DILBERT - JÁ NEM LEMBRO SE SOMOS
MUQUIRANAS OU ESPERTOS - SCOTT ADAMS
Digitalização: Renato PLT/Tratamento:
Outsider Z/HORDA Inc.
Introdução de Scott Adams:
Se você já teve um cachorro, provavelmente se considerava mais inteligente que ele. Por exemplo, os cachorros não são capazes de fazer exercícios de álgebra, enquanto você tem nítidas lembranças de já ter feito isso um dia na escola. Ou talvez de ter ouvido alguém falar a respeito durante uma aula. Ou então era só o nome de uma banda. Que seja. A questão aqui é que os seres humanos são mais espertos que os cachorros, até onde sabemos.
Só que tem outro lado: tenho certeza de que os cachorros se consideram mais espertos que os humanos. As coisas que n´so sabemos - conhecimento que faz com que a gente se sinta tão inteligente - não tem nenhuma importância para os cachorros.
Eles não precisam se preocupar com a qualidade do sinal de wi-fi nem saber fazer as contas para trocar milhas do programa de fidelidade das companhias aéreas. Por outro lado sabem muito bem qual é o cheiro do traseiro de um gato, e certamente têm pena de você por sua ignorância a esse respeito. Isso presumindo que você seja ignorante a esse respeito. Não estou aqui para julgar ninguém.
Eu usei um cachorro como exemplo, mas acredito que você saiba que isso se estende às relações humanas. Nós sempre nos achamos mais inteligentes que os outros, pelo menos em relação ás coisas do nosso interesse. Você pode até saber mais sobre a fabricação de queijo artesanal, claro, mas eu considero esse conhecimento uma coisa totalmente inútil.
O que você sabe sobre as coisas realmente importantes da vida, como escrever introduções para as coletâneas de tiras de Dilbert? Tudo bem, não duvido de que você consiga preencher uma única página com uma prosa sofrida e mal escrita. Mas isso figura apenas 80% do que faço. Os outros 20% consistem em torcer para que ninguém leia.
Nós nunca vamos saber se os humanos são mais inteligentes que os cachorros em relação às coisas que realmente importam. Mas, se conseguirmos chegar a um padrão objetivo de comparação da inteligência canina com a humana, receio que as chances não sejam muito grandes.
Se pegarmos como medida o tempo que o cachorro leva para encontrar um osso enterrado no quintal em comparação com o que demoramos para encontrar nosso celular dentro de casa, acho que, forçando a barra, conseguiríamos no máximo um empate.
Muitas vezes os humanos tendem a caracterizar seus defeitos como "esperteza". Nós somos engraçados mesmo. Por exemplo, ninguém assume que tem medo de escalar uma montanha - a pessoa prefere dizer que é esperta demais para arriscar a vida de um jeito tão bobo. Ninguém admite que é um acumulador compulsivo - simplesmente diz que é bobagem jogar fora uma coisa da qual pode precisar mais tarde. E ninguém se considera muquirana - todos preferem dizer que sabem economizar.
Se repetir esse mantra durante muito tempo, no fim você acaba nem sabendo se na verdade é uma pessoa lesada ou brilhante. E talvez isso seja bom. É difícil viver bem se formos confrontados o tempo todo com nossos defeitos. Acho que Buda já disse uma vez, o que provavelmente significa que se trata de uma afirmação inteligente. Por outro lado, o guarda-roupa dele não era exatamente um modelo a ser seguido, portanto...




6 comentários:
Melhor texto introdutório. kkkkkkk
Olá, Eudes!
Acompanho o blog já tem muito tempo, mesmo que eu não comente muito (era mais ativo na época do F.A.R.R.A.).
Gosto muito do seu trabalho e seus textos.
Mas estou aqui pra pedir um favor.
Se puder dar uma lida na HQ completa que postei no meu site novo e achá-la boa o suficiente para divulgá-la, me ajudaria bastante, pois é um projeto ainda no início e falta divulgação.
Se puder me ajudar, ficarei muito feliz.
Se achar a HQ ruim, tudo bem. Vou continuar acompanhando o seu site da mesma forma!
Agradeço desde já!
Abraço!
hamsterhed.blogspot.com
Dilbert escrevendo textos é ainda melhor do que as tirinhas, dá uma olhada quando puder no "principio Dilbert". Deveria ser leitura obrigatória para CEOs.
EXCELENTE!
Adoro Dilbert, mas nunca achei com scans de boa qualidade na Internet, essa HQ é muito bem vinda!
Façam mais Dilberts e caprichem na qualidade!
Obrigado!
Uma das melhores tiras da atualidade!
Postar um comentário