segunda-feira, 24 de junho de 2019

O Pensamento Infantil de Bolsonaro





Texto abaixo de André Haguette Sociólogo e professor titular da Universidade Federal do Ceará - UFC haguetteandre@gmail.com.br. Completo no seguinte link. 

Observei que o modo de pensar do presidente Bolsonaro não evoluiu além do terceiro estágio, o operacional-concreto. Assim, frente a uma usina de dessalinização em Israel, ele pensa ter encontrado a solução para a falta de água no Nordeste; ao saber de uma pesquisa realizada na Universidade Mackenzie, ele conclui que são as universidades particulares que pesquisam; imagina equacionar a indústria do turismo ao transformar Angra dos Reis em uma Cancun brasileira; diante de evangélicos, ele se lembra que o STF precisa de um juiz evangélico; para seu prazer de dirigir, ele elimina os radares de velocidade; aborrecido por ter sido multado, ele abole a proteção ecológica da área onde pescava; por gostar de armas (afinal é artilheiro), pretende generalizar a posse e o porte de armas; reformula um projeto de lei, porque "geralmente um pedido de primeira-dama é atendido"; prolonga a validade da carteira de habilitação de motorista de 5 para 10 anos e dobra a pontuação mínima para sua cassação, já que ele, seus três filhos e sua esposa foram multados 44 vezes em 5 anos. 

Isto é, as iniciativas de Bolsonaro partem de motivações, de experiências e de materiais pessoais e não de questionamentos e soluções hipotético-empíricos. Ele não pensa a convivência com a seca, o turismo, a pesquisa científica, a religião na política, a mortalidade no trânsito, a proteção do meio ambiente, a segurança pública como questões abrangentes e teóricas que precisam ser equacionadas de forma geral, impessoal e rigorosa. Limita-se a seus caprichos, desejos e experiências. 

Não surpreende que essa falha cognitiva o incapacite a elaborar políticas de médio e longo prazo para solucionar problemas estruturais. Ele enxerga somente árvores sendo incapaz de avistar a floresta. Ao contrário do estadista que governa de olho nas consequências futuras para o maior número possível de pessoas, Bolsonaro cuida do individual, do imediato, do trivial.

40 comentários:

Darcio Soprano disse...

chora mais que tá pouco, esquerdista de merda

Eudes Honorato disse...

"chora mais que tá pouco, esquerdista de merda"


HahahahuehauehuaheuhUHuehuHEUhuehauheuHUEHuheuaheuhauehauehuaheuaheuhUEHAUHEUAHEUAHUEHWU argumento padrão de bolsominion diante de textos que lhes fazem chorar de raiva.

Alisson disse...


Darnocio Soprando, o Eudes até pode mudar de política e parar de chorar, mas vc não pode mudar seu nome vai chorar pra sempre kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

o homem curte dar cio e ainda assopra

Paulo César disse...

Bolsonaro é o brasileiro médio que se tornou presidente.

AV disse...

Hahahahaha o comentário do tal Darcio comprova o quão preciso foi texto.

Viu um espelho quando leu, né minion?

Christopher disse...

E não esqueça da tomada de 3 pinos. Cara, parece que estamos sendo governados por uma criança mimada de 5 anos.

Eudes Honorato disse...

Acho que o pior tipo de Bolsominion é aquele que tenta fingir que não é. Até xinga o mito no comentário para provar, mas já pedindo desculpa mentalmente ao Capitão. Diz que não é bolsominion, mas se incomoda com a frequencia com que o critico, chegando a dar uma de stalker e fazer post em seu proprio blog contra mim. Mas, isso tudo pq não se importa com Bolsonaro. Prefiro o bolsominion assumido, ao menos esse, mal ou bem, é mais honesto.

Eudes Honorato disse...

"E não esqueça da tomada de 3 pinos. Cara, parece que estamos sendo governados por uma criança mimada de 5 anos."

Essa veio depois do texto publicado originalmente. Mas, vem muito mais por aí. São apenas 6 meses, vem muito mais asneira do mito pela frente. O Enviado do demo.

Alexandre Cardoso disse...

