O FASCISMO É FASCINANTE, DEIXA A GENTE
IGNORANTE E FASCINADA, OH YEAH!
Terminei de ler esta semana os dois volumes de Ascensão e Queda do Terceiro Reich, de William L. Shirer, jornalista e correspondente americano que vivia na Alemanha quando o regime nazista chegou ao poder. Shirer foi testemunha ocular da História. Apesar de não ser nenhuma novidade, ainda é chocante ver o que nazi-fascismo fez às pessoas. O que ele trouxe à tona. A falta de empatia, o ódio e a indiferença. E, parece que estamos tendo esse surto de volta, não apenas no Brasil, mas em vários países do mundo, e sem nenhum tipo de acanhamento.
O livro de Jason Stanley - que comecei a ler - "Como Funciona o Fascismo - A Política do 'Nós' e 'Eles'", já em sua introdução nos mostra bem como o fascismo está acontecendo novamente. Stanley deixa claro que "a política fascista não conduz necessariamente a um estado fascista, mas é perigosa de qualquer maneira."
Obviamente, muitas que votaram em Trump ou Bolsonaro, não são fascistas, mesmo que tenham seguido, sem perceber, toda uma doutrina fascista através de canais do YouTube, ou de pessoas que seguem esses canais do YouTube. Tais canais se arvoram como sendo apenas "conservadores",mas suas atitudes e discursos de ódio, mostram que há, no cerne de suas falas, uma extrema direita com um ranço fascista.
Diferente do comunismo, que não prega em sua ideologia genocídios e, por exemplo, experiências chocantes com seres humanos, este, quando usado por seus ditadores para justificar matanças, está apenas sendo desvirtuado por estes de seu propósito original. O comunismo é uma utopia que é transformada em um inferno por ditadores, o nazi-fascismo é um inferno declaro, onde as pessoas acham que só os "maus" irão sofrer com ele, quando na verdade todos irão sofrer. O fascismo é a ideologia do ódio puro e concreto.
Stanley continua, "a política fascista inclui muitas estratégias diferentes:
- O passado mítico
- Propaganda
- Anti-intelectualismo
- Irrealidade
- Hierarquia
- Vitimização
- Lei e ordem
- Ansiedade sexual
- Apelos à noção de pátria
- Desarticulação da união e do bem-estar público"
De uma forma ou de outra, podemos ver muitas dessas estratégias sendo usadas agora, e com muita veemência. O passado mítico brasileiro foi e é uma das bases desse governo. A veneração à Ditadura Militar é algo feito constantemente, sendo vista como uma época de "dias melhores, onde andávamos nas ruas sem medo e apenas os bandidos sofriam as consequências de seus atos, pois, se foram presos e torturados, boa coisa não estavam fazendo".
Mussolini, o criador do fascismo, tem algo a dizer sobre passado mítico: "Nós criamos o nosso MITO. O mito é uma fé, uma paixão. Não é necessário que ele seja uma realidade". Jason Stanley analisa essa fala de Mussolini e percebe que o passado intencionalmente mítico é uma forma de "aproveitar a emoção da nostalgia para princípios centrais de ideologia".
Uma faceta do fascismo, que é o anti-intelectualismo, é uma das que mais tem se destacado atualmente. perseguição a professores, mesmo aqueles de ensino fundamental, tem se tornado uma espécie de regra do atual governo. O Ministro da Educação é quase um analfabeto funcional e em quase dois meses de governo não apresentou nenhum programa de melhoria na educação. Até mesmo o presidente já havia dito, durante a campanha, que "ninguém se importa com aluno com bom senso". O bom senso é inimigo da ideologia fascista, pois faz com que as pessoas questionem seus desmandos.
Um dos sintomas do fascismo é a divisão. Essa polarização não é algo casual. Essa divisão foi fundamental para que Bolsonaro ganhasse a eleição. No fascismo é obrigatório que haja o "nós" e "eles". Mesmo o comunismo usa um tipo de divisão que é a divisão de classes. O anti-intelectualismo é fundamental nessa tática, pois as pessoas ficam divididas entre aqueles que são "intelectuais comunistas" e aqueles que "sabem a real verdade do mundo", que geralmente são fake news e teorias de conspiração, sem contar a pseudo-ciência. Desacreditar fatos estabelecidos há centenas de anos também é primordial.
