo de Carvalho libertando o indivíduo do cabresto para que enxergue o mundo como realmente é. Além disso, a caricatura do Olavo de Carvalho na charge parece simpática ao caricaturado, e está escrito claramente "Olavo tem Razão" na charge. Não me pareceu que esse texto tivesse sido colocado ali de forma irônica.
O fato do indíviduo ser um burro realmente me deixou em dúvida sobre a minha interpretação da charge. Também poderia ser, sim, que a charge significasse que "se você é burro, seguir Olavo só vai fazer com que continue um burro, mas se achando inteligente". Porém, depois que li o comentário do Fabio, lá em cima, esclarecendo que o Spacca é olavete de carteirinha, acho que a minha interpretação inicial estava correta: a intenção do Spacca com essa charge foi elogiar o Olavo, e não criticá-lo. Mas realmente o sentido ficou dúbio.
Fui procurar na Internet algum artigo que informasse se o Spacca é contra ou a favor, e não achei nenhum texto ou charge dele criticando o Olavo de Carvalho. Só achei esse texto aqui, em que ele defende o Olavo com unhas e dentes: https://olavodecarvalhofb.wordpress.com/2018/02/17/joao-spacca/
Postar um comentário