Pra mim a da tomada de três pinos foi uma das piores. Um pouco de luz sobre a discussão:

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2019/06/22/A-origem-da-tomada-de-3-pinos.-E-por-que-Bolsonaro-quer-seu-fim

Anônimo disse...

não votei no Bolsonaro. Mas to gostando da forma de governo que ele ta fazendo ate aqui em não ceder as chantagens dos partidos e parlamentares por cargos e ministerios no governo.

Acho ate que deveria virar até lei proibindo partidos e politicos de ocuparem cargos em ministerios e indicações nas empresas publicas.

Unknown disse...

Será que não sabe que a mudança da tomada de 3 pinos vai gerar 3 milhões de empregos? Kkkkk.
Na cabeça dos minions é assim

Anônimo disse...

Isso sem falar do recente episódio do tal Autódromo e da talvez ida da Fórmula 1 para o Rio,no que foi desmentido pelo dirigente da Fórmula 1.

Duke disse...

"Isso sem falar do recente episódio do tal Autódromo e da talvez ida da Fórmula 1 para o Rio,no que foi desmentido pelo dirigente da Fórmula 1."

BEM feito pro Dória. Alias, depois de tirar o Moro da jogada, ele é o próximo alvo do Bolsonaro e sua trupe de milicianos genocidas. Nada me tira da cabeça que foi o próprio Bolsonaro que liberou as mensagens pro intercept por uma fonte dentro da PF.

Azarado disse...

"Acho que o pior tipo de Bolsominion é aquele que tenta fingir que não é. Até xinga o mito no comentário para provar, mas já pedindo desculpa mentalmente ao Capitão. Diz que não é bolsominion, mas se incomoda com a frequencia com que o critico, chegando a dar uma de stalker e fazer post em seu proprio blog contra mim. Mas, isso tudo pq não se importa com Bolsonaro. Prefiro o bolsominion assumido, ao menos esse, mal ou bem, é mais honesto."

fora que o ozzymandias ele posta vários textos inventando vários nicks diferentes de "escritores convidados" pra fazer parecer que é um coletivo, q ele faz parte de uma turminha kkk o cara pensa q é fernando pessoa huehuehuehuehuheh

Alisson disse...

"to gostando da forma de governo que ele ta fazendo ate aqui em não ceder as chantagens dos partidos e parlamentares por cargos e ministerios no governo."

hiééé? q mágica cof onyxcof of é essa??????

Eudes Honorato disse...

"fora que o ozzymandias ele posta vários textos inventando vários nicks diferente"

O que me faz pensar que ele mesmo já tenha postado comentário aqui como anonimo defendendo ele mesmo hahahahheuahuehauhea o que , meu deus, se for verdade, é bizarro.

Alfredo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Franci disse...

O pensamento médio do Bolsogado eler um texto bem escrito, com exemplos que o avaliam e responder com "chora seu esquerdista". Nao percebem que para não gostar do politicp de estimação deles nao precisa ser de esquerda, basta ter bom senso.

Anônimo disse...

veja lá, tem um "colaborador" chamado...

Olavo M. de Carvalho!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

veja antes que ele apague

Moisés disse...

"nem percam seu tempo de votar mais em ninguém destes que estão por aí. Todos são bandidos "

hãããã...... e solução...?

Eudes Honorato disse...

"hãããã...... e solução...?"

Utopias.

D.Fabian disse...

Qual é o blog do tal ozzymandias de que vocês estão falndo?

Eudes Honorato disse...

"Qual é o blog do tal ozzymandias de que vocês estão falndo?"

Eu não sei os nomes. Espero que o amigo aí que ta se divertindo com as odisseias literarias do Ozymandias saiba dizer hhahahehuahuehaaue

Duke disse...

Duas notícias fantásticas hoje heim.
Primeiro, o sargento narcotraficante da comitiva de BolsoNARCOs pego em flagrante na Espanha. Soldado da milícia?

Segundo, a revelação da agenda secreta de Moro. No lugar de ir ao congresso se explicar, Moro foi para os Estados Unidos. Hoje, quarta feira, está na Virgínia, onde está a sede da CIA e, por mera coincidência né, a residência de Olavo de Carvalho, a meras 100 milhas de distância. E o que Moro foi fazer lá? conhecer o sistema de inteligência artificial que identifica a orientação ideológica dos pretendentes a imigrar aos Estados Unidos para identificação de possíveis terroristas!
Para que Moro e Bolsonaro querem identificar a ideologia dos Brasileiros? terá algo a ver com armar milícias com fuzis? quem sabe criar listas de "esquerdistas" para a perseguição e eliminação por forças paramilitares "independentes" do governo? São hipóteses que me ocorrem. Seria bom ele se explicar muito bem.
Ou quem sabe foi apenas uma desculpa para Moro se consultar com seus mentores na CIA?