"A medida que a compreensão comum da realidade se desintegra, a política fascista abre espaço para que crenças perigosas e falsas criem raízes, diz Stanley. Para isso, gurus mal-intencionados estão cada vez mais inseridos em decisões do governo, inclusive o antigo guru de Trump, Steve Bannon, que não esconde ser de extrema-direita e ter ligação com neonazistas. Um dos filhos de Bolsonaro, através de Olavo de Carvalho, vem mantendo conversações com tal pessoa.
A vitimização acontece de duas formas, tanto em acusar qualquer um que reclame seus direitos, quanto reclamar de estarem sendo perseguidos por todos que discordam de sua ideologia ou que escancaram seus erros crassos. Se os oprimidos levantam a voz, é "mimimi", vitimização, se os fascistas fazem seu próprio "mimimi", eles chamam a isso de perseguição.
Obviamente essa onda fascista surgiu manipulada por pessoas mais, digamos assim, engajadas com a militância fascista e a grande maioria das outras pessoas foram apenas deixando aflorar esse sentimento, sem se importar muito se era de uma ideologia destruidora. São manipulados.
Da mesma forma que alguém racista não se considera racista e/ou um homofóbico não se considera homofóbico, muitas pessoas que estão reciclando pensamentos e ações fascistas, acham apenas que são Cidadãos do Bem, preocupados com o futuro da nação. Se isso viesse apenas de pessoas sem influência no governo, o problema seria menor, mas temos pessoas dentro do governo com essa ideologia que já destruiu vários países antes. É quase como se desse para ouvir o novo bordão: "Não sou fascista, mas..."

21 comentários:
Os livros do William L. Shirer são excelentes! Daqui a pouco surgirão os defensores da moral e dos bons costumes, "cristãos" homens de bem que acreditam ser plana a Terra, que vacinas matam e que o problema do aquecimento global é uma conspiração da esquerda-leninista para dominar o Universo... A era da Pós Verdade, a era da razão chafurdando no lamaçal fétido bolsonarista. Na boa, feliz é o meu pai, que já passou desta para melhor! Foda!
Só o comunismo verdadeiro é que pode acabar com o fascismo. Até lá, o mundo vai continuar assim.
Vc se importaria se déssemos uma lida nos seus textos políticos do Facebook depois de 2013?
"Vc se importaria se déssemos uma lida nos seus textos políticos do Facebook depois de 2013?"
Fique a vontade.
Ainda não li o livro do Jason stanley, mas está na mira.
Outros que poderia indicar, caso ainda não os conheça, são:
O fascismo eterno, de umberto eco
o que é fascismo, de George Orwell,
Anatomia do fascismo, de robert paxton.
Em relação ao terceiro reich, a trilogia do richard j. evans é primorosa. Há, também, o livro "crer e destruir: os intelectuais na máquina de guerra da SS nazista", de Christian Ingrao.
Como um bolsominion tem coragem de vir aqui depois de um texto desses e desses comentários?
Não me lembro onde foi que eu li que uma das características comum entre todos os ditadores, sejam eles facistas ou comunistas é que assim que chegam ao poder o seu primeiro mandato é sempre para agradar o povo, e a partir do segundo é que eles realmente colocam em prática o que eles querem com o apoio daquele povo conquistado. Citando como exemplos: Napoleão, Hitler, Stalin, Mao, Fidel e Vargas.
Só escrevo pra dizer que seus textos são excelentes e apropriados, nunca dê atenção aos detratores, seu trabalho é importante e NECESSÁRIO!!! Muito obrigado por permanecer firme, mesmo em face das adversidades!!!
Boa noite !
Vivemos o reflexo da implantacão das castas.
Quem deu vida a essa realidade, a fez para separar os ricos dos pobres. O branco do negro. Os coxinhas dos mortadelas. E podemos enumerar outros.
