segunda-feira, 17 de junho de 2019

Scans Que Eu Li: Bolinhas de Gude

BOLINHAS DE GUDE - JOFFO/KRIS/BAILLY
Tradução, Letras e Revisão: Zealfie27 e Kall/The Centurions

PARA BAIXAR, CLIQUE EM GOOGLE DRIVE

Nove meses após aa Segunda Guerra Mundial ter começado, a Alemanha começou sua invasão à França. Em seis semanas a Fraança foi derrotada. De maior de 1940 até agosto de 1944, a França foi ocupada pelas forças nazistas da Alemanha. 

Neste turbilhão de acontecimentos inesperados estão os irmãos Maurice e Joseph Joffo que são aconselhados pelos pais a fugirem da França ocupada. Seu pai mesmo, um judeu russo, fugiu da Russia, durante os pogroms instaurados pelo czar. Agora era a vez deles. 

Enquanto a França estava ocupada, foi dividida em duas zonas diferentes: a Zona de Ocupação (o norte da França), que foi governada pelos nazista, submetendo o povo a severas leis. Os nazistas implantaram toques de recolher restritos e houve extremos racionamentos de comida. Incontáveis cidadãos franceses foram deportados para a Alemanha no intuito de realizarem traabaalhos forçados enquanto milhares de judeus franceses eram enviados aos campos da morte na França e na Alemanha. 

Por isso tudo, os dois irmãos precisam ser fortes e continuar fugindo e fazendo de tudo paraa não serem pegos. Passam a contar apenas consigo mesmos para chegar até a Itália, onde seus irmãos mais velhos já estavam há algum tempo. No meio do caminho, os dois encontram várias pessoas que foram essenciais para sua sobrevivência.  

A Zona Livre (ao sul da França) era governada por franceses - naquela época chamado de regime Vichy - que operavam desta cidade chamada Vichy e eram liderados por Phillipe Pétain. Mas o nome Zona Livre era enganoso. O regime Vichy colaborava com os alemães e muitas pessoas que viviam lá foram executadas tão severamente quanto as que viviam na França ocupada.

O regime Vichy adotou a legislação nazista da zona de ocupação, que proibiam os judeus de aparecem em diversas áreas públicas, os submetiam a toques de recolher e os impediam de exercer certas atividades. Lares foram invadidos e os judeus e outras minorias deportadas e aprisionadas. Estas políticas levaram à morte de milhares de cidadãos franceses em campos de concentração.

Para evitar tudo isso, Maurice e Joseph precisavam chegar a Vichy, mas não poderiam permanecer por lá muito tempo, pois seu objetivo era a Itália, aliada de Hitler, mas onde os alemães ainda não mandavam totalmente. Seria mais fácil passar por não-judeu. Porém, parece que a cada nova fuga, a situação da guerra mudava contra os judeus.

A Resistência Francesa lutava secretamente contra a ocupação alemã e contra o governo de Vichy. Usando táticas de guerrilha e inteligência avançada a Resistência Francesa teve um papel vital na recaptura da França pelos aliados. Só restava a família Joffo que este dia chegasse logo, para que pudessem se reunir novamente. 





3 comentários:

Anônimo disse...

excelente

juliano disse...

Vou ler isso com certeza, obrigado EUDES.

Unknown disse...

Cara, muito obrigado. Voltei a ler HQs graças ao seu blog. Parabéns!

Business

category2