Olha, eu sempre duvidei da tese de que Moro esta ligado a CIA. Mas é muita coincidência que, logo agora que ele está em maus lençois, ele corra secretamente até ... a sede da CIA!

O que antes era para mim a mais louca das teorias conspiratórias, agora parece bem possível.

Duke disse...

"Pois governo não resolve nada para ninguém"
Mas atrapalha e muito. Especialmente um governo que declarou querer matar a mim e minha família. Me desculpe, mas para mim tu não passa de bolsomínion arrependido. E eu não sou lulista, mas se governo existe, eu tenho o DIREITO de querer que funcione. E somente um IMBECIL feito tu quer pagar impostos para um governo que nãp funciona. E digo mais: O Brasil... não... o Mundo... melhor ainda... o UNIVERSO seria um lugar melhor se você morresse!

Alfredo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eudes Honorato disse...

Todo dia um escandalo nesse governo honesto hahahheuhauheuaheua

Anônimo disse...

Quem é o chefe de segurança institucional?

Eudes Honorato disse...

"Quem é o chefe de segurança institucional?"

O Lula, óbvio. pergunta fácil!

Anônimo disse...

Como diabos Lula vai explicar isso aí? Que parte de "carreira militar" ou "avião de carreira" Lula não entendeu?

Duke disse...

"Quem é o chefe de segurança institucional?"

Gen. Heleno, cuja única função era evitar coisas assim. Mas isso não vem ao caso.

Dá próxima podiam por uns explosivos.

Alfredo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eudes poderia filtrar os argumentos puramente maseopete, já muito repetitivo

D.Fabian disse...

Ao meu ver, a questão principal desse acontecimento não está nem de longe sendo cogitada. As atenções voltaram-se para o incidente externo e ignoraram uma forte questão interna.
É verdade que o fato recente da cocaina não tem relação direta com a presidência. Não há culpa direta do presidente e da sua equipe. Mas esse mesmo fato diz muito sobre a hipocrisia das políticas públicas de combate às drogas, principalmente quando envolvem discursos carregados de preconceito, atingindo setores da sociedade como os estudantes de universidades públicas e a população de periferia. E aí, sim, esse governo tem muita culpa e é muito hipócrita, desonesto e estúpido.

Alfredo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O Duke chega a ser surreal, eu sempre imagino ele igual ao Profeta da Destruição (procurem no youtube)

Anônimo disse...

Alfredo,

Engraçado, quando na eleição, minha mãe, com mais de 60 anos, sabendo que a maioria dos filhos era petista, viu o candidato com uma arma na mão dizendo que ia fuzilar a petralhada, tivemos o maior trabalho em acalmá-la. Durante toda a eleição eu via MINHA MÃE angustiada sem poder fazer nada frente a elevada retórica agressiva dos militantes e ao desenrolar dos acontecimentos. Depois quando ganhou reafirmou em público que ia exterminar os "vermelhos". TODA VEZ QUE O GOVERNO VIGENTE AMEAÇA UMA PARCELA DA POPULAÇÃO POR QUESTÕES IDEOLÓGICAS, causa sofrimento a milhões de pais idosos e filhos muitos menores de idade dos potenciais alvos das ameaças.

Então não venha com falsa insensibilidade, o errado aqui não é o Duke, é vc. Vc endossou a ameaça, e merece de tudo de ruim que desejou pro próximo

Anônimo disse...

''Então não venha com falsa insensibilidade, o errado aqui não é o Duke, é vc. Vc endossou a ameaça, e merece de tudo de ruim que desejou pro próximo''

Outro Duke

Anônimo disse...

"Outro Duke"

Que a reza de Zé do Caixão te abençoe tambem

Anônimo disse...

''Que a reza de Zé do Caixão te abençoe tambem''

Já sigo Toninho do Diabo, obrigado.

Business

category2