Criou um biombo para defender o seu projeto de poder. Nada fez para acabar com as mazelas que destroem os brasileiros. Se temos essa realidade, não se admira. Causa e efeito.
Long Live Rock "N! Roll !
Outro excelente texto!
Não é absoluto, mas há vários indicadores que apontam o nosso INFELIZ momento!
Sou a favor do nosso bem estar, pra mim só deveria existir o bem estar do cidadão! E ponto final.
Esquerda e Direita na politica são duas encruzilhadas, que levam ao mesmo despacho!
Força e saúde!
Eudes, qual a sua opinião sobre o fascismo que está ocorrendo na Venezuela, com Maduro queimando caminhões de suprimentos para um povo faminto, que está invadindo o zoológico para comer os animais? Sendo muito sincero, fico confuso com a mentalidade socialista que, exercitando tremenda dissonância cognitiva, incoerência, aponta "fascismo" na direita brasileira que venceu democraticamente as eleições, enquanto silencia o fascismo REAL de Maduro, amigo da esquerda brasileira.
Grato pela atenção.
Roberto
"Eudes, qual a sua opinião sobre o fascismo que está ocorrendo na Venezuela"
Essas tentativas de vcs da direita de fazer parecer que quem critica Bolsonaro e seu desgoverno automaticamente apoia coisas como Maduro e Fidel, é meio ridicula e ultrapassada já. Tb creio que nunca verá texto meu aqui defendendo ditadura, seja ela declarada ou disfarçada de democracia. Não tenho que ficar me defendendo dizendo oque achho de maduro, já que nao o defendo. Não defendo bandidos... de nenhum tipo, sejam os que oprimem o povo numa ditadura ou numa democracia.
Se a pessoa não quer ser chamada de fascista, apenas deixe de fazer coisas que a identifique com o fascismo. Tão simples. E Steve Bannon é declaradamente fascista, supremacista branco, neo-nazista, se os Bolsonaros andam com ele, é pq o são, ou querem ser tb. Não adianta tentar consertar um erro, apontando outro, que eu saiba, não funciona assim.
Não se limpa merda com mais merda.
E se o assunto é defender ditadores, vamos falar de Bolsonaro. Vou nem falar de sua defensa de torturadores e da ditadura brasileira.
vamos falar de seu elogio a Stroessner, ditador pedófilo que sequestrava crianças e as mantinha em cativeiro pare ele e seus amigos estuprarem.
Acho que isso meio que anula as falas dele contra maduro. Eu pelo menos me mantenho coerente, nao defendendo Maduro, NEM ELOGIO stroessner.
O pior de tudo é que, se a Humanidade não superar logo essa fase, vai acabar extinta.
Temos nos Estados Unidos um presidente que não acredita em aquecimento global, e no Brasil um presidente que entrega a Amazônia para ser desmatada por ruralistas. E quem defende a proteção ao meio ambiente é tachado de comunista.
Acontece que o aquecimento global é uma realidade, e o desmatamento também. E o principal prejudicado por isso é o próprio ser humano, pois, se os governos continuarem com políticas que provocam aquecimento global e desmatamento, as condições para que exista vida humana na Terra logo vão acabar, talvez em menos de cem anos.
O planeta em si vai continuar existindo, claro, e novas formas de vida poderão surgir. Quem vai se ferrar somos nós mesmos, os seres humanos. Principalmente os pobres, afinal, os muito ricos podem construir bunkers luxuosos com tudo que precisam para continuar vivendo por pelo menos uns oitenta anos depois da catástrofe ambiental começar. E que se danem as gerações seguintes, né?
"O pior de tudo é que, se a Humanidade não superar logo essa fase, vai acabar extinta."
É um povo extremamente egoísta, que vive para o momento, para o agora, que não se preocupa - nem digo com o mundo - mas com seus filhos e netos. Para eles, que se dane o futuro.
Excelente texto, e como todo texto citando o desgoverno, logo atrai os "pensadores pagos" do Bozo para provocar e criar cizânia. Logo veremos a volta da hiper inflação, se o desgoverno aprovar o fim da atualização monetária das aposentadorias. Lembro de antes da constituição de 88, os velhos nem iam buscar sua aposentadoria, pois ganhavam o equivalente a cinco reais por mês. Eis uma forma de não gastar com aposentados: acaba com a correção e deixa inflação correr. Foi exatamente o que fizeram no fim da ditadura. Mas a turma tem memória fraca.
" Vou nem falar de sua defensa de torturadores e da ditadura brasileira"
Bolsonaro não defende a ditadura,mas o regime militar,que ao contrário do que se noticia não chegou ao poder através de um golpe mas segundo a constituição vigente naquele momento.Também não defende a tortura,mas sim medidas extremas tomadas excepcionalmente em situações extremas,como a luta contra a guerrilha de extrema esquerda liderada por terroristas como Marighella,Lamarca,etc.
Igor
"Essas tentativas de vcs da direita de fazer parecer que quem critica Bolsonaro e seu desgoverno automaticamente apoia coisas como Maduro e Fidel, é meio ridicula e ultrapassada já."
Então, com o perdão da sinceridade, você vive em uma bolha. Os únicos que militam diariamente contra o novo presidente democraticamente eleito são os ferrenhos defensores da esquerda. Você, com TODA certeza (até te desafio a me fazer "queimar a língua"), não seria capaz de escrever um artigo destes somente criticando MADURO, ou chamando MARIGHELLA de terrorista assassino. Você se diz contrário à Maduro apenas nos comentários.
A incoerência quebra a credibilidade do discurso. Eu até tinha uma simpatia pelo socialismo (na teoria), mas a omissão da esquerda brasileira no caso Maduro me fez tomar nojo do socialismo (na prática), um sistema que prima pela administração da escassez, com fins políticos ditatoriais (basta ver que, no socialismo, o apego é com líderes carismáticos). No dia em que esperei ver a esquerda, tão apegada às críticas contra o "fascismo", somar no coro mundial contra os absurdos que estão ocorrendo na Venezuela, fiquei chocado ao constatar a hipocrisia, o ultraje seletivo. Daí, perdi as ilusões utópicas, lembrei de meu avô que dizia que "ser comunista na adolescência é lindo, mas após os 18 anos de idade é sintoma de infantilidade psicológica".
Eudes, creio que algum dia ainda vai acordar para esta realidade também. Não votei no Bolsonaro nem no Haddad (a minha opção nem chegou perto do segundo turno), mas, analisando atualmente o que está ocorrendo, fora da bolha de mentiras propagadas pelos veículos do PT (Brasil 247, Carta Capital e seus similares), eu dou GRAÇAS A DEUS por termos nos livrado democraticamente desta tragédia anunciada que é o socialismo no poder. Não deu certo em lugar algum do mundo.
Abs,
Roberto
Para o último anônimo.
Se crítica Bolsonaro pelo mesmo motivos que antes se críticava temer e antes Dilma, e antes Lula, pq são nossos representantes políticos, pq haveria de criticar Venezuela? Pra fazer uma média? E como quando criticamos certas visões retrógrada do cristãos , aí perguntam pq não falam do islamismo,simples , não vivemos em uma sociedade influenciada por valores ditos islâmico, não e pessoal do Islã no Brasil que entra em terreiro de umbanda quebrando tudo é depois alega perseguição religiosa dos comunas , são "cristãos" que fazem abaixo assinado pra proibir episódios dos Simpsons,etc.etc. pq eu iria ficar perdendo meu tempo falando das barbaridade islâmicas? Aliais pode trocar cristianismo por qualquer ideologias e da na mesma, no final das contas é como Russel disse , pessoas boas fazem coisas boas , elas seriam boas de qualquer forma, pessoas ruins fazem coisas ruíns em nome da religião, elas seriam ruim de qualquer forma.
Podem ler quantos livros e artigos quiserem, infelizmente continuam enxergando o que querem ver, a ideologia cega e impede de ver a verdade e portanto, não conseguem analisar com isenção, se é que isso importa...
Postar um comentário